Atividade Mão na Massa - Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano de Aula
Plano de aula: Consequências da intensificação do efeito estufa
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.
Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópias dos slides impressos.
- Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.
Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):
- 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
- 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
- 8 termômetros.
- Água em temperatura ambiente.
- 20 cubos de gelo.
- 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
- Fita adesiva.
- Plástico filme transparente de alimentos.
- 4 toalhas.
- 2 copos graduados.
- Papel alumínio.
- Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)
Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:
Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml
“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml
Sugestões de aprofundamento para o professor:
- Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html
- Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:
https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/
- Vídeo com o experimento: “O degelo e o nível do mar” do canal pontociência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=R7jyZyZXu6c
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO