Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Tem probabilidade em gráficos?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e suas aplicações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes formas de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Ler, interpretar gráficos. (5º Ano, EF05MA24)
Conceito-chave
Probabilidade frequentista.
Recursos necessários
- Impressões das atividades principal e de Raio X.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.
Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e em que situações aplicamos tal conceito. Enquanto a turma faz suas observações tome nota no quadro para que possam fazer uma discussão posteriormente. Dê exemplos aos alunos de situações que envolvem probabilidade frequentista, como para estimar a probabilidade de se obter cara numa moeda lançada 40 vezes, ou quando, por exemplo, pergunta-se qual a probabilidade de um determinado time fazer dois gols num jogo do campeonato, com base em uma tabela de frequência com o número de gols e jogos disputados por esse time até aquela rodada. Outro exemplo de probabilidade frequentista é o de, com base em dados relacionados à espécie de bicho de estimação que cada um dos alunos da classe tem (como cachorro, gato, peixe), escolher aleatoriamente um aluno que tenha um gato.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e suas aplicações.
Discuta com a turma:
- Qual ou quais representação(ões) para a probabilidade poderia(m) ser utilizada(s) em situações envolvendo um conjunto de dados qualquer?
- Se os meus dados estiverem organizados em tabelas e gráficos posso calcular a probabilidade?
- Em caso afirmativo, o que seria necessário para realizar esse cálculo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- Como se calcula probabilidade?
- E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
- Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- Como se calcula probabilidade?
- E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
- Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 min.
Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.
Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.
Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
- Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
- Como se calcula probabilidade?
- E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
- Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.
Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
- Haveria uma outra maneira de resolver?
- Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo
Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- O que entenderam da aula de hoje?
- Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_23PES05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Atividade Principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o material desta etapa aos alunos para que eles possam pensar sobre a atividade. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guiá-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes formas de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Ler, interpretar gráficos. (5º Ano, EF05MA24)
Conceito-chave
Probabilidade frequentista.
Recursos necessários
- Impressões das atividades principal e de Raio X.