Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, apresente o slide e siga as orientações propostas no plano original. Informe também o objetivo da aula.
Input
Ainda no encontro síncrono, siga as orientações do plano original para esta etapa, realizando a parte de análise dos textos em conjunto com a turma. Após apresentar o slide e explicar os procedimentos para selecionar textos confiáveis para pesquisa, abra os links dos artigos sugeridos, um por vez, e conduza a análise, indicando alguns alunos para falar sobre o texto. Em seguida, com base no que descobriram, peça que escolham o texto mais confiável e explique o contexto de produção. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Envie o link do texto no chat para que os alunos realizem a leitura e busquem a informação desejada. Determine um tempo para a leitura. Em seguida, com a ajuda de uma plataforma de apresentações interativas (ex: Mentimeter ou Padlet), crie um mural virtual com as respostas encontradas pelos alunos.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Peça aos alunos para ensinarem aos pais ou cuidadores um jogo online de que gostem muito, de modo a promover um momento de interação entre eles.