Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas: O que podemos fazer?

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano está organizado para ser desenvolvido em duas aulas de 50 minutos. A proposta explora aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade. Trata-se da décima aula sobre a temática que dá continuidade às discussões anteriores, nas quais os estudantes têm a oportunidade de compreender o que é o efeito estufa, seus efeitos causadores, a importância do equilíbrio térmico da Terra, como isso acontece em outros planetas, além das atividades humanas que intensificam o efeito estufa e como o mundo se organiza diante das mudanças climáticas. Essa sequência culmina com a proposta dessa aula cujo objetivo é que os alunos proponham e implementem soluções locais para a redução do efeito estufa. Veja a sequência de planos aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

equipamento de projeção com áudio e computadores com acesso à internet (possibilidade de uso para toda turma ou com adaptações para uso apenas do professor).

Recursos educacionais digitais:

Materiais diversos:
roteiro de investigação e materiais para registro das discussões e produções dos grupos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Mudanças climáticas.

  • Efeito estufa e aquecimento global.

  • Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas.

  • Discutir como os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas afetam os lugares de vivência dos estudantes.

  • Elaborar formas de comunicação para divulgar as descobertas e envolver a comunidade em ações que minimizem os impactos causados pelas mudanças climáticas.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 100 minutos.

Este plano de aula objetiva refletir sobre os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas, tendo como foco a observação dos lugares de vivência dos estudantes. Ao reconhecerem como diversas ações interferem nos modos de vida local, os grupos serão mobilizados a comunicar suas descobertas, envolvendo a comunidade na proposição de ações que minimizem esses impactos.

Entre as atividades propostas na sequência, temos a exploração do simulador climático En-ROADS que será usado como forma de ampliar a percepção dos estudantes sobre os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, as estratégias de comunicação usadas como culminância da atividade podem ser ampliadas e intensificar os alertas sobre a responsabilidade de cada um, frente aos desafios globais relacionados ao assunto. Explore o recurso antes da aula e elenque os pontos principais a serem usados na sua mediação. Você encontra algumas orientações para essa exploração no tutorial disponível na lista de materiais desse plano. Caso perceba que haverá dificuldades em relação ao uso do recurso, adapte a atividade para que, combinando informações coletadas na investigação in loco e pesquisas, os estudantes tenham insumos adequados para estabelecer projeções e construir cenários climáticos futuros, alertando as pessoas sobre a importância de agirem em prol da melhoria das condições ambientais.

O simulador En-ROADS é uma ferramenta de simulação interativa que permite explorar o impacto de diferentes ações na temperatura global do planeta e nas emissões de gases de efeito estufa com projeção até 2100. É um exemplo de como a IA (partindo de modelos, critérios complexos e algoritmos advindos de diversos sistemas) consegue estabelecer uma análise dinâmica e integrar informações que apoiam a tomada de decisões.

Importante: Já na primeira aula, os estudantes deverão mapear impactos ambientais nos seus lugares de vivência, relacionando-os com as ações causadoras. Para isso, distribua o material disponível no Anexo I. Ele é apenas uma sugestão que você pode adaptar de acordo com as especificidades da sua turma e contexto no qual a escola está inserida. Oriente para que essa investigação contemple impactos relacionados à água, ar e solo, apoiando-se na diversidade de observações que guiarão as discussões dos grupos posteriormente.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 30 minutos.

Leia o tema da aula para turma e questione-os sobre o que já ouviram falar sobre o assunto. Caso tenha explorado os planos anteriores da sequência, retome aspectos explorados nas atividades e evidencie como eles se conectam para que agora possam pensar em ações práticas para intervir em seus lugares de vivência. Você pode usar questionamentos como:

- O que vocês já ouviram falar sobre o assunto?

- De que forma percebem as mudanças climáticas no bairro onde moram?

- O que as pessoas fazem que contribui para isso? E as empresas?

Rua inundada com água da chuva

Crédito: Joa_Souza/GettyImages

Liste as primeiras ideias da turma, aproveitando para explorar aspectos observados na investigação dos lugares de vivência dos estudantes e então siga para o compartilhamento do vídeo.

Exiba o vídeo “Mudanças Climáticas”, da National Geographic. Peça aos alunos que observem as cenas apresentadas e que façam anotações de informações ou de dados que mais chamam a atenção deles. Você pode usar alguns questionamentos para orientar essa observação:

- Quais as principais mudanças climáticas observadas?

- Como elas afetam a vida das pessoas?

- De que forma os seres vivos são impactados?

Uma alternativa para a substituição do vídeo é realizar a leitura de uma reportagem ou de texto sobre a temática e mostrar para os alunos imagens relacionadas ao aquecimento global e ao efeito estufa, como, por exemplo, imagens de indústrias, automóveis, desertificação, refugiados climáticos, aumento do nível do mar etc.

Sugestão de leitura: “Mudanças climáticas”, do site Mundo educação - Bol. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm.

Para ampliar os questionamentos feitos no início da aula, compare o que foi apresentado no vídeo com ações percebidas no entorno da escola e outros locais explorados pelos estudantes.

- Quais semelhanças observadas no vídeo com os lugares de vivência de vocês?

- Quais impactos são iguais? Quais foram as novidades?

- As ações causadoras das mudanças climáticas são as mesmas? O que observaram de diferente?

- Quais consequências imaginam que a continuidade dessas práticas pode causar? Como afetam as mudanças climáticas? As pessoas? E a biodiversidade?

Organize a turma em grupos e projete as seguintes questões disparadoras:

Como podemos contribuir para minimizar os impactos/riscos locais decorrentes das mudanças climáticas?

Reflita: Quais problemas referentes a mudanças climáticas podem atingir a mim, meus familiares, amigos e vizinhos? Discuta com eu grupo: Como podemos contribuir para minimizar os impactos/riscos locais decorrentes das mudanças climáticas?

Solicite que sistematizem as respostas no caderno. Eles deverão escrever os problemas investigados nos seus lugares de vivência (tabela sugerida como Anexo I), envolvendo questões climáticas, analisando pontos de convergência entre as anotações feitas previamente. Após a realização dos registros, organize um momento para compartilhamento e discussão sobre maneiras por meio das quais eles podem contribuir para minimizá-los.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO