Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Solicite aos alunos que pesquisem em dicionários o significado da palavra “dimensão”, pode ser feito em dicionário eletrônico, individual, ou mesmo por um aluno e compartilhado ao grupo. É importante que o professor não traga a resposta aos alunos. Após a pesquisa, discutir os diversos resultados, destacando que dimensão é o mesmo que medida.
Propósito: Formalizar o conceito de “dimensão”.
Atividade Principal - Introdução
Atividade Principal - Introdução
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Para essa atividade, utilizaremos o modelo rotacional, no qual as atividades serão distribuídas em três estações de trabalho, (para saber mais sobre o Modelo Rotacional de aulas Clique aqui). A turma deverá ser dividida em, aproximadamente, seis grupos com 4 ou 5 alunos cada um, Cada 2 grupos deverá se encaminhar para uma das estações, realizar as atividades conforme a comanda e, após o tempo estabelecido para a realização da atividade, trocar de Estação no Sistema Rotacional, até todos os grupos passarem por todas as estações,. Lembrando que : As atividades não são sequenciais, assim não importa em qual estação o grupo iniciará seus trabalhos.
As estações foram nomeadas em homenagem aos ilustres Matemáticos, Pitágoras, Bhaskara e Tales.
Discuta com a Turma: Quem foram esses homens? Que contribuição deixaram através dos séculos para a humanidade?
Estação Pitágoras, saiba quem foi Pitágoras
Estação Bhaskara, saiba quem foi Bhaskara
Estação Tales, saiba quem foi Tales
Para cada estação deverá ser providenciado, antecipadamente, a comanda das atividades do grupo, os materiais necessários e a tabela de resultados.
Propósito: Organizar e orientar os grupos, distribuir as comandas das atividades e os materiais necessários.
Materiais necessários:
- Trenas e fitas métricas (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
- Réguas de 30 cm; (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales)
- Fotografias, gravuras, desenhos, todos em formato retangular e de tamanhos diversos, sugere-se no máximo de 4 por grupo. Identificar as gravuras. Gravura 1, Gravura 2, etc. (Estação Bhaskara)
- Opcional : Calculadora ou aplicativo de celular de calculadora. (Estações Pitágoras, Bhaskara e Tales).
- Caixas de formato paralelepípedo, sugere-se no mimo 4 por grupo. Identificar as caixas por número. Caixa 1, caixa 2, etc. (Estação Tales).
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal (Continuação)
Atividade Principal (Continuação)
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação (Estação Pitágoras): Professor oriente os alunos sobre a forma correta de realizar as medições de suas alturas, utilizando a fita métrica a partir do zero, esticando-a a partir do calcanhar até o topo da cabeça. Caso não utilizem a unidade de grandeza solicitada, o professor pode indicar a maneira correta através da leitura dos instrumentos de medida, mostrando que 1 metro equivale a 100 cm.
Propósito: Os alunos realizarão nas três estações de trabalho, medições e o preenchimento de tabela de dados.
Discuta com a turma: Que unidade de medida é mais apropriada para registar as alturas dos alunos? Qual a importância da criação da unidade de medida chamada Metro?
Atividade Principal (Continuação).
Atividade Principal (Continuação).
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação (Estação Bháskara): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento e o que é considerado largura, vai alterar no resultado final do cálculo da área. O professor pode mudar a posição da figura e questionar se a área se modificou.
Propósito: Efetuar o cálculo das áreas das figuras, multiplicando as dimensões comprimento e largura e utilizando o cm2 como unidade de área.
Possíveis erros: Dificuldade em interpretar comprimento e largura. Professor para fazer as intervenções necessárias.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Propósito: Realizar as medições das dimensões comprimento, largura e profundidade, anotar na tabela e calcular o volume das caixas, multiplicando as dimensões comprimento, largura e profundidade, utilizando o cm3 como unidade de volume.
Orientação (Estação Tales): Questionar com os alunos se a ordem daquilo que é considerado comprimento, largura e profundidade, vai alterar no resultado final do cálculo do volume. O professor pode mudar a posição da caixa e questionar se o volume se modificou.
Possíveis erros: Dificuldade em identificar comprimento, largura e profundidade.
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Oriente aos alunos que observem as dimensões utilizadas e os resultados encontrados, com suas respectivas unidades de medida.
Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Discuta com a turma:
Nesta Estação os alunos trabalharam com apenas uma dimensão, o comprimento (altura) , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm.
Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Discuta com a turma:
Nesta Estação os alunos trabalharam com duas dimensões, o comprimento e largura , as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm².
Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.
Discussão das Soluções.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Discuta com a turma:
Nesta Estação os alunos trabalharam com três dimensões, o comprimento, a largura e a profundidade, as respostas da tabela utilizam como unidade de medida o cm³
Propósito: Compreender a aplicação das diferentes unidades de medidas utilizadas as estações.
Sistematização do Conceito
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Sistematização do conceito de medidas linear, quadrada e cúbica.
Encerramento
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar o que foi aprendido na aula.
Atividade Raio X ( Continuação)
Atividade Raio X ( Continuação)