População brasileira
Plano de Aula
Plano de aula: A Mata Atlântica
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Sobre este plano
Este primeiro slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas contém o resumo da aula para você.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos relacionados com a habilidade EF07GE11, que inclui a identificação da Mata Atlântica, uma importante floresta tropical brasileira, bem como conhecer sua distribuição e características, além de compreender os impactos sofridos por ela ao longo dos anos, desde a chegada dos europeus às costas brasileiras. O assunto será abordado mais vezes no decorrer do ano, como, por exemplo, quando for trabalhada a habilidade EF07GE08.
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de um projetor, ou poderá usar o quadro para apresentar o tema, além de utilizar imagens do livro didático ou atlas disponíveis na sua escola.
Material complementar:
Links para os mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QyAbGhxt2D6UdTh8EE4vZBMzuapPrwQ3zSDp6JnB85azZdKNJcfd734YMCWj/vegetacao-do-brasil.pdf
Para você saber mais: A Mata Atlântica é um tipo de floresta tropical que, originalmente, cobria todo o litoral brasileiro antes da chegada dos colonizadores. Seu nome se dá pela proximidade com o oceano Atlântico, e abriga cerca de 20 mil espécies vegetais. Atualmente, devido aos inúmeros ciclos econômicos brasileiros, resta 29% da sua vegetação original.
Você pode acessar os links: https://www.youtube.com/watch?v=YWwLLCDA9wU e https://geografiavisual.com.br/infografico/o-bioma-mata-atlantica-traduzido-em-imagens
Contextos prévios: É importante que o aluno tenha noção da relação entre clima e vegetação, bem como do período colonial brasileiro.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para iniciar, explique aos alunos que, nesta aula, estudarão uma importante floresta tropical brasileira, conhecerão algumas de suas características e compreenderão o processo que vem impactando essa vegetação ao longo dos anos, desde a chegada dos portugueses até hoje. Então, projete a pergunta, a escreva no quadro ou a fale. Pergunte se os alunos já ouviram falar da Mata Atlântica. O que sabem dela? Por que ela tem esse nome?
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha disponível um projetor, use o quadro, imprima as imagens deste slide ou procure similares nos livros didáticos.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente os mapas aos alunos. Projetando ou imprimindo, é importante mostrá-los um ao lado do outro para que o aluno possa fazer a sua comparação. Pergunte para eles o nome do oceano que banha o país. O nome do oceano se liga ao nome da vegetação? Por qual motivo? Deixe-os notar que a vegetação se espalha ao longo da costa brasileira. No estado em que você mora, existe Mata Atlântica?
Link para as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WTAtmvsDgNySsUsAS3mJqYhv8QmVQfmFXnEd7dFxyB8RekWSBvBKYG3WmKAX/vegetacao-mata-atlantica.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja como projetar o mapa, utilize algum similar no livro didático. Também trabalhe com um mapa de vegetação do estado em que você mora, caso exista áreas de Mata Atlântica nele.
Link para o mapa desta etapa:
- Mapa Brasil Político. Disponível em <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf > Data de acesso: Dez. 2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente essas imagens aos alunos. Pergunte sobre as características da mata. É um ambiente seco ou úmido? É uma vegetação diversificada ou uniforme (espécies de um só tipo)? Parece haver muitas ou poucas espécies vegetais? O que eles teriam a dizer sobre isso? Explique que é uma vegetação densa e úmida, rica em biodiversidade. Caso você viva em uma área onde apresenta esse bioma, instigue-os a dar sua própria visão. A proximidade com o oceano poderia influenciar a mata de alguma forma?
Como adequar à sua realidade: Procure imagens da sua região caso seja área de Mata Atlântica para que os alunos associem com a sua realidade.
Link para as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WTAtmvsDgNySsUsAS3mJqYhv8QmVQfmFXnEd7dFxyB8RekWSBvBKYG3WmKAX/vegetacao-mata-atlantica.pdf
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Agora, após feita a discussão sobre a ocupação da costa brasileira, apresente essas imagens aos alunos. Pergunte sobre o mapa do canto esquerdo ao alto, alguém o conhece? O que pode ser visto nele? Se trata de um mapa atual? Que período da História do Brasil ele representa? Explique que as outras imagens são de áreas que eram originalmente da Mata Atlântica, pergunte que impactos a mata sofreu nessas imagens. No caso, temos agricultura, deslizamento de encostas e intensa urbanização. Pergunte que consequências pode trazer essa situação no futuro. Por exemplo, sem árvores o solo fica desprotegido, podendo sofrer erosão e também ocorrer destruição de nascentes d’água. Imprima as imagens, caso não possa projetá-las.
Como adequar à sua realidade: Você pode usar imagens da sua região, discutindo os impactos locais na Mata Atlântica, se for o caso, aproximando a aula da realidade dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a pergunta no quadro ou a escreva. Questione sobre os benefícios que a floresta preservada pode trazer para a nossa sociedade. Podemos viver sem destruir a floresta? Comente sobre a preservação das encostas, das nascentes e da biodiversidade.
Como adequar à sua realidade: Escreva a pergunta no quadro, caso não possa projetar. Questione sobre a situação da vegetação na sua localidade, caso ela esteja em área de Mata Atlântica.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Aqui temos uma atividade proposta que consiste em:
1- Imprima a imagem deste slide e também a imagem do terceiro slide, a que representa os biomas, e as distribua aos alunos. Atenção: As duas imagens devem ter o mesmo tamanho.
2- Distribua, também, uma folha de papel vegetal ou manteiga, ou qualquer folha transparente para cada aluno.
3- Peça que os alunos sobreponham a folha transparente ao mapa de densidade demográfica e contornem as áreas de maior concentração de população.
4- Em seguida, os alunos devem colocar a folha transparente, aquela com o desenho das áreas contornadas, sobre o mapa de vegetação.
5- Questione os alunos: Em qual dos biomas brasileiros encontramos mais população? Isso pode afetar a preservação da mata? Por quê? O ser humano desenvolve alguma atividade que pode impactar o meio ambiente? Quais?
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de um projetor, mapas impressos, papel transparente, lápis.
Link para a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S9bFp4G23wrfZGeBRpnnpBF4FNqzpqCd97wEntWUCXw9VcQgQwghR7sMa7ys/populacao-brasileira.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso não haja como projetar o mapa, utilize algum similar no livro didático, impressos ou recortados de revistas. Também pode usar mapas de população e vegetação da sua região, discutindo os impactos locais na Mata Atlântica. Se não for possível fazer a atividade, apenas projete a imagem e faça a discussão, comparando esse mapa com a imagem do mapa de biomas
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Proponha aos alunos, em duplas, criar slogans em defesa da Mata Atlântica. Slogan é uma frase curta, fácil de memorizar, que é usada, normalmente, em campanhas de propaganda. Explique que existem movimentos e ONGs que fazem esse tipo de campanha, como a SOS Mata Atlântica. Peça que procurem articular os assuntos tratados em aula e criem um slogan criativo. Depois, cada dupla deve escrever seu slogan no quadro para apresentar aos colegas e explicá-lo.
Materiais necessários: Os alunos poderão escrever seus slogans no próprio caderno.
Material complementar: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55550
Para saber mais: SOS Mata Atlântica é um movimento que nasceu em 1980, com objetivo de proteger a Mata Atlântica através de campanhas de propaganda sobre esse bioma, sua biodiversidade e sua importância para a sociedade. Acesse o link: https://www.sosma.org.br/
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles estudarão a Mata Atlântica e os atuais impactos ambientais na área da floresta.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de identificar a localização da Mata Atlântica e introduzir a relação com as questões socioeconômicas. Envie os dois mapas do Brasil que estão na contextualização - mapa político e dos biomas - e as fotografias da Mata Atlântica. Peça que os estudantes registrem no caderno: 1) localização da floresta; 2) a região brasileira; 3) enumeração de três características da vegetação.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a proposta original do plano de aula com algumas adaptações em relação ao material de estudo. Inicialmente, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o material de estudo para esta aula, composto por: 1) videoaula sobre a Mata Atlântica e os problemas ligados ao desmatamento, disponível aqui; 2) texto de estudo sobre as características da Mata Atlântica, disponível aqui. Peça que os estudantes organizem cinco tópicos de características socioambientais da Mata Atlântica no caderno de Geografia.
A partir desse material de estudo, peça que os estudantes, conforme originalmente proposto no plano de aula, façam um mapa sobreposto da área original da vegetação com o mapa de densidade demográfica do Brasil. Para isso, oriente os alunos e os familiares a respeito da necessidade de uso de papel vegetal ou papel manteiga. Caso não seja possível, peça que o estudante apenas faça a comparação entre as duas áreas (vegetação e densidade demográfica). Envie os materiais necessários para a realização dessa atividade, disponíveis na ação propositiva do plano original (comanda da atividade, mapa dos biomas e mapa de densidade demográfica do Brasil).
Sistematização
Para a sistematização desta aula oriente os estudantes a escreverem um parágrafo, no caderno, conclusivo sobre a sobreposição dos mapas. Para isso, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica a seguinte pergunta de síntese da aula: "O que podemos concluir sobre os problemas ambientais da Mata Atlântica a partir da sobreposição dos mapas?" Peça que enviem por e-mail as respostas e dê um feedback a cada estudante.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que naveguem no site do IBGE, que traz vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil; disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rafael Martins da Costa
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar as áreas de ocorrência da Mata Atlântica, compreendendo sua dinâmica natural, bem como os processos que ameaçam sua diversidade.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)
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