Atividade para impressão - Texto de consulta - Doenças de pele e a camada de ozônio
Plano de Aula
Plano de aula: Doenças de pele e a camada de ozônio
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: A aula é orientada para os principais tipos de doenças causadas pela radiação ultravioleta (RUV) nos seres humanos e seus efeitos.
Materiais necessários para a aula: O plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de uma Roleta da Sorte e fichários.
Sendo um conteúdo com termos mais técnicos, encorajamos o professor a consultar o material anexo antecipadamente. O material anexado possui como fonte o trabalho: OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL, (material complementar).
Páginas: 17 a 25. Utilize uma ou mais Roletas da Sorte, para sortear uma doença. Um grupo de alunos deverá questionar um outro grupo sobre a categorização e a características das mesmas. Quatro grupos de doenças foram categorizadas e três características uma foram selecionadas de cada uma.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Questione os alunos se existe alguma relação entre: exposição ao Sol e as doenças de pele, A redução da camada de ozônio e determinados cânceres de pele, Quais populações no planeta estão mais expostas às doenças causadas pela radiação solar, Se há períodos de maior ou menor incidência de doenças de pele.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Aborde a temática referindo-se às doenças advindas de vírus, bactérias, protozoários, fungos e agente químicos. Insira a ideia contextualizando outros planetas: Marte e Vênus, ou até a Lua. Explore o tempo com relação aos efeitos imediatos ou a longo prazo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pergunte por doenças referentes à faixa etária (recém-nascidos, crianças, jovens, adultos, idosos), cor da pele (branca, negra, morena, parda),
regiões do planeta (equatoriais, tropicais, polares desertos, mares, florestas) ou até mesmo locais com maior ou menor índice de poluição (centros urbanos, cidades montanhosas, cidades litorâneas, vilarejos do interior,). Evidencie com o grupo algum tipo de classificação ou categorização. Estimule anotações no
Cornell Note: https://drive.google.com/file/d/1EEkgEFUVVFW9nexhUSPUcGgA586MQlsD/view?usp=sharing.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize a turma em quatro grupos. São quatro os tipos de classificação das doenças de pele: câncer de pele, efeitos biológicos, efeitos imediatos
e efeitos tardios. Distribua os cartões com os tipos de doença, a folha de anotações e a Roleta da Sorte (ideal que cada grupo possua uma). Selecione o primeiro grupo que deverá manusear a roleta. Feita a primeira jogada, e conforme a seta indique o tipo de doença, os alunos de outro grupo devem indicar uma das três características. Retome sempre a leitura do material anexado como fonte de consulta: OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL. Páginas: 17 a 25. O processo deve ser repetido até a turma apropriar-se da classificação e dos tipos. Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula. Valorize a importância de os alunos compreenderem e se apropriarem também do tempo de aula. Utilize relógios de parede, o relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar na interpretação da leitura do texto.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Explore com os alunos características marcantes de cada doença. Aproveite a atividade para classificar junto com a turma as características que mais chamaram a atenção do grupo. Crie um índice de pontuação no quadro ou em um mural das doenças estudadas. Aproveite os nomes científicos das doenças e explore suas origens. Evidencie a relação com a radiação UV e a exposição solar. Explore as dúvidas, os questionamentos e as dificuldade dos alunos quanto à complexidade da temática.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Retome com os alunos a Contextualização, relembrando que todas estas doenças são causadas por agentes externos ao planeta. Enfatize o cuidado quanto à exposição excessiva ao Sol bem como as quatro classes de doenças estudadas. Indique a existência de outras doenças. Motive os alunos a pesquisar outras enfermidades e compartilharem com o grupo. Retorme continuamente o estudo de referência: OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL, páginas: 17 a 25, há outras outras doenças apontadas pelos autores. Caso deseje, crie outros cartões com os demais distúrbios causados pela RUV.
Materiais Complementares
Atividade para impressão - Roleta - Doenças de pele e a camada de ozônio
OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos tardios na pele humana - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos tardios na pele humana(2) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos tardios na pele humana(3) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos imediatos na pele humana(4) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos imediatos na pele humana(5) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos imediatos na pele humana(6) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões Câncer de pele(2) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões Câncer de pele(3) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões Câncer de pele(4) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos biológicos - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos biológicos(3) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos biológicos(2) - Doenças de pele e a camada de ozônio
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Quais as principais doenças causadas pela radiação UV nos seres humanos?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em 4 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Sorteie uma doença de pele para que cada grupo investigue: câncer de pele, efeitos biológicos, efeitos imediatos e efeitos tardios.
Oriente-os a pesquisarem sobre a doença e a preparem uma apresentação.
Para apoiá-los, compartilhe as cartas disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos apresentem a pesquisa. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os buracos na camada de ozônio (unidade Dodson) com o aumento da incidência dos casos de câncer de pele.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Antonio de Lisboa Coutinho Junior
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda