Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano faz parte de uma sequência didática, do código CIE7_09VE.
Materiais necessários para a aula:
- 3 folhas de papel cartão colorido
- Impressão de 3 cópias das páginas 357, 359 e 360, do link: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n2/1413-8123-csc-21-02-0351.pdf
- Impressão do tabuleiro do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qn7DmwAsXNfnY9VP4MJxANuR5n626aUeVgJDv7wnm7fzXmveS74gay87Tvzz/cie7-09ve09--mao-na-massa--atividade-para-impressao-jogo-das-regioes.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mostre a figura do país representando as regiões brasileiras. Questione se conhecem diferenças entre essas regiões. É possível que apontem que no Nordeste tem seca, ou que no Sul pode nevar, por exemplo. Por terem condições diferentes, é possível que nessas regiões a saúde da população seja diferente? Os questione sobre isso e deixe que levantem hipóteses, que serão retomadas posteriormente.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora aos alunos e peça para que relacionem com as hipóteses levantadas anteriormente.
Mão na massa
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações: A atividade será dividida em 2 partes. Para isso, divida a sala em três grandes grupos. Cada um deles ficará responsável por uma região: Sudeste, Sul ou Centro-Oeste.
Etapa 1: Pesquisa e montagem de jogo (20 minutos)
Recorte uma folha de papel cartão em 10 partes e distribua para cada grupo. De preferência, entregue a folha da cor pesquisada para o grupo, conforme a região que vão trabalhar. Por exemplo, entregue uma folha de papel vermelho para o grupo do Centro-Oeste. Essas serão as fichas que utilizarão para montar o jogo.
Para a pesquisa das questões do jogo, distribua as páginas 357, 359 e 360 do artigo: “Condições de saúde, acesso a serviços e fontes de pagamento, segundo inquéritos domiciliares” para todos os grupos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n2/1413-8123-csc-21-02-0351.pdf.
Peça para que cada grupo pesquise a sua região trabalhada, porém, para que façam perguntas e escrevam nas fichas que receberam, podendo comparar com outras regiões. Por exemplo, o grupo da região Sudeste pode perguntar: “A região Sudeste apresenta maior índice de diabetes que a região Sul? ( ) verdadeiro ( ) falso”. É importante que os alunos façam dessa forma, para que, mesmo trabalhando uma única região, estudem sobre as outras.
Etapa 2: Hora de jogar! (17 minutos)
Disponibilize o tabuleiro, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qn7DmwAsXNfnY9VP4MJxANuR5n626aUeVgJDv7wnm7fzXmveS74gay87Tvzz/cie7-09ve09--mao-na-massa--atividade-para-impressao-jogo-das-regioes.pdf link.
Peça para que cada grupo eleja um representante que irá fazer a leitura das questões e que escolham uma peça para andar no tabuleiro, como um apontador, borracha ou algo montado por eles mesmos.
As regras do jogo estão disponíveis https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JUGHpbUNzye6vujEWy4GKmE92sxKsWFCf4s6hJENSnNNMmVv3aKVUPs3BNda/cie7-09ve09--mao-na-massa--atividade-para-impressao-regras-do-jogo.pdf.
O objetivo do jogo é alcançar a estrela, portanto, o grupo que chegar primeiro será o vencedor.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Ao final do jogo, peça para que cada grupo aponte as características que mais acharam marcantes de cada região pesquisada. Por exemplo, o grupo Sudeste pode comentar da maior incidência de diabetes e hipertensão, mas que mesmo assim, é o estado com melhor avaliação de saúde.
Após esse levantamento, pegue os gráficos de avaliação de estado de saúde das regiões e discuta com os alunos. Mesmo não tendo trabalhado as regiões Norte e Nordeste, compare com as que trabalharam e aponte as diferenças.
Entre as regiões que trabalharam, questione o motivo do Sudeste possuir a melhor avaliação de saúde. Eles devem relacionar com o maior acesso a consulta médicas e planos de saúde dessa região, mostrados nos outros gráficos.
Discuta com os alunos os motivos pelos quais observaram esses dados. Por exemplo, questione quais as causas de diabetes e hipertensão e por que eles acham que as regiões Sudeste e Sul apresentam os maiores índices. Caso eles não consigam fazer essa relação, direcione para que percebam que essas doenças são mais comuns em idosos, e que essas regiões concentram o maior número de idosos.
Para facilitar, pode utilizar o texto do link: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2014/12/pesquisa-revela-que-57-4-milhoes-de-brasileiros-tem-doenca-cronica
Retome a questão disparadora e direcione para que concluam que a preocupação nessas regiões está relacionada com doenças que podem causar complicações cardiovasculares e infarto e que o acesso à saúde é um diferencial para o índice de saúde de uma região.
Material complementar ao professor:
http://www.ipea.gov.br/presenca/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=12
http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n2/1413-8123-csc-21-02-0351.pdf