Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor, lápis preto, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gT6YhdwSvDrrypnQWQBMPp5S8U9bSt64dr8kPTZDsKkp8NgewVwYCwZF3evF/his7-06und01-contextualizacao.pdf
Atividade 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JquCPAFEQrdtKMBrQFT8PQ9Xy9VQ3Fsk76agUy33f5UZE6C3xdvRNPURaJKJ/his7-06und01-atividade-1.pdf
Atividade 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZ9cRfeSnYVvhEec9pXUX4ExHQbDkm5ARrHHcdFjhndx8vyKm5eCAdTsU7cZ/his7-06und01-atividade-2.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/97TC8k2BnrJswRaVcrAv52GbFPGF4YaWQeUGhvNwVQqtxJbQ49TZCn2HyyKx/his7-06und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Aqui estão duas sugestões de reportagens para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.
A história dos mapas e sua função social - https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social. Acesso em: 16/3/2019.
Colombo acreditava que encontraria monstros pelo Novo Mundo - https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2018/10/colombo-acreditava-que-encontraria-monstros-pelo-novo-mundo.html.
Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Leve para os alunos o conceito de “Imaginário”.
Segundo o “Dicio”, imaginário é aquilo “que só existe na imaginação; quimérico: um bem imaginário”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/imaginario/. Acesso em: 16/3/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Você deve dividir a sala em grupos de quatro pessoas (dependendo do número de alunos de sua classe você pode aumentar ou diminuir o número de integrantes, atentando-se para que os grupos não fiquem muito grandes e sejam heterogêneos. Estes grupos permanecerão até o fim da aula). Com a sala em grupos, exiba o meme (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem) para os alunos e, para incentivar o protagonismo dos alunos, você não deve dar respostas que tragam as respostas claramente.
Pergunte aos grupos sobre o que a imagem está tratando. Peça para que os grupos discutam a imagem e anotem sua resposta para que, ao fim dessa etapa, possam compartilhar com a turma.
É esperado que os alunos respondam e discutam a respeito da esfericidade da Terra.
Algumas sugestões de perguntas que você pode fazer para incentivar o debate:
- A imagem faz referência ao “1º Campeonato de surf na Terra plana”, qual a relação disso com a expansão marítima?
- Como o homem comprovou a esfericidade da Terra?
- Os navegantes do século XIV e XV acreditavam que a Terra era plana?
Para finalizar, peça para que cada grupo comente o que foi discutido e faça um apanhado de todas as respostas.
Caso precise imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gT6YhdwSvDrrypnQWQBMPp5S8U9bSt64dr8kPTZDsKkp8NgewVwYCwZF3evF/his7-06und01-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Terra plana? Ajude os alunos a diferenciar o que é FAKE e o que é VERDADE - https://novaescola.org.br/conteudo/14923/terra-plana-ajude-os-alunos-a-diferenciar-o-que-e-fake-e-o-que-e-verdade. Acesso em: 16/3/2019.
Como explicar que a Terra é redonda? - https://novaescola.org.br/conteudo/10265/como-explicar-que-a-terra-e-redonda. Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Nesta etapa, ainda com os grupos divididos, você deverá entregar os materiais para discussão e exercícios para os grupos. A atividade 1 é baseada na cartografia, por meio da análise de três mapas, os alunos deverão responder as perguntas. Os dois primeiros mapas apresentam o mundo conhecido na época medieval (África, Ásia e Europa), ambos têm uma visão Cristocêntrica, com Jerusalém no meio do mapa, e aparece ainda a América em um canto, recém-“descoberta”. Atente-se para os monstros marinhos no oceano, dando a ideia dos perigos do mar.
Ambos os mapas seguem a característica “T” e “O”, onde é representada apenas a parte habitada conhecida naquela época; o “T” representa o Mediterrâneo, dividindo os continentes e o “O” seria um oceano que circunda todos eles, possuindo claras influências católicas.
O terceiro mapa é atual, com a divisão política do mundo.
A análise dos mapas auxilia os alunos a compreender as mudanças ocorridas na forma de se pensar e observar o globo terrestre e, também, no modo de pensar de sociedades anteriores às nossas.
Já a atividade 2 discute, por meio de ilustrações de seres imaginários, alguns mitos que os europeus acreditavam que poderiam encontrar em outras terras, ainda desconhecidas, fora da Europa. É importante salientar a ideia de uma superioridade europeia, visto que acreditavam que tudo que era diferente seria inferior. Traz também um fragmento da obra A vida de Galileu, de Bertolt Brecht
Link para a Atividade 1 - Mapas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JquCPAFEQrdtKMBrQFT8PQ9Xy9VQ3Fsk76agUy33f5UZE6C3xdvRNPURaJKJ/his7-06und01-atividade-1.pdf
Link para a Atividade 2 - Os habitantes do além-mar - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZ9cRfeSnYVvhEec9pXUX4ExHQbDkm5ARrHHcdFjhndx8vyKm5eCAdTsU7cZ/his7-06und01-atividade-2.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Como forma de Sistematização, você deve pedir para que os grupos criem seus próprios mapas, mas devem inserir neles elementos do nosso imaginário atual. Peça para que os alunos listem lendas, “monstros” da nossa sociedade. Podem ser regionais, nacionais, mundiais (por exemplo, monstro do lago Ness, bicho papão, curupira, cobra gigante etc.).
Ao fim do desenho você deve pedir para que os grupos mostrem o desenho aos outros colegas e expliquem o que fizeram.
Como adequar à sua realidade: Você pode alterar o tipo de mapas que os alunos farão. Eles podem fazer um mapa-múndi, o mapa da cidade, o percurso da casa até a escola, o mapa da própria casa, do bairro etc. Enfim, a atividade pode ser alterada para um melhor aproveitamento da aula.
Forneça os materiais para os alunos, como folhas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor etc. Se sua escola não contar com estes recursos,
peça para que os alunos façam os desenhos no próprio caderno utilizando de lápis preto e canetas de cores tradicionais (preto, vermelho e azul).
Para você saber mais:
Elaboração de mapas na escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/elaboracao-mapas-na-escola.htm. Acesso em: 16/3/2019.