Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Prepare as filipetas antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Você também pode enviá-las para que os alunos recortem como tarefa de casa. Agrupe os alunos em duplas e entregue as 12 filipetas para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes, em seguida, peça que eles organizem as filipetas em igualdades. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 20 = 5 X 4 ou 5 X 4 = 20; 20 = 40 : 2 ou 40 : 2 = 20; 40 : 2 = 5 X 4 ou 5 X 4 = 40 : 2. No material para impressão há filipetas em branco para que os alunos escrevam algumas equivalências para seus colegas definirem as igualdades.
Propósito: Relacionar as representações para um mesmo valor, estabelecendo as igualdades.
Discuta com a turma:
- Como posso organizar as filipetas em grupos de mesmo valor?
- Como você faria para representar essas igualdades em sentenças matemáticas?
- Estimule o aluno representar a mesma igualdade escrita de duas maneira, por exemplo: 20 = 5 X 4 ou 5 X 4 = 20
- Elabore outras filipetas de igualdades e peça para o seu colega representá-la por sentenças matemáticas. Ele deverá fazer o mesmo para você!
Solução: Preferencialmente, o(a) aluno(a) deve relacionar as equivalências utilizando a igualdade:
- 20 = 5 X 4 ou 5 X 4 = 20; 20 = 40 : 2 ou 40 : 2 = 20; 40 : 2 = 5 X 4 ou 5 X 4 = 40 : 2
- 16 = 8 X 2 ou 8 X 2 = 16; 16 = 4 X 4 ou 4 X 4 = 16; 8 X 2 = 4 X 4 ou 4 X 4 = 8 X 2
- 12 = 36 : 3 ou 36 : 3 = 12; 12 = 120 : 10 ou 120 : 10 = 12; 36 : 3 = 120 : 10 ou 120 : 10 = 36 : 3
- 35 = 70 : 2 ou 70 : 2 = 35; 35 = 7 X 5 ou 7 X 5 = 35; 70 : 2 = 7 X 5 ou 7 X 5 = 70 : 2
Materiais Complementares:
Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade e reconheçam que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma maneira de obter 20 pontos esse jogador? (slide 4)
- Qual é a relação dos jogadores nas 4° e 5° rodadas? (slide 5)
- Qual é a relação entre a pontuação de Paula e João? (slide 5)
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Texto de apoio
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na equivalência da igualdade e reconheçam que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir em seus dois membros.
Discuta com a turma:
- Existe apenas uma maneira de obter 20 pontos esse jogador? (slide 4)
- Qual é a relação dos jogadores nas 4° e 5° rodadas? (slide 5)
- Qual é a relação entre a pontuação de Paula e João? (slide 5)
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Por que ao verificarmos se os jogadores empatam, ganham ou perdem, cabe apenas uma dessas opções? Por que as outras opções invalidam o enunciado? (Evidenciar a equivalência das igualdades em cada caso.)
- Qual é a relação entre as pontuações das 4° e 5°rodadas?
- Qual é a relação entre a pontuação de João e a pontuação de Paula?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Por que ao verificarmos se os jogadores empatam, ganham ou perdem, cabe apenas uma dessas opções? Por que as outras opções invalidam o enunciado? (Evidenciar a equivalência das igualdades em cada caso.)
- Qual é a relação entre as pontuações das 4° e 5°rodadas?
- Qual é a relação entre a pontuação de João e a pontuação de Paula?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Por que ao verificarmos se os jogadores empatam, ganham ou perdem, cabe apenas uma dessas opções? Por que as outras opções invalidam o enunciado? (Evidenciar a equivalência das igualdades em cada caso.)
- Qual é a relação entre as pontuações das 4° e 5°rodadas?
- Qual é a relação entre a pontuação de João e a pontuação de Paula?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a equivalência das igualdades, e verificar que uma igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir o mesmo valor em seus dois membros.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Questionar qual estratégia ou registro de representação os alunos utilizaram, e verificar que se ao apresentar outras representações essas auxiliaram na compreensão dos resultados.
- Por que ao verificarmos se os jogadores empatam, ganham ou perdem, cabe apenas uma dessas opções? Por que as outras opções invalidam o enunciado? (Evidenciar a equivalência das igualdades em cada caso.)
- Qual é a relação entre as pontuações das 4° e 5°rodadas?
- Qual é a relação entre a pontuação de João e a pontuação de Paula?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: É o momento de apresentar o conceito relacionado à atividade principal. Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse que a igualdade não se altera ao multiplicar ou dividir nos dois membros. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação de igualdade, e enfatize que podemos multiplicar ou dividir em seus dois membros, para que tenhamos a ideia de equivalência nas igualdade.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da igualdade em situações de multiplicação e divisão. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da igualdade matemática em situações de multiplicação e divisão.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar