Plano de Aula

Plano de aula: Tipos de alimentos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills III: cohesion and coherence to genre

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso para cada aluno e de lápis ou giz de cera coloridos.

Context
Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema alimentação, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • Look at the screenshot and answer: What’s this online article probably about? How did you come to that conclusion? (Espera-se que, ao se depararem com a palavra food no título e com a imagem de um prato de comida, os alunos respondam que o artigo é sobre comida/alimentação. OBS: Caso a turma tenha dificuldades ou até mesmo não saiba responder, destaque a presença do prato e relembre o significado da palavra food. / This online article is probably about food because there is an image of a plate. Besides that, the word ‘food’ is part of the title.)
  • What’s the objective of the United States government by introducing the MyPlate model to its population? (O objetivo é ajudar as pessoas a ficarem saudáveis. / The objective is to help people to become healthy.)
  • MyPlate is replacing a famous model. Which one is it? Have you ever heard of it? (A pirâmide alimentar. Resposta pessoal. / The Food Pyramid. Personal answer.)
  • How many food groups are shown on the MyPlate model? What are they? (São mostrados cinco grupos de alimentos no modelo MyPlate: frutas, vegetais, grãos, proteína e laticínios. / Five groups are shown on the MyPlate model: fruits, vegetables, grains, protein and dairy.)
  • Do you remember any of the food vocabulary you have learned? Raise your hand to share the words you know. (Neste momento, os alunos ativam o conhecimento prévio que possuem sobre comida/alimentação. Escute a contribuição de todos, anotando no quadro as palavras mencionadas. OBS: Caso a turma não lembre de nenhuma palavra, relembre parte do vocabulário sobre alimentos.)
  • Are you able to classify these foodstuffs you have mentioned according to the MyPlate food groups? (Resposta Pessoal.)

Fonte: http://www.center4research.org/myplate-new-alternative-food-pyramid/

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO