Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, continuarão sendo abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. A habilidade ainda não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Este pode ser considerado um plano conseguinte ao anterior e fornecerá também subsídios para as aulas seguintes.
O assunto abordado neste plano envolve uma série de aspectos químicos complexos, porém, eles serão abordados de maneira mais simplificada, ajustados à faixa etária condizente.
Para conhecer melhor o processo abordado neste plano, você pode acessar o link:
https://super.abril.com.br/tecnologia/como-se-formou-a-camada-de-ozonio-e-por-que-o-buraco-se-concentra-no-polo/
Materiais necessários para a aula: bloquinho de papel sulfite ou papel jornal (pode ser comprado pronto ou produzido pelo professor), lápis, caneta ou canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles deverão identificar como ocorre a formação da camada de ozônio, discutindo seus meios geradores.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Relembre as principais características do ozônio, descobertas na aula anterior, destacando sua composição gasosa e, principalmente, o elemento que o compõe: o oxigênio. Leia então o slide para os alunos e revele que, para descobrirem a origem do ozônio, eles deverão produzir um desenho animado que conte como o ozônio e sua camada são formados na atmosfera.
Lembre-se de que este não é o momento ainda para que sejam aprofundados os conceitos de moléculas e átomos. Eles devem ser apresentados apenas para que os estudantes possam ter melhor embasamento e consigam interpretar a atividade.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora para a turma. Questione se alguém tem alguma hipótese sobre a formação do ozônio ou se imaginam que fatores ambientais poderiam estar envolvidos no processo. Comente que, para descobrir a resposta, os alunos irão produzir uma animação, assisti-la, e ao final, deverão comentar o que conseguiram entender sobre ela.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas.
Distribua os bloquinhos de sulfite (ou papel jornal) e peça aos estudantes que peguem lápis, canetas ou canetinhas. Caso você tenha dificuldade em encontrar os bloquinhos comercializados prontos, uma opção é confeccioná-los conforme o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=29SCiHN9zCI&t=131s
Explique a atividade lendo o slide, retome o objetivo da mesma e peça que iniciem os desenhos (os números de cada quadro não devem ser representados, apenas indicam a sequência dos desenhos). Como serão muitos desenhos desenvolvidos em sequência, recomende que os alunos intercalem a tarefa, ou sugira que um desenhe e o outro pinte, por exemplo. Peça aos estudantes para que olhem, através da transparência da folha, o desenho anterior. Isso ajuda a marcar a posição em que os elementos da animação estavam.
Outra dica que pode contribuir para um melhor funcionamento da animação é a realização dos desenhos próximos à borda da folha, facilitando o passar das páginas com os dedos. Para saber mais sobre animações em flipbook, vá até a página 31 do arquivo disponível no link a seguir: http://www.animaescola.com.br/media/arquivos/material%20pedag%C3%B3gico/animaescola_cartilha2015_web.pdf
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas.
O flipbook final deverá ter resultado semelhante ao do vídeo a seguir: https://drive.google.com/file/d/1Zzcq7L4DJCxS8MvGAa0aHMA4BMNQKfYa/view
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: Apresente este slide como continuação da sequência anterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Peça que os alunos assistam à animação produzida, folheando as páginas do bloquinho animado. É possível que os estudantes encontrem dificuldade para ajustar a velocidade adequada da virada das folhas. Intervenha e auxilie as duplas que continuarem com problemas.
Solicite, então, que anotem em seus cadernos o que entenderam sobre a animação que assistiram. Relembre-os que a intenção da atividade é tentar descobrir como o ozônio e sua camada foram formados.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que retornem ao semicírculo, para que possam compartilhar suas produções e o que puderam compreender sobre elas. Escolha algumas duplas para apresentarem seus flipbooks, bem como a interpretação sobre a origem do ozônio e de sua camada. Selecione duplas que complementem as informações já fornecidas por outros alunos.
Estimule-os a extrair detalhes que por ventura tenham passado desapercebidos. Os estudantes devem relatar a importância do oxigênio na formação do ozônio e a participação fundamental de fatores ambientais, como os raios UV e descargas elétricas, por exemplo.
Relembre-os de que a observação é fundamental para a descoberta científica.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula.
Espera-se que os alunos tenham conseguido identificar como ocorre a formação da camada de ozônio (a partir do oxigênio) e reconheçam seus meios geradores (raios UV e descargas elétricas).
Esta ainda é uma aula inicial para o estudo do ozônio e da camada criada por essa substância em nossa atmosfera. Em aulas posteriores a temática será enriquecida com mais informações.