Plano de Aula

Plano de aula: Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Descrição

Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13) e as relações com a IA. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Durante a atividade, os alunos terão que roteirizar e gravar um podcast, por isso, providencie os materiais necessários para gravação de áudio (por exemplo, gravadores, computadores com programa de gravação de áudio ou, até mesmo, celulares). A sistematização envolve a apresentação e discussão dos podcasts produzidos, a identificação de ações para mitigar o aquecimento global e a criação de uma linha do tempo das principais ações mundiais sobre o tema. Além disso, a aula integra discussões e atividades que exploram como a IA pode ser tanto uma ferramenta para combater as mudanças climáticas como uma fonte de novos desafios éticos e ambientais. Caso não disponha desses recursos, os alunos poderão apresentar o programa de podcast ao vivo para a turma.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, preparando os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet; datashow; equipamento para gravação e edição de áudio, como, por exemplo, computadores, microfones/headphones, celulares, gravador de voz e equipamento para reprodução de áudio.

Recursos educacionais digitais:
podcast “Aquecimento Global” (Rock com Ciência), apenas os primeiros 4 minutos. Disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806

Materiais diversos:
textos de apoio e roteiros impressos, disponíveis na área de no material complementar.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Fenômenos naturais (efeito estufa) e impactos ambientais.
  • Aquecimento global e mudanças climáticas.
  • IA na perspectiva crítica e ética no contexto das mudanças climáticas.

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir os impactos ambientais da intensificação do efeito estufa.
  • Debater ações que impliquem na redução do efeito estufa.
  • Discutir as relações positivas e negativas da IA no contexto das mudanças climáticas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Bibliografia

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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 165 minutos

Esta aula, destinada ao 7º ano do Ensino Fundamental, aborda os impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa, promovendo um diálogo entre ciência, ética e tecnologia a partir do tema "como o mundo se organiza diante das mudanças climáticas". A proposta é que os estudantes, organizados em grupos, elaborem e gravem um podcast com o tema “A luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas”, a partir de textos de apoio e reflexões sobre o uso da IA — tanto como aliada no enfrentamento desses problemas quanto como possível geradora de novos desafios ambientais e éticos. Além de promover competências digitais e científicas, a aula convida os estudantes à reflexão crítica sobre os usos da tecnologia frente à crise climática global. Como possíveis dificuldades, o professor pode enfrentar limitações técnicas ou insegurança com o tema da IA — para isso, o plano traz sugestões de apoio, como materiais complementares e sugestões interdisciplinares. A avaliação é processual, considerando o engajamento, a produção dos podcasts, os registros reflexivos e a linha do tempo criada pelos alunos. Há também uma atenção especial à inclusão e aos desdobramentos possíveis, como a participação em feiras escolares e a criação de murais interativos sobre justiça climática.

Dificuldades antecipadas

Por se tratar de um tema ligado a tecnologias emergentes, é natural que você, professora ou professor, possa se sentir inseguro(a) quanto aos conceitos de IA e sua relação com as mudanças climáticas. Para lidar com isso, recomenda-se: estudar previamente os materiais de apoio sugeridos no plano — como reportagens, vídeos e infográficos; adotar uma postura de mediação, incentivando o olhar investigativo dos alunos e aprendendo com suas descobertas; e buscar parcerias com professores de outras áreas (Tecnologia, Geografia e Língua Portuguesa), promovendo uma abordagem interdisciplinar.

Para a mediação dos debates, estabeleça regras de convivência, priorizando o respeito às diferentes visões. Trabalhe com dilemas éticos estruturados que permitam o desenvolvimento de empatia e argumentação. Valorize a escuta ativa e reforce que não há respostas únicas.

A falta de equipamentos adequados (como microfones, gravadores ou celulares) pode dificultar a produção dos podcasts. Para superar isso, sugere-se estimular o uso de celulares dos próprios alunos (quando permitido pela escola), utilizando aplicativos gratuitos de gravação. Caso a gravação não seja possível, permita apresentações ao vivo simulando o podcast. Criar parcerias com o laboratório de informática da escola ou reservar salas com melhor acústica para as gravações pode ser uma opção também. O conceito de IA pode soar abstrato ou distante da realidade dos estudantes. Por isso, recomenda-se apresentar vídeos curtos, notícias e exemplos concretos de aplicação da IA — como a previsão do tempo, o uso de drones no reflorestamento, entre outros. Além disso, use uma linguagem acessível e analogias com situações do cotidiano para explicar o funcionamento básico da IA.

Crie um ambiente acolhedor, reforçando que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Incentive ensaios antes da gravação e valorize o esforço, não apenas o resultado técnico.

Possibilidade de interdisciplinaridade

Estabeleça uma parceria com os professores de Geografia e Língua Portuguesa. Em Geografia, pode-se sugerir uma aula introdutória sobre os acordos climáticos para embasar os textos base. Em Língua Portuguesa, pode-se realizar uma oficina de linguagem oral para melhorar o roteiro dos podcasts.

Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos.

Organize as mesas de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Leia o tema da aula para turma e comente que, na aula de hoje, serão abordadas as consequências da intensificação do efeito estufa.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Apresente para os alunos o início do podcast “Aquecimento global” (reproduza apenas os 4 minutos iniciais), disponível em: http://www.rockcomciencia.com.br/arquivos/2806.

Explique para os alunos que podcast é um arquivo digital de áudio que geralmente é transmitido pela internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. O podcast apresenta algumas características como: necessidade de mensagem de fácil compreensão; predomínio da linguagem coloquial; sensação de proximidade; possibilidade de exploração criativa de vozes, músicas e efeitos, bem como humor e dramatizações. Após a apresentação do podcast sobre aquecimento global, fale brevemente sobre o conceito de IA de forma acessível para os alunos. Explique que IA são sistemas computacionais que podem realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprender, reconhecer padrões e tomar decisões.

Faça uma pergunta inicial para instigar o pensamento crítico:

- Como vocês imaginam que computadores 'inteligentes' (IA) poderiam nos ajudar a entender ou a lutar contra o aquecimento global?

Permita que falem livremente e anote algumas ideias iniciais dos alunos. Depois, faça os seguintes questionamentos:

- Vocês acreditam que a IA já está sendo usada em alguma dessas ações? Como?

- Quais seriam os benefícios e os riscos de usar a IA para monitorar ou mitigar os problemas associados ao aquecimento global?

Permita que falem livremente e anote algumas ideias iniciais dos alunos.

Após esse “aquecimento”, siga para a questão disparadora:

- O que se tem feito para reduzir o aquecimento global?

Leia a questão disparadora e oriente os estudantes a “cochichar” por dois minutos com o colega do lado sobre o que já sabem a respeito das ações mundiais referentes às mudanças climáticas. Após esse tempo, peça que um representante da dupla compartilhe o que discutiram.

Acrescente ao longo dos compartilhamentos outras questões como:

- Vocês já ouviram sobre alguma ação mundial que aborda questões referentes a mudanças climáticas ou aquecimento global? Quais?

- Quando ocorreram? O que elas propõem?

É esperado que alguns alunos citem, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, Acordo de Paris, Rio 92, Rio +10, Rio +20, COP 30, entre outras, já que a temática perpassa várias áreas do conhecimento e frequentemente é abordada na mídia.

Grupo de manifestantes em passeata sobre proteção ao meio ambiente.

Crédito: FG Trade/GettyImages

É provável que o tema já tenha sido abordado no 6º ano, no componente curricular de Geografia, dentro da unidade temática "Natureza, ambientes e qualidade de vida", cujo objeto de conhecimento são as atividades humanas e a dinâmica climática. Também pode ter sido trabalhado no 7º ano, relacionado às unidades temáticas "Vida e Ambiente", que aborda os fenômenos naturais e os impactos ambientais, e "Terra e Universo", cujo foco é o efeito estufa.

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