Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: para esta aula deverá ser disponibilizado aos alunos acesso às notícias de jornais apontadas no contexto e mão na massa munindo os estudantes de informações para que pensem suas hipóteses.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula para a turma. Se você escolheu trabalhar este plano em sequência do CIE7_08VE03, relembre com eles o título da aula passada, no intuito de proporcionar esta fluidez de pensamentos.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Após a leitura da notícia e análise das imagens, apresente a questão disparadora para a turma como um contraponto à forma que abordamos até aqui sobre a importância e os impactos de um furacão para o meio.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Realize com a turma em um único grupo a leitura da notícia do Jornal El País: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/10/internacional/1505011745_119870.html?rel=mas. Destaque com eles sobre os pontos abordados como: evacuação da população humana das cidades a serem atingidas, sofrimento pela possibilidade de perdas de bens materiais, entre outros que lhe parecer conveniente durante a leitura. Apresente as imagens fornecidas nesta publicação: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/12/album/1505218806_296425.html#foto_gal_1. Compare com os estudantes as imagens de antes e depois da passagem do furacão, ressaltando a força da devastação em cidades que ele provocou.
Em seguida, divida a turma em 4 grupos. Cada grupo trabalhará sobre um dos tópicos deste slide. Oriente os alunos, agora que eles têm informações sobre as mobilizações em torno de um furacão nas cidades, que criem hipóteses para algumas questões, refletindo sobre o impacto de um furacão sob outro ponto de vista do que o normalmente abordado na mídia. Para instigar os grupos, faça questionamentos como:
1. Quais medidas poderiam ser tomadas pensando na proteção de animais domésticos?
2. Quais as consequência para os animais silvestres?
3. Como a flora pode ser atingida?
4. Como podemos mobilizar a população sobre os danos ambientais?
Peça que registrem essas hipóteses e reflexões em uma folha, de forma que estejam preparados para posterior compartilhamento.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a finalização da discussão nos pequenos grupos, forme uma roda com toda a turma. Peça que os grupos, em ordem de 1 a 4 (de acordo com as perguntas) compartilhem suas perguntas e suas hipóteses. Oriente a turma que ao ouvir as hipóteses de outro grupo, deem sugestões e reflitam sobre cada uma delas. Terminada a discussão geral, relembre a questão disparadora “Quais os possíveis impactos para a fauna e flora com a passagem de um furacão?” e inicie a construção de um parágrafo coletivo de forma a ter um registro sobre as reflexões da turma acerca do tema, pouco explorado pela mídia, mas tão importante para a manutenção das sociedades quanto às infraestruturas urbanas.