Plano de Aula

Plano de aula: Timeline

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja precedido pela aula ING7_09UN04 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Objective
Objective

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre um tipo específico e muito comum de timeline: as históricas. Today, we are going to talk about historical timelines.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Disponibilizamos 3 textos com informações sobre a história dos celulares aqui, história do cinema aqui e história de gadgets de música aqui que podem ser utilizadas como referência para a criação das timelines. É possível imprimir para os alunos, individualmente, em duplas ou grupos.

Caso o professor não queira utilizar os textos dados, é sugerido trabalhar com episódios históricos já vistos na aula de história, fazendo uma “ponte” com esta disciplina. Pode-se perguntar aos alunos o que estão vendo ou, até mesmo, se houver a possibilidade, de convidar o professor de história para apresentar algumas opções de momentos históricos, seguido de um breve brainstorm.

A pesquisa sobre as informações sobre o evento histórico podem ser feitas online, caso haja a possibilidade, ou consultada em livros e cadernos. Se o professor desejar que a pesquisa seja feita anteriormente, em casa, como lição, é necessário pedir com antecedência para que os alunos cheguem preparados com as informações.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO