Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre clima e vegetação no Brasil

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de relacionar clima e vegetação, compreendendo os principais domínios morfoclimáticos brasileiros e suas localizações (EF07GE11).

A partir dessa relação, objetiva-se não só identificar os padrões de composição dessas paisagens como também reconhecer anormalidades que impactam esses locais em decorrência das mudanças climáticas. As discussões buscam repertoriar os estudantes para problematizar o que acontece em seu território, materializando uma temática emergencial. Com isso, torna-se possível o desenvolvimento de atitudes sustentáveis e o reconhecimento da responsabilidade de todos na conservação ambiental. As discussões sobre domínios morfoclimáticos evidenciam como tudo que acontece à nossa volta está interligado e pode contribuir, em diferentes escalas, para agravar ou minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.

A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que podem ser acessados aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

projetor de slides.

Materiais diversos:
imagens impressas, material de desenho, cola, pincel, cartolina ou papel pardo.

Mapa da vegetação do Brasil:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWrBR9sWcxXurU5eevpPc7qvgtGnb5wUJ5TYGfNAqSn3Qxzvrr4TYVSe5qJ5/vegetacao.pdf

Imagens sugeridas no plano:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VDqdY2Yk2bxXnJwGdn92U4ZcAJPRvhFdG2x9EdM9FUh9KG3xjKd3m9cjCjYr/plano5066-imagenssugeridas.pdf

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Clima e mudanças climáticas.

  • Vegetação.

  • Paisagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar clima e vegetação, discutindo como essas variáveis se conectam com as mudanças climáticas.

  • Identificar padrões na paisagem, reconhecendo anormalidades causadas pelas mudanças climáticas.

  • Problematizar os impactos das mudanças climáticas em seu território.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos.

Para esta aula, é esperado que o aluno tenha uma noção sobre o clima, fatores que o influenciam e os tipos de clima no Brasil. Caso perceba que há dificuldades em relação a esses assuntos, retome as discussões alinhando as compreensões da turma antes de seguir com a proposta.

A primeira aula é destinada à compreensão dos domínios morfoclimáticos, reconhecendo os fatores que os caracterizam e usando recursos que combinam essas informações para, de fato, elencar as características mais marcantes de cada bioma. Os alunos experimentam essas descobertas com a ideia de IA analógica, reconhecendo como a combinação de informações é importante para estabelecer novos conhecimentos.

Com essas ideias, os estudantes ampliam suas pesquisas, podendo apoiar-se no uso da IA digital para detalhar outras características do bioma e, então, usá-las para projetar cenários futuros influenciados pelas mudanças climáticas, reconhecendo a importância de significar informações e discuti-las dentro de contextos específicos.

Os grupos apresentam suas propostas e pensam em possibilidades de intervenção para conter os cenários de destruição que podem caracterizar essas paisagens daqui a 20 anos.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 20 minutos.

Comente com os alunos que nesta aula vocês iniciarão o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, que serão chamados, aqui, de paisagens naturais do Brasil. Comece levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.

- O que a palavra “morfoclimático” sugere sobre o assunto?

- O que vocês acham que significa domínio morfoclimático?

- Como o clima pode influenciar as paisagens?

Na sequência, apresente imagens de paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, questionando a relação de cada uma com o clima.

Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto.

Paisagem da Caatinga no Brasil. Cactos ao pôr do sol

Crédito: klebercordeiro/GettyImages

- Quais são as características da vegetação?

- Onde é possível encontrá-la no Brasil?

- E o clima desse lugar, como será?

Esta é a paisagem da caatinga. É importante, sem oferecer respostas, problematizar as relações entre a vegetação e o clima. No caso, temos uma vegetação xerófita, adaptada ao clima seco.

Faça registros que apoiem a coleta de evidências sobre as compreensões da turma sobre o assunto e possibilite avaliar pontos de atenção que apoiem sua mediação para as próximas discussões.

Siga com a mesma proposta considerando as imagens abaixo.

Mata Atlântica no Brasil

Crédito: tupungato/GettyImages

- Como se apresenta a vegetação?

- Onde é possível encontrá-la no Brasil?

- O clima desse lugar, como será?

- Será que chove muito ou pouco?

- Tem mais umidade do que na foto anterior?

- Quais diferenças essa paisagem apresenta em relação à anterior?

No caso da foto, temos a Mata Atlântica, uma formação vegetal alimentada pela umidade que chega do oceano Atlântico ao litoral brasileiro.

Cerrado brasileiro

Crédito: Martinelli73/GettyImages

- Onde é possível encontrar essa paisagem no Brasil?

- Como será o clima desse lugar?

- Quais diferenças aparecem em relação à imagem anterior?

- Como são as árvores da foto?

- Parece chover mais do que na paisagem da foto anterior?

No caso dessa imagem, observamos uma paisagem de cerrado, ecossistema no qual temos duas estações: uma chuvosa e outra seca. Desse modo, a vegetação não se mostra tão densa como na floresta tropical.

Uma árvore Sumauma (Ceiba pentandra) com mais de 40 metros de altura, inundada pelas águas do Rio Negro, na floresta amazônica.

Crédito: Paralaxis/GettyImages

Por fim, mostre a última imagem:

- Onde é possível encontrá-la no Brasil?

- Como será o clima desse lugar? Chuvoso ou seco?

- Quais diferenças apresenta em relação às paisagens anteriores?

- Em relação às árvores, como são? Muitas ou poucas?

Nessa foto, observamos a Floresta Amazônica, uma área equatorial de densa vegetação, alimentada, em grande parte, pela umidade oriunda da sua evapotranspiração.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados