Moderno?
Plano de Aula
Plano de aula: Os impactos da modernidade e seus variados contextos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, quadro, imagem impressa (se sua escola contar com projetor, é possível somente exibir os slides)
Material complementar:
Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf
Folha de Ituiutaba - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VdpwuCH3aU7Fbv7V3FM4p7uhqT7AedgbwCR4bmQAzf9qtSPTcbSC8QcKmsgC/his07-01und01-folha-de-ituiutaba-anuncio.pdf
Trânsito no Cairo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U35TBWjUXFdSGwRS3KZWrC5qmKJF9sF3VTeGKxdJznvPMC8PVraMrabe54CF/his07-01und01-transito-no-cairo.pdf
MRV - Anúncio - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rk7dm5Ca9j2dKnrwwAa3TRsvcuV8q8WWfj48Ndkj8PgszpG8yRJg6a7QFNqP/his07-01und01-mrv-anuncio.pdf
Referências das imagens:
Moderno?
Acesso em 18/11/2018.
Folha de Ituiutaba - Anúncio - Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829846&pagfis=328. Acesso em 18/11/2018.
Trânsito no Cairo - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Transito_do_Cairo.jpg. Acesso em 18/11/2018.
MRV - Print screen do site www.mrv.com.br. Acesso em 18/11/2018.
Referência do texto:
Usina de Belo Monte: energia ou impacto ambiental? Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/usina-hidreletrica-belo-monte/. Acesso em 18/11/2018.
Para você saber mais: A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/918/561 Acesso em: 17/11/2018
Como fazer uma propaganda? Disponível em: http://blogdivertudo.blogspot.com/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html Acesso em: 17/11/2018
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo, eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Observe aqui que os alunos terão o primeiro contato com o conceito de “modernidade”. É preciso fazer uma breve explanação sobre o significado (sempre possibilitando que os alunos expressem suas opiniões) da palavra para que eles entendam o que será discutido.
Segundo o site https://www.dicio.com.br, o significado de modernidade é: “caráter do que é moderno, do que se refere ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; modernismo. O que existe ou passou a existir recentemente. [História] Conceito iluminista segundo o qual o ser humano se reconhece como pessoa autônoma, atuando sobre a realidade (natureza e sociedade) pelo uso da razão.”
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta aula será discutido o termo “modernidade”. A contextualização será feita por meio de reflexões propostas aos alunos e será dividida em dois momentos: a análise das imagens apresentadas aos alunos e as perguntas para reflexão. Divida a sala em grupos (sugere-se que sejam seis grupos), se atentando para a formação dos mesmos (de modo que cada grupo não tenha um número grande de alunos e que seja o mais heterogêneo possível, para que os alunos possam se auxiliar e, também, se desenvolver durante a aula).
PARTE 01
Reproduza a imagem do slide (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem e distribua aos grupos). A imagem contém quatro duplas de imagens que simbolizam a modernidade:
- Duas escolas, uma de 1974 e outra de 2010;
- Duas mulheres com roupas distintas devido aos costumes;
- Dois meios de transporte (foguete e caravela). Ambos servem para desbravar áreas desconhecidas pela sociedade em seu tempo (a caravela foi utilizada na Expansão Marítima);
- O calçadão de Copacabana (RJ) em dois momentos distintos: em 1910 e atualmente.
A partir das imagens, aguce a curiosidade dos alunos para perceberem o que há de diferente nelas e o que mudou com a chegada da “modernidade”. Peça para que notem as continuidades também.
- É interessante perceber que as escolas, embora distantes no tempo, permanecem com muitas semelhanças. Utilize isso para comparar sua sala de aula com a imagem da sala de 1974;
- Na imagem das mulheres, observe que apesar da roupa ter mudado muito, ela continua sendo um modo de expressão, assim como o penteado;
- A caravela e o foguete têm em comum o fato de serem usados nas expansões “marítima” e “espacial”. Atualmente o homem tem buscado “colonizar” outros planetas e desbravar o espaço, assim como a caravela fez no século XV;
- O calçadão de Copacabana hoje em dia é mundialmente reconhecido, mas nem sempre foi assim. Com a “modernização” da orla, o Rio ganhou um de seus mais famosos cartões postais e a região passou a ser mais cobiçada.
Parte 02
Agora direcione as perguntas para uma contextualização mais próxima à realidade de seus alunos. Pergunte e socialize as respostas para a turma:
1) Nossa escola é moderna?
2) O que tem na casa de vocês que traduz a modernidade?
3) No percurso de casa até a escola, o que vocês veem que é moderno?
4) O que determina se algo é moderno ou não?
É esperado que os alunos consigam trazer informações que traduzam o que entendem por “moderno”. Possivelmente eles devem levantar pontos que caminham na direção de que “moderno” é tudo aquilo que é novo.
Levante a questão se o considerado “moderno” é necessariamente bom. Pergunte a eles se “O que é moderno é sempre bom?”. Desse modo, inicie uma discussão sobre os impactos que a modernidade traz. Geralmente existe a visão de que a chegada de algo novo trará só benefícios, negligenciando os pontos negativos. Utilize as imagens para poder levar essa reflexão aos alunos. Quando for trabalhar as fontes nos próximos passos, retome esses pontos para fazer a problematização com os alunos.
Como adequar à sua realidade: É possível adaptar essas perguntas a fim de fazer mais sentido aos alunos, criando questões específicas sobre aspectos de sua região como festas, costumes, construções, etc.
Caso precise, imprima as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BKMfrHU4ncMuvq56pR3529gA2NFK5EE9dNW7MF8K5m3Jt24ZQq7ADgX3GPKb/his07-und01-moderno.pdf
Para você saber mais: “Modernidade x Pós-Modernidade” - https://www.youtube.com/watch?v=nCYZZ3-BvYo. Este vídeo auxilia a ter uma discussão com os alunos sobre as diferenças entre o “antigo” e o “novo” e as mudanças que a sociedade sofreu ao longo dos anos.
Referências das imagens
Nome da imagem: Interior view of the classroom - 1910 - 1920 - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:StateLibQld_1_112832_Interior_view_of_a_classroom,_1910-1920.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Alunos ENEM 2010. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:AlunosEnem2010.JPG. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Iss-expedition 13-launch - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iss-expedition_13-launch.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Copacabana - 1910 - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:AvenidaAtlanticaComFernandoMendes1910WilliamNelsonHuggins.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Calçadão de Copacabana - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cal%C3%A7ad%C3%A3o_de_Copacabana.JPG. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Jeune Dame de Qualité en grande Robe coëffée avec un Bonnet ou Pouf élégant dit la Victoire. Dessiné par Desrais. Gravé par Voysant. - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1778-jeune-dame-de-qualite-en-grande-robe.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Nome da imagem: Isilda Pelicano - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ISILDA_PELICANO_@_MODA_LISBOA_for_Hello_Kitty.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A problematização desta aula é dividida em 3 (três) momentos distintos: a análise de um fragmento de texto que se refere aos impactos da construção da Usina de Belo Monte; um fragmento de jornal com o anúncio da chegada da energia elétrica à cidade de Ituiutaba (MG) e, por fim, uma imagem do trânsito da Cidade do Cairo.
Nesse primeiro momento, leia para os alunos (ou projete, se possível) o trecho do slide sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Essa parte da aula é importante, pois será apresentado que aquilo que é “moderno” tem impactos positivos e negativos na sociedade. Aqui será o momento de discutir com eles esse ponto (o tempo para essa discussão é de 5 minutos). Eles deverão analisar as outras fontes a seguir com essa questão em mente.
Essa leitura será o ponto inicial da discussão e despertará a atenção dos alunos para os impactos que a “modernidade” pode trazer.
Se precisar, imprima o trecho do texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NV73f9GqppWMxvBWNVpkWTcJCV8YFE6prseyBcP5SdanWbb4HSUjHXxRDR2b/his07-01und01-usina-de-belo-monte-energia-ou-impacto-ambiental.pdf
Para você saber mais: Link para a matéria: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/usina-hidreletrica-belo-monte/. Acesso em 18/11/2018
Problematização
Orientações: Apresente as imagens aos alunos. Nesta etapa os alunos devem observar as fontes e perceber as diferenças de gerações e culturas.
A partir disso, peça para que os alunos, em grupos, analisem as duas fontes observando os aspectos que a modernidade trouxe para as sociedades e os impactos (é sugerido dividir a sala de modo que metade dos grupos analisem os impactos e a outra metade analise a própria modernidade). Cada grupo deverá separar uma folha para realizar anotações que deverão ser compartilhadas com os outros grupos no fim desta parte. Estipule um tempo para que os grupos discutam e anotem suas respostas. A ideia é que a atividade se assemelhe a um jogo, a um desafio. Isso ajudará no engajamento dos alunos. O tempo para cada uma das reflexões é de 5 minutos.
A primeira fonte é um fragmento de um jornal de 1956 anunciando a chegada da energia elétrica como um grande progresso. Algumas reflexões podem ajudar os alunos a contextualizar e problematizar melhor a fonte:
1 - Oriente os alunos a observarem se hoje seria comum encontrar esse anúncio em um jornal;
2 - Indague-os sobre os tipos de anúncios que costumam ver em jornais e na televisão;
3 - Pergunte se têm o hábito de ler jornais;
4 - Conhecem alguém que leia jornal frequentemente e se informa por ele?
5 - Pergunte-os sobre como se lida com a energia elétrica atualmente. A eletricidade é vista como algo “moderno”?
6 - Existem outras formas de energia atualmente que poderia ser considerada mais moderna?
7 - Se o anúncio fosse atual, há outra fonte de energia que poderia substituir a elétrica, de modo a chamar atenção para o loteamento que está sendo vendido?
Link para a fonte:
http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=829846&pagfis=328. Acesso em 18/11/2018.
Se preciso imprima o documento:
Problematização
Orientações: A segunda fonte é a imagem de uma avenida no Cairo. Não se sabe precisar a data, mas os elementos reunidos na fotografia são suficientes para que os alunos percebam e reflitam sobre o choque de gerações. Na imagem o que deve mais chamar a atenção dos alunos são os carros. É possível relacioná-los com os automóveis atuais. Através de perguntas ligadas ao contexto dos alunos, leve-os à reflexão.
1 - Os carros são atuais?
2 - Por meio de quais elementos vocês afirmam que sim ou não?
3 - Carros assim são vistos hoje em dia nas ruas ou na televisão?
Outros elementos que podem ser destaques são as diferentes arquiteturas dos p?edios ao fundo. É possível perceber uma arquitetura mais “moderna” no prédio à esquerda e em um prédio mais clássico à direita.
Após esse primeiro momento, parta para o encerramento dos debates da contextualização. Solicite que os grupos compartilhem suas conclusões (que foram anotadas nas folhas dos grupos) com a sala, promovendo um ambiente de debate e reflexão.
Inicie a discussão indagando aos alunos se acreditam ser possível a convivência entre o “antigo” e o “novo” ou se com a chegada do moderno (novo) o antigo (velho) é substituído.
Retome com os alunos as percepções sobre a análise das fontes, buscando aprofundar a percepção sobre as fontes analisadas. Para auxiliá-los no debate, considere os seguintes aspectos apontados: na primeira fonte já está explícita o impacto que a chegada da energia causaria em Ituiutaba: a população iria triplicar e, consequentemente, haveria uma procura maior por lotes e moradia que, em virtude da demanda, aumentariam o preço. Na segunda, é possível observar vários carros e uma motocicleta (interessante perceber que há automóveis “antigos” e outros mais “modernos” na imagem). O ônibus também merece destaque, visto que substituiu os “bondinhos” de outras épocas para transportar mais pessoas. Os veículos representam a convivência entre gerações num mesmo momento (assim como os dois prédios ao fundo).
Encerre esta etapa debatendo com os alunos sobre o fato de que, com o passar dos anos, as pesquisas tecnológicas vão apresentando novos resultados para oferecer um produto melhor acabado, buscando sempre inovar aquilo que existe. Essa busca também traz impactos às sociedades. Dialogue com os alunos em busca de exemplos que eles observem destas contradições da modernidade (como a obsolescência programada, os impactos ambientais, etc.)
Link para a imagem:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3e/Transito_do_Cairo.jpg. Acesso em 18/11/2018.
Se preciso, imprima a imagem:
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A proposta de sistematização é para que os grupos criem suas próprias propagandas. Essa atividade deverá ser proposta aos alunos como forma de verificar a aprendizagem e a assimilação do conteúdo, observando se o objetivo da aula foi alcançado por todos.
No próximo slide, está inserida a propaganda da MRV com o intuito de que os alunos consigam perceber o avanço tecnológico. Se no anúncio do jornal os lotes eram vendidos na própria publicação, com a “chegada da eletricidade” sendo o principal atrativo, agora é possível acessar através da internet milhares de locais com outros atrativos (financiamentos por programas governamentais e de bancos, construções sustentáveis, etc.). Chame atenção para o fato de destacarem a “engenharia consciente”, trazendo a sustentabilidade como pano de fundo para amenizar os impactos que a modernidade trouxe à nossa sociedade. Ao comparar ambos os slides, os alunos terão mais facilidade para realizar a atividade.
Para a propaganda, os alunos devem pensar num produto/objeto que inove e auxilie seu cotidiano. Ainda nos grupos que ficaram durante a aula, peça para que criem esse anúncio, de forma simples, contendo:
1 - Título chamativo
2- Texto do anúncio
2.1 - Motivos pelos quais as pessoas devem comprar
2.2 - O que tem de moderno no produto
2.3 - O que vai mudar na vida das pessoas/comunidade?
3 - Uma ilustração do produto (se achar necessário)
Após a produção das propagandas, fixe-as na sala para que todos tenham acesso (ou na escola, se julgar interessante). Durante a produção, fique disponível aos alunos para auxiliá-los e passe em todos os grupos acompanhando a produção.
Link: https://www.mrv.com.br/
Como adequar à sua realidade: É possível alterar a sistematização para as diversas realidades de suas turmas. O propósito é que os alunos expressem o que aprenderam na aula e produzam um material utilizando essas informações. É possível pedir, por exemplo, uma música, poema, parágrafo, desenho etc.
Para você saber mais: A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/918/561 Acesso em: 17/11/2018
Como fazer uma propaganda? http://blogdivertudo.blogspot.com/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html Acesso em: 17/11/2018
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A proposta de sistematização é para que os grupos criem suas próprias propagandas. Essa atividade deverá ser proposta aos alunos como forma de verificar a aprendizagem e a assimilação do conteúdo, observando se o objetivo da aula foi alcançado por todos.
No próximo slide, está inserida a propaganda da MRV com o intuito de que os alunos consigam perceber o avanço tecnológico. Se no anúncio do jornal os lotes eram vendidos na própria publicação, com a “chegada da eletricidade” sendo o principal atrativo, agora é possível acessar através da internet milhares de locais com outros atrativos (financiamentos por programas governamentais e de bancos, construções sustentáveis, etc.). Chame atenção para o fato de destacarem a “engenharia consciente”, trazendo a sustentabilidade como pano de fundo para amenizar os impactos que a modernidade trouxe à nossa sociedade. Ao comparar ambos os slides, os alunos terão mais facilidade para realizar a atividade.
Para a propaganda, os alunos devem pensar num produto/objeto que inove e auxilie seu cotidiano. Ainda nos grupos que ficaram durante a aula, peça para que criem esse anúncio, de forma simples, contendo:
1 - Título chamativo
2- Texto do anúncio
2.1 - Motivos pelos quais as pessoas devem comprar
2.2 - O que tem de moderno no produto
2.3 - O que vai mudar na vida das pessoas/comunidade?
3 - Uma ilustração do produto (se achar necessário)
Após a produção das propagandas, fixe-as na sala para que todos tenham acesso (ou na escola, se julgar interessante). Durante a produção, fique disponível aos alunos para auxiliá-los e passe em todos os grupos acompanhando a produção.
Link: https://www.mrv.com.br/
Se precisar imprimir a imagem:
Como adequar à sua realidade: É possível alterar a sistematização para as diversas realidades de suas turmas. O propósito é que os alunos expressem o que aprenderam na aula e produzam um material utilizando essas informações. É possível pedir, por exemplo, uma música, poema, parágrafo, desenho etc.
Para você saber mais: A Propaganda em Sala de Aula: Uma Técnica Pedagógica para o Ensino de Recepção e Produção de Textos. http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/CAP/article/viewFile/918/561 Acesso em: 17/11/2018
Como fazer uma propaganda? http://blogdivertudo.blogspot.com/2011/04/como-fazer-uma-propaganda.html Acesso em: 17/11/2018
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou Link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é discutir o conceito de “modernidade” e seus impactos perante as sociedades. Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula chamando a atenção dos alunos quanto ao tema:
- O que é ser moderno? Podem dar exemplo de algo considerado moderno?
Em seguida, disponibilize as duplas de imagens e peça para que observem, principalmente, os seguintes aspectos:
- O que mudou e o que permaneceu entre uma imagem e outra?
- O que é novo é sempre bom?
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Não precisam ser todas, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas de texto, áudio ou vídeo.
Problematização
Disponibilize aos alunos os documentos: trecho sobre a Usina de Belo Monte, anúncio de venda de imóvel e imagem do trânsito da Cidade do Cairo. Oriente-os que os aspectos centrais a serem observados e registrados no caderno são:
- As mudanças apresentadas têm quais impactos positivos e negativos na sociedade?
- É possível identificar a convivência entre o “antigo” e o “novo”? Com a chegada do moderno (novo) o antigo (velho) é substituído?
Feito isso poderão interagir por meio de mensagens ou, se estiver em um momento de videoconferência, abrindo o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Para que realizem a atividade, disponibilize o exemplo de propaganda da MRV aos alunos e o roteiro para orientá-los a criar os anúncios. Os dois pontos centrais que devem focalizar é:
- O que tem de moderno no produto?
- O que vai mudar na vida das pessoas/comunidade?
Eles poderão criar um roteiro para o anúncio, depois gravá-los em um áudio ou vídeo curto e compartilhá-los com a turma (é possível desenvolver esta atividade em conjunto com alunos deficientes visuais). Outra opção é criar um mural no Padlet para que os alunos possam acessar e adicionar as produções (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a ter uma conversa sobre o “antigo” e o “novo”, destacando pontos positivos e negativos das mudanças. Um bom recurso para isso é observarem, juntos, álbuns de fotografia da família, se possível, de diferentes gerações. Podem criar legendas ou postites a respeito das discussões, e fixar em álbuns ou em blocos de notas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias
Objeto (s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Palavras Chave: Mundo moderno; modernidade; novo mundo
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