Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Enfatizar os conceitos a serem abordados levando os alunos a refletirem sobre a movimentação dos vértices de polígonos no plano cartesiano, trabalhando a sua localização antes e após as transformações isométricas nos pares ordenados que o representam: translação
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos conforme slide simplificado acima. Tenha em mente o propósito da aula determinado aqui.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Visualizar corretamente um deslocamento na malha quadriculada.
Orientação: Apresente a malha a turma. Faça aos alunos a pergunta do slide. Diga que deverão escolher a cor que corresponde a resposta sugerida por eles. Complemente suas respostas.
Discuta com a turma:
- Você saberia dizer qual é o caminho mais rápido considerando as informações do problema?
- Por que não é possível escolher o caminho laranja?
- Qual a diferença de distância entre os três outros caminhos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Propósito: Construir o conceito de simetria de translação
Orientação: Os alunos serão convidados a conhecer a brincadeira criada pelos amigos Pedro, Tiago e João. A sugestão é que após a apresentação os alunos representem no plano cartesiano a atividade realizada pelos três amigos. Divida a turma em trios. Peça aos alunos que dêem uma boa lida na explicação da brincadeira. Feito isso deverão seguir o roteiro de atividade disponível para a impressão e realizar as atividades solicitadas. Eles observarão o movimento do triângulo desenhado no plano.
Discuta com a turma:
- De que forma é encontrada a localização de um ponto no plano cartesiano através de um par ordenado?
- E se marcarmos um ponto no plano, como representá-lo através de um par ordenado?
- O que é necessário para movimentar a figura no plano sem que ela se deforme?
- Você conseguiria determinar a distância entre a figura original e a deslocada através de um par ordenado? Explique aos alunos o que isso significa. Peça aos alunos que façam isso por partes. Primeiro devem fazer o caminho em x, contando suas casas e depois fazer o mesmo em y.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Interação
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Propósito: Construir o conceito de simetria de translação
Orientação: Os alunos serão convidados a conhecer a brincadeira criada pelos amigos Pedro , Tiago e João. A sugestão é que após a apresentação os alunos representem no plano cartesiano a atividade realizada pelos três amigos. Divida a turma em trios. Peça aos alunos que dêem uma boa lida na explicação da brincadeira. Feito isso deverão seguir o roteiro de atividade disponível para a impressão e realizar as atividades solicitadas. Saliente que eles farão uma análise do movimento do triângulo formado no plano. Incentive-os a tirarem conclusões a respeito dos movimentos. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos, principalmente na construção da tabela.
Discuta com a turma
- De que forma é encontrada a localização de um ponto no plano cartesiano através de um par ordenado?
- E se marcarmos um ponto no plano, como representá-lo através de um par ordenado?
- O que é necessário para movimentar a figura no plano sem que ela se deforme?
- Você conseguiria determinar a distância entre a figura original e a deslocada através de um par ordenado? Explique aos alunos o que isso significa. Peça aos alunos que façam isso por partes. Primeiro devem fazer o caminho em x, contando suas casas e depois fazer o mesmo em y, como no aquecimento.(Nesse caso o aluno estará determinando e representando a variação do deslocamento em x e y; não é necessário formalizar esse fato).
Material Complementar:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6).
Propósito: Construir o conceito de simetria de translação
Orientação: Os alunos serão convidados a conhecer a brincadeira criada pelos amigos Pedro tiago e João. A sugestão é que após a apresentação os alunos representem no plano cartesiano a atividade realizada pelos três amigos. Divida a turma em trios. Peça aos alunos que dêem uma boa lida na explicação da brincadeira. Feito isso deverão seguir o roteiro de atividade disponível para a impressão e realizar as atividades solicitadas. Saliente que eles farão uma análise do movimento do triângulo formado no plano. Incentive-os a tirarem conclusões a respeito dos movimentos. A percepção visual presente na atividade de aquecimento precisa estar, também, na mente dos alunos, principalmente na construção da tabela.
Discuta com a turma:
- De que forma é encontrada a localização de um ponto no plano cartesiano através de um par ordenado?
- E se marcarmos um ponto no plano, como representá-lo através de um par ordenado?
- O que é necessário para movimentar a figura no plano sem que ela se deforme?
- Você conseguiria determinar a distância entre a figura original e a deslocada através de um par ordenado? Explique aos alunos o que isso significa. Peça aos alunos que façam isso por partes. Primeiro devem fazer o caminho em x, contando suas casas e depois fazer o mesmo em y, como no aquecimento.(Nesse caso o aluno estará determinando e representando a variação do deslocamento em x e y; não é necessário formalizar esse fato).
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 7, 8 e 9).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: Apresente a imagem do slide para discutirem alguns dos possíveis equívocos ou distorções apresentadas nas atividades desenvolvidas. Através desse momento os alunos perceberão que mínimos detalhes podem impedir que a transformação desejada aconteça de fato. Eles perceberão que é necessário manter todos os critérios da figura original, inclusive o ponto simétrico correspondente. Através do slide 9 é possível analisar distorções variadas de deslocamento no plano, divergentes do solicitado na atividade. O último slide da discussão apresenta a movimentação correta segundo a sugestão de cartas sorteadas.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Qual a distância entre os três pontos da figura original e seus respectivos simétricos?
- Todas as figuras obedecem o mesmo critério de distanciamento? O que isso quer dizer?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 7, 8 e 9).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: Apresente a imagem do slide para discutirem alguns dos possíveis equívocos ou distorções apresentadas nas atividades desenvolvidas. Através desse momento os alunos perceberão que mínimos detalhes podem impedir que a transformação desejada aconteça de fato. Eles perceberão que é necessário manter todos os critérios da figura original, inclusive o ponto simétrico correspondente. Através do slide 9 é possível analisar distorções variadas de deslocamento no plano, divergentes do solicitado na atividade. O último slide da discussão apresenta a movimentação correta segundo a sugestão de cartas sorteadas.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Qual a distância entre os três pontos da figura original e seus respectivos simétricos?
- Todas as figuras obedecem o mesmo critério de distanciamento? O que isso quer dizer?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 7, 8 e 9).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: Apresente a imagem do slide para discutirem alguns dos possíveis equívocos ou distorções apresentadas nas atividades desenvolvidas. Através desse momento os alunos perceberão que mínimos detalhes podem impedir que a transformação desejada aconteça de fato. Eles perceberão que é necessário manter todos os critérios da figura original, inclusive o ponto simétrico correspondente. Através do slide 9 é possível analisar distorções variadas de deslocamento no plano, divergentes do solicitado na atividade. O último slide da discussão apresenta a movimentação correta segundo a sugestão de cartas sorteadas.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Qual a distância entre os três pontos da figura original e seus respectivos simétricos?
- Todas as figuras obedecem o mesmo critério de distanciamento? O que isso quer dizer?
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Propósito: Concluir a atividade através de definições formais definindo simetria de translação.
Orientação: Apresente as definições de simetria e posteriormente de simetria de translação para a turma para a formalização do conceito desenvolvido. Demonstre através das imagens que a atividade proposta desenvolve tal conceito de forma precisa e que atende as características de simetria de translação apresentadas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Aplicar a definição formalizada
Orientação: Peça aos alunos que observem a imagem. Eles perceberão que todo conceito construído e formalizado está presente no mosaico.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Verificar a capacidade dos alunos em analisar transformações isométricas de forma qualitativa.
Orientação: Peça que os alunos anotem os respectivos pares ordenados correspondentes aos pontos P, T e J e aos pontos P’, T’ e J’ e compare os pontos correspondentes. Eles deverão perceber que foi realizada a mesma transformação em cada um dos pontos.
Discuta com a turma:
- Como seria o deslocamento da bicicleta J?
- Como seria o deslocamento da bicicleta T?
- Como seria o deslocamento da bicicleta P?
- O que acontece com os respectivos pares ordenados que representam os pontos P, T e J? Analise a quantidade de unidades deslocadas na vertical e na horizontal em cada um dos pontos.
Material Complementar:
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade de Raio X