Plano de Aula

Plano de aula: Múltiplos e divisores no cotidiano

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Múltiplos, divisores e critérios de divisibilidade dos números naturais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

  • (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Objetivos específicos

  • aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.

Conceitos-chave

Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.

Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três

Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: professor, leia para seus alunos o objetivo desta aula.

Propósito: Ler o objetivo proposto para esta aula para que os alunos saibam o que irão aprender.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO