GE07_09UND09 - Mapa - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Ensino do Mapa - Legenda
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a leitura de mapas, executada pelos alunos, com a necessidade de uma alfabetização cartográfica para o sétimo ano. Diante disso, há uma necessidade do professor levantar os conhecimentos prévios cartográficos do aluno, com o intuito de verificar se houve uma certa deficiência de aprendizado nos anos iniciais na qual, tradicionalmente e segundo a BNCC, a alfabetização cartográfica é aplicada, visando a introdução de uma formação espacial. Para isso, serão disponibilizados mapas para os alunos interpretarem segundo os sinais gráficos e suas representações, ou seja, a forma de entendimento deles em relação à representação e a realidade dos fenômenos geográficos, entendendo como se constrói uma legenda (grafismo) e suas representações (realidade).
Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas dos mapas e legenda dos slides, caderno, lápis, lápis de cor e/ou canetinha hidrocor.
Material complementar:
Atividade Ação Propositiva
Legenda original
Link para os mapas:
Mapa do estado do Acre
Mapa do estado do Amapá
Para você saber mais:
Alfabetização Cartográfica
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica Acesso em 09 abr. 2019.
"A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ELEVA O NÍVEL DE LEITURA DE MAPAS E GRÁFICOS", DIZ ESPECIALISTA
Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/82/a-alfabetizacao-cartografica-eleva-o-nivel-de-leitura-de-mapas-e-graficos-diz-especialista Acesso em 09 abr. 2019.
Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579 Acesso em 09 abr. 2019.
A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NAS SÉRIES INICIAIS
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/geografia_artigos/6art_alfab_carto_series_iniciais.pdf Acesso em 09 abr. 2019.
Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto
Disponível em: https://www.ige.unicamp.br/terrae/V9/PDFv9/Thiara.pdf Acesso em 09 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir representações cartográficas e sua relação com a realidade, analisando mapas com o intuito de compreender a função de uma legenda. É importante deixar claro aos alunos que o tal trabalho foi (ou deveria ser) abordado nos anos iniciais (alfabetização cartográfica) e que você irá verificar o quanto eles entendem sobre a temática. Atente-os que uma das funções das aulas de geografia é ensinar conteúdos inerentes ao sétimo ano, mas se os alunos, por algum motivo, não entendem as representações cartográficas, isso será levantado e ensinado nessa aula e em outras posteriores.
Como adequar à sua realidade: Todo mapa que você utiliza em suas aulas pode ser substituído por bases cartográficas locais, tais como mapas de sua cidade, região, bairro ou mesmo seu estado.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Visando levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação a sua alfabetização cartográfica, apresente o mapa exposto no slide, seja ele projetado ou impresso. Comente que o mapa em questão é do estado do Acre, uma região localizada no norte brasileiro, bem ao extremo do país. Peça que eles respondam no caderno a questão lançada no slide: Quais informações você consegue identificar no mapa? Dê um tempo para eles refletirem e tentarem ler o mapa. Assim que terminarem de responder, pergunte quais informações localizaram e lance uma segunda questão: Então quer dizer que as informações que estão alocadas no mapa são a realidade delas? Logicamente que não. Esse questionamento é importante no sentido do aluno pensar sobre a relação representação - realidade nos mapas. Na sequência, peça que eles respondam como são representadas no mapa as informações que eles identificaram. É esperado que os alunos reconheçam algumas formas expostas no mapa, principalmente aquelas em maior destaque visual, tais como os traços (retas), que representam basicamente as rodovias e os rios. Outro símbolo que provavelmente chamará a atenção é a representação de um avião e de um barco. Caso eles não visualizem outras informações, destaque para eles: os pontos, representando as cidades. As linhas e áreas que compõem as fronteiras e limites. O mapa principal, que é do Acre e não do Amazonas (que serve apenas como referência para o mapa principal). Explique que alguns símbolos (por exemplo o avião e o barco), já representam um significado mínimo mesmo sem a presença da legenda. É importante nessa etapa você identificar seus conhecimentos sobre mapas e que os alunos saiam dessa etapa com o mínimo de noção sobre representação cartográfica e realidade.
Material complementar
Mapa da Contextualização
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a identificação das informações do mapa na contextualização, o questionamento é como dar significado ao fenômenos indicados pelo mapa. Apresente a pergunta do slide e dê um tempo para refletirem. Pergunte se eles conseguem responder e peça que indiquem como fariam. Se for preciso, pergunte:
1- Como o leitor do mapa saberá que a linha vermelha é uma rodovia, por exemplo?
2- E como o leitor do mapa saberá que os pontos pretos são cidades?
Diante disso, e de acordo com o nível de conhecimento cartográfico levantado durante a aula, é esperado que o aluno associe os significados dos fenômenos à legenda. Pode ser que ele não mencione exatamente esse nome, mas se você verificar que ele conseguiu chegar ao entendimento disso, comece a falar sobre a legenda, que será abordada na ação propositiva.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A ideia central da atividade é analisar (ler) as informações do mapa do estado do Amapá e construir uma legenda. Pode ser que algum aluno ainda não tenha entendido a relação representação - realidade - sinais gráficos de um mapa. Portanto fique atento aos grupos (que deverão ser formado entre 3 e 4 pessoas), circulando pela classe, observando, ouvindo e, se necessário, intervindo, facilitando a ação propositiva para o aluno.
A atividade está no link abaixo, facilitando seu entendimento e possibilitando impressões caso assim prefira.
Atividade da Ação Propositiva
Modelo de resposta da atividade - legenda original do mapa do Amapá
Mapa da Ação Propositiva
A legenda original do mapa é um trabalho feito por especialistas. Diante disso, não cabe aqui que as respostas dos alunos (construção de sua legenda) fiquem exatamente iguais a ela. O que é importante é observar se eles conseguiram traduzir informações gráficas dos mapas, refletidas por eles, para a realidade e com significado. É esperado que os alunos consigam desenvolver a relação entre os sinais gráficos, trabalhados na alfabetização cartográfica, e a realidade, entendendo que, por exemplo, uma reta vermelha significa uma estrada. E que é necessário dar um significado escrito para tal traço, ou seja, na legenda.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Alfabetizar cartograficamente é criar entendimento no aluno sobre a representação da realidade num mapa, explorando suas técnicas para a facilitação da leitura cartográfica. O que foi trabalhado nessa aula são algumas dessas técnicas, ou seja, traduzir sinais gráficos para uma linguagem que seja entendida por todos, através da legenda, nesse caso.
Não é necessário que o aluno se torne um mapeador profissional, mas fundamental que ele leia o mapa, o entenda e que você reconheça que ele está entendendo. Qualquer fenômeno geográfico que é trabalhado nas aulas de geografia, a partir dos mapas, tem que ser inteligível para o aluno. Não adianta se trabalhar com mapa se o aluno só o enxerga a partir de seu caráter meramente ilustrativo. Diante disso, proponha aos grupos que mostrem suas legendas e fale um pouco sobre elas. É esperado que a maioria deles consiga visualizar os fenômenos da realidade no pedaço de papel ou num fundo digital, construindo suas legendas da forma de cada um, segundo suas ideias e particularidades. Valorize isso! Mostre a legenda, que está exposta no slide e peça para comparar com seus trabalhos. Eles verão que não está exatamente igual, pois seus trabalhos são básicos e escolares. Mas certifique-se que eles entenderam definitivamente que uma linha vermelha no mapa indica uma rodovia; que um ponto indica uma cidade; que uma área delimita fronteiras, sem exatamente ser a mesma coisa e conviver no mesmo espaço entre representação e realidade. Portanto, se verificar que a alfabetização cartográfica não foi bem apreendida nos anos iniciais, urge fazê-la em qualquer fase de ensino, incluindo aqui o sétimo ano.
Material complementar
Imagem da legenda
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e câmera.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Envie por e-mail o tema da aula aos alunos. Escreva que nesta aula vocês vão discutir as formas de representação de fenômenos geográficos em um mapa, a partir de seu alfabeto cartográfico. Muitas vezes é difícil para a criança associar cognitivamente um símbolo gráfico à representação de algum fato, como, por exemplo, um ponto representando uma cidade. Essa lógica representativa tem que ser apresentada pelo professor, facilitando a apreensão dos conhecimentos geográficos a partir dos mapas temáticos.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender que o mapa é uma representação (e não a realidade em si) e que, para isso, faz uso de signos. Envie um mapa político do seu estado, ou use o mapa do estado do Acre, disponível na contextualização. Além do mapa, dê a seguinte comanda por e-mail aos alunos:
"Vamos pensar um pouco mais sobre o que significa o mapa ser uma representação da realidade? Faça, em casa, com o seu dedo e o mapa, a seguinte brincadeira: coloque o dedo no oceano que seu mapa representa. Molhou o dedo? Por que não molhou? Explique escrevendo uma frase."
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. Envie por e-mail o arquivo da atividade, disponível no plano original. A ideia central da atividade é analisar (ler) as informações do mapa do estado do Amapá e construir uma legenda. Pode ser que algum aluno ainda não tenha entendido a relação representação - realidade - sinais gráficos de um mapa. Portanto, professor, estabeleça alguma forma de comunicação rápida com os estudantes, como, por exemplo, via WhatsApp.
Sistematização
Finalizada a legenda do mapa, peça que tirem uma fotografia dela e a enviem por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Dê feedbacks sobre a legenda construída apontando, se for o caso, o que precisa ser revisto.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre os diferentes tipos de mapas acessando o Atlas do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer a necessidade, inclusive para o 7º ano, de levantar conhecimentos cartográficos e (re)alfabetizar cartograficamente os alunos através do ensino do mapa e a lógica de uma legenda
Habilidade (s) da Base: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
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