Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.
Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:
- Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
- E as retas perpendiculares, o que são
- Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?
Propósito:
Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
- E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações:
Peça para que dois estudantes leiam a fala dos personagens nos slides 3 e 4, sendo um deles Marina e o outro Carlos.
Após terminarem a leitura, direcione questionamentos para a turma, como:
- Como vocês explicariam, com suas palavras o que são duas retas paralelas?
- E as retas perpendiculares, o que são
- Se duas retas se cruzam, mas não são perpendiculares, como podemos chamá-las?
Propósito:
Retomar com os estudantes alguns conhecimentos prévios sobre o que são retas paralelas e perpendiculares.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem dizer outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares em objetos do nosso dia a dia? Quais?
- E na nossa sala de aula? Onde podemos observar retas paralelas ou perpendiculares?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)
Orientações:
Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.
Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.
Propósito:
Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)
Orientações:
Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.
Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.
Propósito:
Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5 a 8)
Orientações:
Inicie esta atividade entregando as folhas impressas com os planos cartesianos e também as folhas de procedimentos. Em seguida, leia atentamente com a turma a fala da personagem no slide 5, certificando-se que todos compreenderam as exigências da atividade. Passados 13 minutos, e leia então a fala da personagem no slide 6 e instrua os estudantes a trocarem suas folhas de procedimentos. Logo depois, leia também a fala da personagem do slide 7, solicitando que a turma também faça o desafio proposto.
Durante a atividade, circule pela sala de aula, observando se algum estudante apresenta dificuldades e procure auxiliá-los fazendo perguntas que os leve a descobrir como prosseguir com a atividade. Para mais informações, consulte o guia de intervenções.
Propósito:
Criar e interpretar procedimentos para a construção de retas paralelas e perpendiculares.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Solicite que algum aluno leia em voz alta a fala da personagem e, em seguida, pergunte o que a turma achou da aula. Pergunte também se sentiram alguma dificuldade. Por fim, destaque que as retas perpendiculares formam ângulos de 90º no ponto onde se intersectam e que as retas paralelas nunca se intersectam.
Propósito:
Apresentar e discutir as principais ideias da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Distribua novas folhas com planos cartesianos. Logo depois, faça uma leitura da fala da personagem no slide 11 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.
Logo depois, leia o slide 12 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.
É importante que na resolução desta atividade seja utilizada uma representação mais fiel possível do plano cartesiano. Se possível, utilize papel milimetrado. Caso seja utilizada uma imagem distorcida ou ampliada de maneira incorreta do plano cartesiano, podem ocorrer alguns problemas nas representações, como por exemplo, os pontos (2,-1), (3,1) e (4,3) não serem colineares.
Caso sejam necessárias mais atividades para auxiliar a compreensão dos estudantes ou aprofundar suas aprendizagens, você pode utilizar as atividades complementares disponíveis neste plano.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares:
Atividade Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7xutK5qmTNEEWPkpSY9CtUmAJdNwnKtJxa4SsKKgcVqq9wjBnFVAwXF7qGN9/atividade-raio-x-mat6-17geo06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kAT2WCpcXACfjz67zfENh9GZuzAWHcMeZdcycdcAHPNhhYw22J5YTkh3dXuG/resolucao-das-atividades-mat6-17geo06.pdf
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Distribua novas folhas com planos cartesianos. Leia a fala da personagem no slide 10 e, em seguida, solicite que os estudantes tentem executar o algoritmo apresentado, usando as folhas que foram entregues.
Enquanto os estudantes resolvem a atividade, observe se ainda resta alguma dúvida ou dificuldade, e busque auxiliar os estudantes fazendo perguntas que os auxiliem a encontrar respostas.
Logo depois, leia o slide 11 e proponha aos estudantes que reescrevam o algoritmo.
Propósito:
Consolidar as aprendizagens da aula.
Materiais complementares:
Atividades complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHFNJBwsFVkQXFwqvsJRXrvza7YGVMJnnZFRRgWbbr5C6mqnNgAXrFAfjbPk/atividade-complementar-mat6-17geo06.pdf