Plano de Aula

Plano de aula: A Mata de Araucária

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Descrição

Este plano está previsto para ser realizado em duas aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Ao reconhecer a dinâmica dos componentes físicos e naturais da Mata de Araucárias, os estudantes serão mobilizados a relacionar esses fatores com as mudanças climáticas e ainda, por meio do uso da Inteligência Artificial (IA), irão experimentar a construção de frases e/ou slogans que alertam para a importância da conservação desse ecossistema. A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que você pode acessar aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

caso opte pelo uso da IA plugada, computador, celular ou tablet e projetor de imagens.

Recursos educacionais digitais:
ferramentas de IA.

Materiais diversos:
folhas impressas do texto e folha para produção da charge.
Fotografias do tema de aula.
- Desenhos dos mapas da contextualização.
- Texto a ser usado na contextualização.
- Atividade a ser realizada na ação propositiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Mata de Araucária.

  • Mudanças climáticas.

  • Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer as características da Mata de Araucária, as particularidades naturais dela e compreender o papel na ocupação humana dessas áreas.

  • Produzir uma charge sobre a conservação da Mata de Araucária, alertando sobre a importância da preservação dela.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 100 minutos.

A primeira aula dessa sequência é destinada à identificação das principais características da Mata de Araucária. Essas compreensões são importantes para que a turma possa compreender de que forma os impactos ambientais e as mudanças das paisagens interferem na manutenção desses ambientes e interferem no desenvolvimento das espécies.

Com essas propostas, os estudantes aprofundam os conhecimentos de forma crítica ao produzir charges que destacam a importância de práticas sustentáveis no cotidiano. A partir da lógica de funcionamento da IA, explorada de maneira analógica ou digital, elaboram comandos para gerar frases que, integradas às charges, reforçam alertas sobre os problemas ambientais.

Se você vive em área de Mata de Araucárias, aproveite a oportunidade para explorar as características das árvores, levando uma folha ou um fruto para a sala de aula. Além disso, considere que a araucária pode receber outras denominações no território brasileiro, tais como pinheiro-do-paraná, curi, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé. Além disso, a questão da antiguidade das Araucárias e a relação com o povo kaingang podem ampliar esse momento. Os kaingangs pertencem ao grande grupo indígena definido como Macro-Jê. Habitando, originalmente, as áreas de Mata de Araucária, do extremo sul de São Paulo à metade norte do Rio Grande do Sul, seu contato mais intenso com a sociedade branca aconteceu no século XIX com a ocupação de imigrantes europeus nessas áreas. Hoje, os costumes sofreram grande alteração, mas, anteriormente, tinham na coleta do pinhão, fruto da Araucária, sua maior atividade de subsistência.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 50 minutos.

Inicie a aula com a projeção das imagens abaixo:

Fotografias de araucárias

Pergunte aos alunos se conhecem a árvore. Explique que a imagem do lado direito é uma folha dela. Se disserem que não, questione-os:

- Com qual árvore conhecida ela se parece?

- E a folha, que formato ela tem?

Se disserem que se parece com um pinheiro, amplie os questionamentos:

- Em que tipo de clima encontramos pinheiros?

- São típicos do Brasil?

Se os alunos disserem que conhecem, pergunte o que sabem.

- Ela dá algum fruto? Já comeram?

Caso não conheçam, explique que a árvore se chama Araucária e que será o foco da aula. Destaque a importância do pinhão, tradicional na alimentação dos povos indígenas e, posteriormente, incorporado à cultura alimentar das famílias do Sul do Brasil, de onde se difundiu para outras regiões do país.

Na sequência, apresente as imagens aos alunos e explique que a Mata de Araucária faz parte do bioma Mata Atlântica. A imagem da esquerda apresenta uma divisão dos biomas brasileiros e a da direita mostra a área de ocorrência da Mata de Araucária.

Araucária - Mapas

- Quais os estados que aparecem marcados?

- Como é o clima nesses estados? Faz calor? Frio?

Acesse o texto da contextualização, imprima-o e recorte os parágrafos. Imprima e distribua os recortes embaralhados para cada estudante que deve organizar os parágrafos na ordem correta. Ajude-os a perceber como os assuntos se conectam no texto. Ao terminarem a atividade, leia o texto, na ordem original, e instigue-os para que levantem questões.

- Sabiam que a Terra já teve diferentes climas?

- O que aconteceu para esses climas irem mudando?

- Como são as árvores adaptadas para climas quentes? E as adaptadas ao clima frio?

- Será que novas mudanças no clima afetariam a adaptação dessas árvores? E dos seres vivos que dependem delas?

No final, deixe que colem as folhas recortadas no caderno.

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