Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Múltiplos e divisores no cotidiano
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Múltiplos, divisores e critérios de divisibilidade dos números naturais
Por: Emanuelle Martins
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanuelle Martins
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
- (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
- (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.
Objetivos específicos
- aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.
Conceitos-chave
Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.
Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três
Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.
Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Projetor Multimídia.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- aprofundar a aprendizagem sobre os múltiplos, os divisores e os critérios de divisibilidade.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO