Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre clima e vegetação no Brasil

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Descrição

Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de relacionar clima e vegetação, compreendendo os principais domínios morfoclimáticos brasileiros e suas localizações (EF07GE11).

A partir dessa relação, objetiva-se não só identificar os padrões de composição dessas paisagens como também reconhecer anormalidades que impactam esses locais em decorrência das mudanças climáticas. As discussões buscam repertoriar os estudantes para problematizar o que acontece em seu território, materializando uma temática emergencial. Com isso, torna-se possível o desenvolvimento de atitudes sustentáveis e o reconhecimento da responsabilidade de todos na conservação ambiental. As discussões sobre domínios morfoclimáticos evidenciam como tudo que acontece à nossa volta está interligado e pode contribuir, em diferentes escalas, para agravar ou minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.

A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que podem ser acessados aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

projetor de slides.

Materiais diversos:
imagens impressas, material de desenho, cola, pincel, cartolina ou papel pardo.

Mapa da vegetação do Brasil:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWrBR9sWcxXurU5eevpPc7qvgtGnb5wUJ5TYGfNAqSn3Qxzvrr4TYVSe5qJ5/vegetacao.pdf

Imagens sugeridas no plano:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VDqdY2Yk2bxXnJwGdn92U4ZcAJPRvhFdG2x9EdM9FUh9KG3xjKd3m9cjCjYr/plano5066-imagenssugeridas.pdf

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima e mudanças climáticas.

  • Vegetação.

  • Paisagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar clima e vegetação, discutindo como essas variáveis se conectam com as mudanças climáticas.

  • Identificar padrões na paisagem, reconhecendo anormalidades causadas pelas mudanças climáticas.

  • Problematizar os impactos das mudanças climáticas em seu território.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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