Plano de Aula

Plano de aula: O que é o efeito estufa?

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da segunda aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU01. O objetivo do plano é que os alunos reconheçam que o efeito estufa ocorre devido a atmosfera terrestre ser transparente a luz branca, proveniente do Sol, porém ser relativamente opaca à radiação infravermelha. Assim, aprisiona o calor, o que leva a um aumento de temperatura (de forma análoga que ocorre com o vidro).

Durante a atividade, os alunos terão que construir um esquema que represente o fenômeno estudado. Espera-se que anteriormente já tenham contato com diversos desenhos, esquemas e representações para explicitar algum fenômeno. Caso seja necessário, retome alguns exemplos para que possam compreender o que é esperado deles nesta atividade.

Espera-se que a habilidade da BNCC EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características, já tenha sido trabalhada anteriormente. Para essa aula também é desejável que os alunos reconheçam os tipos de radiações emitidas pelo Sol que chegam à Terra. O plano de aula CIE7_13TU06 poderá contribuir nesta conceituação, podendo ser trabalhado anteriormente à este.

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa” impressa (1 folha para cada 2 alunos).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que, na aula de hoje, iremos retomar a aula anterior na qual eles construíram um modelo de estufa e verificaram que dentro dela a temperatura era maior do que fora.

Projete o próximo slide ou entregue o material impresso aos alunos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO