GEO7_09UND04 - Curvas de Nível_ material complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Cartas topográficas: ampliando a análise espacial
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise da constituição do território brasileiro
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem o objetivo de aprofundar a análise espacial ao considerar as influências topográficas do relevo na organização do espaço geográfico, mediante a leitura e interpretação de mapas topográficos.
Materiais necessários: Tesoura ou estilete, cola, papelão ou isopor e folha de atividade referente à ação propositiva.
Material complementar: Todas as imagens utilizadas neste plano estão presentes nos links abaixo.
Imagens utilizadas na etapa de contextualização:
Imagens utilizadas na etapa de problematização:
Imagens utilizadas na etapa da ação propositiva:
Imagem da etapa de sistematização:
Curvas de nível: material complementar - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMK2zMykQWBYn4MgpJd3wbwQYRWFGXSsnjTgy68jETQHpDQxwmBnF6SF9PN3/geo7-09und04-curvas-de-nivel-material-complementar.pdf
Para você saber mais:
Os mapas são representações bidimensionais planas da superfície terrestre que, por sua vez, é tridimensional. Esta característica gera uma grande dificuldade para se representar as variações altimétricas do relevo. Visando resolver esta questão, foram criadas as curvas de nível ou isoípsas, que permitem a obtenção de um valor aproximado das altitudes e formas do relevo da superfície terrestre no mapa. As curvas de nível estabelecem diferentes cotas altimétricas, ligando pontos de mesma altitude. Vale ressaltar que quanto maior a proximidade entre estas linhas maior será a inclinação do relevo, ou seja, a encosta será mais íngreme e, por outro lado, quanto maior as distâncias entre elas, menor será esta inclinação.
Sugestões de vídeos:
Cartografia: Curvas de Nível. 2017. 6min45s. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=XQ9o-_Y7QX0>. Acesso em: 08 jan. de 2019.
AUGUSTUS, Gabriel. Mapas Topográficos: vídeo aula. 2018. 11min54s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zwVsiQqm0ow>. Acesso em: 08 jan. de 2019.
Sugestões de pesquisa:
Noções básicas de cartografia. IBGE. Disponível em:
PENA, Rodolfo F. Alves. Curvas de Nível. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/curvas-nivel.htm>. Acesso em: 02 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Este plano de aula busca desenvolver o entendimento e a leitura de mapas topográficos, através das curvas de nível, aprofundando a análise espacial ao considerar a influência dos desníveis topográficos na organização do espaço geográfico.
O plano se inicia pela reflexão do significado e função das curvas de nível.
Após a reflexão, utilizando como situação-problema os deslizamentos de encostas, os alunos serão desafiados a refletir sobre como as variações topográficas do relevo influenciam na ocorrência deste fenômeno, identificando áreas de risco e áreas favoráveis à ocupação humana.
Para iniciar a aula, solicite que seus alunos se organizem em grupos com até 5 pessoas. Certifique-se de que cada grupo possua os materiais que serão utilizados na aula: tesoura, cola, papelão e folha de atividade da ação propositiva.
Se sua escola não possui um projetor de imagens, você poderá baixar e imprimir todas as imagens utilizadas neste plano, os links de cada etapa encontram-se no slide anterior. Após entregue uma cópia para cada grupo.
Como adequar à sua realidade: Você poderá substituir as imagens utilizadas neste plano por outras que contemple um local relevante do bairro, município ou estado onde a escola se localiza.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO