Plano de Aula

Plano de aula: Linhas de montagem automatizadas

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre História dos combustíveis e das máquinas térmicas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula pertence à uma sequência de aulas em que cada plano aborda, de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede o professor de utilizar este plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados à automatização nas linhas de produção (local em que vários operários, com auxílio de máquinas e de ferramentas especializadas, realizam tarefas específicas e sequenciais para obter um produto acabado ou semi-acabado), em especial à introdução de computadores nos processos de fabricação - a automatização.

A automatização é um processo que utiliza dados programados para execução de tarefas. Também possibilita efetuar correções de maneira eficiente, com maior precisão e mais rápido que o homem. Esse processo também evita o desperdício de matéria-prima, de energia elétrica, reduz o número de produtos com defeito, acidentes e necessidade de mão-de-obra.

Com a automatização industrial, os operários tiveram que se especializar para operar os equipamentos automatizados (como, por exemplo, uma empilhadeira ), e, assim, surgiram as escolas profissionalizantes e técnicas.

É interessante que este plano seja aplicado após a aplicação do plano CIE7_0603.

Materiais necessários para a aula: Data Show ou algum recurso multimídia para exposição de dois vídeos (disponíveis no Youtube, links abaixo) e folhas sulfite. Caso não seja possível a execução do vídeo, a apresentação das figuras disponíveis neste plano serão adequadas.

Tempos Modernos - Charlis Chaplin (2:00-4:45) - disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=WVK1oHItoWI> (acesso em 30/06/2018)

Fiat Betim. Linha de Montagem (0:00-1:54) - disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=5g4X-eJGMfY> (acesso em 30/06/2018)

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as mudanças causadas nas fábricas após a introdução de robôs e de computadores nas linhas de montagem e de produção. Pergunte se seus alunos se recordam de algum lugar que tenha automatizado a linha de produção. As respostas serão diversas, como uma linha de produção de automóveis (carros), fábrica de refrigerante, fábrica de bicicleta, fábrica de vidro ou de pratos e copos.

Não se preocupe em corrigi-los neste momento, mas questione qual é a função do robô ou do computador nos contextos citados.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO