Imagens Paisagens Naturais do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre clima e vegetação no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. O aluno trabalhará a habilidade de relacionar clima e vegetação, compreendendo os principais domínios morfoclimáticos brasileiros e suas localizações (EF07GE11).
A partir dessa relação, objetiva-se não só identificar os padrões de composição dessas paisagens como também reconhecer anormalidades que impactam esses locais em decorrência das mudanças climáticas. As discussões buscam repertoriar os estudantes para problematizar o que acontece em seu território, materializando uma temática emergencial. Com isso, torna-se possível o desenvolvimento de atitudes sustentáveis e o reconhecimento da responsabilidade de todos na conservação ambiental. As discussões sobre domínios morfoclimáticos evidenciam como tudo que acontece à nossa volta está interligado e pode contribuir, em diferentes escalas, para agravar ou minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.
A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que podem ser acessados aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor de slides.
Materiais diversos:
imagens impressas, material de desenho, cola, pincel, cartolina ou papel pardo.
Mapa da vegetação do Brasil:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWrBR9sWcxXurU5eevpPc7qvgtGnb5wUJ5TYGfNAqSn3Qxzvrr4TYVSe5qJ5/vegetacao.pdf
Imagens sugeridas no plano:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VDqdY2Yk2bxXnJwGdn92U4ZcAJPRvhFdG2x9EdM9FUh9KG3xjKd3m9cjCjYr/plano5066-imagenssugeridas.pdf
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Clima e mudanças climáticas.
- Vegetação.
- Paisagem.
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar clima e vegetação, discutindo como essas variáveis se conectam com as mudanças climáticas.
- Identificar padrões na paisagem, reconhecendo anormalidades causadas pelas mudanças climáticas.
- Problematizar os impactos das mudanças climáticas em seu território.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos.
Para esta aula, é esperado que o aluno tenha uma noção sobre o clima, fatores que o influenciam e os tipos de clima no Brasil. Caso perceba que há dificuldades em relação a esses assuntos, retome as discussões alinhando as compreensões da turma antes de seguir com a proposta.
A primeira aula é destinada à compreensão dos domínios morfoclimáticos, reconhecendo os fatores que os caracterizam e usando recursos que combinam essas informações para, de fato, elencar as características mais marcantes de cada bioma. Os alunos experimentam essas descobertas com a ideia de IA analógica, reconhecendo como a combinação de informações é importante para estabelecer novos conhecimentos.
Com essas ideias, os estudantes ampliam suas pesquisas, podendo apoiar-se no uso da IA digital para detalhar outras características do bioma e, então, usá-las para projetar cenários futuros influenciados pelas mudanças climáticas, reconhecendo a importância de significar informações e discuti-las dentro de contextos específicos.
Os grupos apresentam suas propostas e pensam em possibilidades de intervenção para conter os cenários de destruição que podem caracterizar essas paisagens daqui a 20 anos.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 minutos.
Comente com os alunos que nesta aula vocês iniciarão o estudo dos grandes domínios morfoclimáticos brasileiros, que serão chamados, aqui, de paisagens naturais do Brasil. Comece levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.
- O que a palavra “morfoclimático” sugere sobre o assunto?
- O que vocês acham que significa domínio morfoclimático?
- Como o clima pode influenciar as paisagens?
Na sequência, apresente imagens de paisagens dos domínios morfoclimáticos brasileiros, questionando a relação de cada uma com o clima.
Pergunte se os alunos reconhecem a paisagem da foto.
Crédito: klebercordeiro/GettyImages
- Quais são as características da vegetação?
- Onde é possível encontrá-la no Brasil?
- E o clima desse lugar, como será?
Esta é a paisagem da caatinga. É importante, sem oferecer respostas, problematizar as relações entre a vegetação e o clima. No caso, temos uma vegetação xerófita, adaptada ao clima seco.
Faça registros que apoiem a coleta de evidências sobre as compreensões da turma sobre o assunto e possibilite avaliar pontos de atenção que apoiem sua mediação para as próximas discussões.
Siga com a mesma proposta considerando as imagens abaixo.
Crédito: tupungato/GettyImages
- Como se apresenta a vegetação?
- Onde é possível encontrá-la no Brasil?
- O clima desse lugar, como será?
- Será que chove muito ou pouco?
- Tem mais umidade do que na foto anterior?
- Quais diferenças essa paisagem apresenta em relação à anterior?
No caso da foto, temos a Mata Atlântica, uma formação vegetal alimentada pela umidade que chega do oceano Atlântico ao litoral brasileiro.
Crédito: Martinelli73/GettyImages
- Onde é possível encontrar essa paisagem no Brasil?
- Como será o clima desse lugar?
- Quais diferenças aparecem em relação à imagem anterior?
- Como são as árvores da foto?
- Parece chover mais do que na paisagem da foto anterior?
No caso dessa imagem, observamos uma paisagem de cerrado, ecossistema no qual temos duas estações: uma chuvosa e outra seca. Desse modo, a vegetação não se mostra tão densa como na floresta tropical.
Crédito: Paralaxis/GettyImages
Por fim, mostre a última imagem:
- Onde é possível encontrá-la no Brasil?
- Como será o clima desse lugar? Chuvoso ou seco?
- Quais diferenças apresenta em relação às paisagens anteriores?
- Em relação às árvores, como são? Muitas ou poucas?
Nessa foto, observamos a Floresta Amazônica, uma área equatorial de densa vegetação, alimentada, em grande parte, pela umidade oriunda da sua evapotranspiração.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO