GEO7_08UN10 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: A agroindústria e a modernização do campo no Brasil
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Centralização, concentração e desconcentração industrial.
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano tem como objetivo trabalhar o conceito de agroindústrias e a sua importância para o país. Desta forma, o plano se inicia promovendo uma construção coletiva e colaborativa do conceito de agroindústria e de cooperativa agroindustrial. Durante a problematização é realizado uma reflexão sobre a sua importância para a modernização do campo no Brasil. Como atividade sistematizadora os alunos deverão “criar” uma agroindústria fictícia e, após, como sistematização, apresentá-la para a turma.
Materiais necessários: Texto impresso (Problematização), lápis, borracha, caneta.
Materiais complementares:
Texto para problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TghzNEhz9bmcgdf74MBhEYav6qpcWW2vF3CDdRQNyHJNEFYuCXezJ6H5Af3z/geo7-08un10-problematizacao-texto.pdf
Imagens contextualização:
Imagens problematização:
Imagem ação propositiva:
Imagem sistematização:
Para você saber mais:
A agroindústria é uma das atividades que compõe o agronegócio, que ainda engloba outros três segmentos: insumos (fertilizantes, inseticidas, sementes selecionadas, etc.) para a agropecuária, produção agropecuária básica e agrosserviços (veterinário, agrônomo, etc.). Denominamos agroindústria o conjunto de atividades ligadas à transformação e beneficiamento de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura ou da silvicultura. Este ramo industrial tem como peculiaridade o fato de trabalhar com matérias-primas sazonais, perecíveis e heterogêneas (variedade de espécies), característica que exige dinamismo e competência de seus proprietários.
No ano de 2018, a População Economicamente Ativa (PEA) no agronegócio era 18,2 milhões de pessoas, estando 21,9% ocupada na agroindústria, o que corresponde a cerca de 4 milhões de trabalhadores. A agroindústria teve uma participação de cerca de 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no mesmo ano. As agroindústrias acabam estimulando a modernização das atividades agropecuárias por exigirem padrões de qualidade só atingidos mediante a investimentos em adubos, fertilizantes, pesticidas, etc.
Uma outra forma encontrada pelos pequenos e médios produtores rurais para agregar valor aos seus produtos e aumentar a produtividade e o grau de competitividade de suas atividades foi a criação de cooperativas agroindustriais. Organizados em cooperativa, este produtores adquirem maior poder de barganha, acesso a financiamento, maquinário, e assistência técnica especializada na produção, armazenamento e venda de seu produtos. É denominada de cooperativa agrícola toda a sociedade de produtores rurais, que atuam no mesmo ramos de atividade, que dividem igualmente as responsabilidades e os lucros, tudo decidido democraticamente em assembleias. Organizados desta forma, conseguem melhores preços para seus produtos e para a compra de insumos.
Para mais informações sobre o agronegócio, agroindústria e cooperativas agrícolas no Brasil, acesse os links abaixo:
- https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/2018_Relatorio%20MERCADODETRABALHO_CEPEA(1).pdf Acesso em 14 maio 2019.
- http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/140226_radar31_cap1.pdf Acesso em 14 maio 2019.
- https://exame.abril.com.br/revista-exame/as-20-empresas-do-agronegocio-que-mais-empregam-no-brasil/ Acesso em 14 maio 2019.
- https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeitos-modernizacao-campo.htm Acesso em 14 maio 2019.
- http://blog.datacoper.com.br/cooperativas-agricolas-o-que-sao-e-como-funcionam Acesso em 21 maio 2019.
- https://www.youtube.com/watch?v=GxuHxCdUGiQ Acesso em 14 maio 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos de até 5 pessoas. Informe que eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Faça a pergunta contida no slide e deixe que os alunos respondam. Se a resposta for positiva, solicite que informem exemplos de agroindústrias ou de cooperativas agroindustriais e o que produzem. Porém, se a resposta à pergunta for negativa inicie uma construção de seu significado através da análise das palavras: agro + indústria; cooperativa > cooperação; etc.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida. Você também poderá utilizar exemplos de produtos produzidos por estas empresas que são consumidos pelos alunos, como biscoitos, iogurtes, sucos, etc.
Contextualização
Orientações: Solicite aos alunos que analisem as imagens contidas no slide e, após, construa com eles o conceito de agroindústria. Com relação à definição de cooperativa agroindustrial, utilize exemplos de cooperativas (de vans, taxi, etc.) existentes na cidade onde a escola está localizada para construir o conceito de cooperativa, expandido-o logo após para cooperativa agroindustrial.
Material complementar
Imagens:
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Distribua a cada aluno o texto presente no link abaixo. Solicite que façam a leitura do mesmo e que discutam sobre a questão contida contida no slide. Espera-se que os alunos compreendam o papel destas empresas para a modernização das atividades agropecuárias e extrativistas no país, pois ao exigirem um elevado padrão de qualidade dos produtos, forçam os pequenos produtores individuais e as cooperativas a investirem em insumos, novas técnicas e maquinário.
Material complementar
Como adequar à sua realidade: utilize exemplos de empresas (agroindústrias e cooperativas) existentes na cidade ou estado onde a escola está inserida.
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Organizados em grupos, informe aos alunos que eles terão a tarefa de criar uma agroindústria ou cooperativa agroindustrial fictícia, cujo produtos fabricados são derivados de materiais existentes em abundância na cidade onde a escola está inserida ou do reaproveitamento de materiais descartados na escola ou no bairro onde vivem como, por exemplo, esgoto doméstico, óleo de cozinha, materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, etc.
Oriente aos grupos que eles deverão criar um nome e slogan para esta empresa, definir o local de instalação, o segmento de atuação (laticínio, vestuário, biocombustíveis, etc.), a matéria-prima principal e os produtos derivados. Deverão ainda criar um planejamento de funcionamento para o negócio: como será feita a coleta da matéria-prima, industrialização, venda e distribuição do produto. Quanto maior o embasamento dos argumentos melhor será a avaliação da atividade.
Material complementar
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/KdeqA3aTnBY
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos grupos que apresentem a empresa que criaram para a turma. Para avaliação do trabalho realizado pelos grupos considere o embasamento dos argumentos e a sua viabilidade, ou seja, se são possíveis de serem postos em prática.
Ao final desta aula, espera-se que os alunos tenham aprendido o significado de cooperativa agroindustrial e de agroindústria, a importância destas atividades para a modernização do campo e para a melhora do nível de vida de seus proprietários e funcionários.
Material complementar
Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/-Xv7k95vOFA
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles terão a tarefa de refletir sobre o significado e a importância da agroindústria e das cooperativas agrícolas para a modernização do campo no país.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de apresentar aos estudantes as agroindústria e as cooperativas agrícolas. Solicite que façam uma pesquisa sobre o que são essas atividades e escolham uma fotografia para ilustrá-las. Caso não seja possível a impressão da fotografia, podem salvá-la em um arquivo de texto ou mesmo como imagem.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas será realizada em duplas. Solicite a contribuição dos familiares para a organização de um momento síncrono entre a dupla. Esse momento pode ser feito por chamada de vídeo do WhatsApp ou softwares de videochamadas, como o Zoom ou o Google Meets. A proposta é que as duplas criem uma agroindústria ou cooperativa agroindustrial fictícia, cujos produtos fabricados são derivados de materiais existentes em abundância na cidade onde a escola está inserida ou do reaproveitamento de materiais descartados na escola ou no bairro onde vivem, como, por exemplo, esgoto doméstico, óleo de cozinha, materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, etc. Oriente-os a criar um nome e um slogan para a empresa, definir o local de instalação, o segmento de atuação (laticínio, vestuário, biocombustíveis etc.), a matéria-prima principal e os produtos derivados. Eles deverão ainda criar um plano para o negócio: como será feita a coleta da matéria-prima, a industrialização, a venda e a distribuição do produto. Quanto maior o embasamento dos argumentos, melhor será a avaliação da atividade.
Sistematização
Peça que cada dupla elabore um slide com as informações da empresa criada, contendo o slogan da empresa, o produto produzido e o local de instalação. Organize todos os slide em um arquivo único, em programas como o PowerPoint ou o Google Apresentações, e socialize-o com a turma.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir, junto com o estudante, a uma reportagem sobre a agroindústria familiar, produzida pela TV FGV, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Allan Pacheco
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir sobre o significado de agroindústria e a sua importância para a modernização do campo no Brasil.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA