Mão na massa G1 – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Impacto da poluição atmosférica na saúde
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impactos de catástrofes e mudanças em ecossistemas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, correspondente ao código CIE7_09VE.
Materiais necessários para a aula: Impressão de uma cópia dos seguintes materiais:
https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/ - imprimir texto completo
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206 - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf - imprimir as páginas 22 e 23
http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/ - imprimir tópico “os principais poluentes”
Formulário 1:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf
Formulário 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf
Formulário 3: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf
Formulário 4: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf
- 4 folhas de sulfite
- 1 folha de papel pardo ou duas cartolinas
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema, relembre com os alunos a composição atual da atmosférica. Para isso, projete (ou desenhe) o gráfico de pizza demonstrando que, basicamente, podemos dividir em 3 partes, uma que concentra aproximadamente 78%, e as outras 21% e 1% dos gases da atmosfera.
Questione se eles sabem qual o gás que compõe os 78%, os 21% e o 1% e se esses números são sempre constantes em qualquer local. É provável que eles respondam que o oxigênio seja o gás em maior concentração, ou até mesmo o gás carbônico. Ao final da discussão, revele que o gás em maior concentração é o gás nitrogênio, seguido pelo oxigênio, e que dentro do 1% existem diversos gases, incluindo o carbônico. Em geral, a porcentagem desses gases são constantes, porém, a emissão de gases poluentes podem modificar a atmosfera e, consequentemente, a saúde humana. Questione se eles sabem como esses gases podem prejudicar o ser humano e o quanto isso é significante para problemas de saúde. Deixe que levantem hipóteses e as retome no momento pertinente.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora e os encaminhe para a atividade.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Divida os alunos em 4 grupos. Passe um tema para cada grupo, conforme slide. Cada grupo receberá, além de um texto, um formulário para o desenvolvimento da atividade (23 minutos):
Grupo 1: OMS - Poluição atmosférica (https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/05/02/oms-poluicao-atmosferica/) - imprimir texto completo
Fomulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bYrZjhWNhP5K6EqpduGDpRUSThvATtJq2D5P9ZZdHjpnum7dzsdwYBBzAHAZ/cie7-09ve06--mao-na-massa-g1--atividade-para-impressao.pdf
Grupo 2: Brasil tem menos mortes por poluição do ar que outros emergentes, mas 'tendência é de piora' (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37479206) - imprimir somente os 6 primeiros parágrafos.
Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JGMhQzqjUuPQXXVRGn7P2GQa4AKaHMxgjNygdzKHHD2psb7XjBkv2cMfcRsN/cie7-09ve06--mao-na-massa-g2--atividade-para-impressao.pdf
Grupo 3: Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2015 (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf) - imprimir as páginas 22 e 23.
Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kEfGPcsa7jb22kpQTnVXdpn2BPct68uYrnAp8FgbQuCQm3SgJwfxYDbz3cgf/cie7-09ve06--mao-na-massa-g3--atividade-para-impressao.pdf
Grupo 4: A poluição causa doenças e mata (http://revistapesquisa.fapesp.br/1997/06/01/a-poluicao-causa-doencas-e-mata/) - imprimir tópico “os principais poluentes”.
Formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kbrHSCxbN4Z2caRRCrTwRQXTh7wcVHVwJFWPngUvpnES7hKJAbhpgQfnXSFy/cie7-09ve06--mao-na-massa-g4--atividade-para-impressao.pdf
Juntamente ao material acima, distribua uma folha de sulfite a cada grupo. Peça para que sigam a atividade descrita no formulário que receberam. A atividade comum a todos os grupos será a construção de gráficos. Para isso, peça para que escolham o tipo de gráfico que acharem mais pertinente – barra, linha ou pizza. Auxilie os alunos conforme dúvidas forem aparecendo durante a escolha dos gráficos e na sequência do formulário. Tanto o gráfico de barras, quanto o de pizza, serão adequados aos dados trabalhados. Já o de linha não, pois não temos um fator crescente, por exemplo. Direcione para que percebam essa diferença na escolha dos gráficos. Peça para que façam gráficos grandes, utilizando escalas e legendas, na folha de sulfite. Oriente para que utilizem lápis de cor para facilitar a construção dos gráficos e das legendas.
Se a sala for muito numerosa, divida em 8 grupos. Porém, oriente para que os grupos que trabalharem o mesmo tema escolha tipos de gráficos diferentes.
Mão na massa
Orientações: Ao final da atividade em grupos, os alunos realizarão atividade colaborativa entre os grupos (10 minutos). Para isso, disponibilize uma folha grande (pode ser um pedaço de papel pardo ou duas cartolinas unidas). Cada grupo terá uma parte do papel para utilizar, oriente para que recortem o gráfico da folha de sulfite e colem nesse papel. O texto produzido no formulário de cada grupo também deverá ser transcrito nesta folha.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após finalizada a faixa, todos os alunos deverão entrar em contato com os dados levantados pelos grupos. Para isso, deixe a faixa exposta na região frontal da sala de aula. Comece comentando os dados pesquisados. Por exemplo, enfatize que a China é um país onde há alta taxa de poluição atmosférica e que o Brasil, apesar de mais baixa, possui uma taxa preocupante. Comente sobre os principais poluentes e de onde eles são originados, como a agropecuária e a produção de energia – atividades antrópicas. Ainda, utilize os dados de São Paulo para mostrar a gravidade da poluição por veículos automotores, e enfatize que essa cidade foi escolhida por ser a mais habitada do país, com alto índice de desenvolvimento e poluição.
Aponte que as doenças citadas no gráfico estão relacionadas com as maiores taxas de mortalidade mundial, mas que o ar poluído causa diversos outros males para a saúde, como alergias, asma e dificuldade respiratória, e que os principais afetados são crianças e idosos. Para melhor aproximação dos alunos com o tema, leia com eles alguns trechos retirados de artigos de divulgação (slide).
Retome as hipóteses levantadas por eles na contextualização e questione se continuam as mesmas ou se mudaram e deixe que comentem o que aprenderam na aula. Ao final, proponha que exponham a faixa em um mural para que o restante da escola possa entrar em contato com os dados levantados por eles.
Material complementar ao professor:
Indicadores de desenvolvimento sustentável: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf
Pesquisa de informações básicas municipais: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6063.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive uma breve discussão sobre a questão apresentada.
Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- Como a poluição do ar impacta na saúde humana?
Peça a eles que reflitam sobre.
Mão na massa
Organize a turma em 4 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie um texto e formulário correspondente a cada grupo (disponíveis no plano). Oriente os grupos a discutirem e responderem ao formulário.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, reserve um tempo para que os grupos compartilhem as conclusões e siga as orientações do plano para sistematização.
Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a comunicação com os integrantes do grupo e interpretação do texto.
Impacto da poluição atmosférica na saúde
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Sistematizar e analisar dados de problemas de saúde provenientes da poluição atmosférica decorrente de práticas sociais.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Professora-autora: Denise Aparecida Chiconato
Mentora: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: esse plano faz parte de uma sequência didática, correspondente ao código CIE7_09VE.