Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Hierarquia das operações.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problematizando as expressões numéricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
- Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.
Conceito-chave
- Ordem de resolução da operações nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 7 minutos.
Orientações: Prepare o material antes da aula. Agrupe os alunos em duplas e as atividades para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizarem com o material por alguns instantes. Em seguida, peça que eles reflitam sobre sobre o problema. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Explorar a resolução das expressões aritméticas, bem como a ordem da resolução das operações matemáticas.
Discuta com a turma:
- Qual das duas (Karina ou a operadora de caixa) resolveu a expressão corretamente?
- Por qual operação iniciamos a resolução da expressão matemática?
Solução:
O aluno poderá utilizar as figuras para resolver a maneira correta, e então compreender que devemos iniciar a resolução da expressão numérica pela multiplicação e depois a adição:
13 + 13 + 13 + 13 + 13 + 6 = 65 + 6 = 71
5 . 13 + 6 = 65 + 6 = 71
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis escritas aritméticas para cada uma das expressões matemáticas?
- A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
- Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas, e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar o pedido, agrupamos a quantidade ao produto? (Ideia de multiplicação quantidade x produto)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse a hierarquia de resolução das operações matemáticas nas expressões matemáticas. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da hierarquia das operações matemáticas, enfatize a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_10ALG03
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google Classroom, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos, oriente-os a reproduzir a tabela no caderno e fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça a um aluno de cada grupo que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos a usarem a ferramenta de áudio ou vídeo, e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Em sequência, compartilhe com os alunos os slides da discussão e explore cada pergunta proposta nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma”, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber as relações envolvidas nesse processo. Por isso você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essas propostas e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Objetivo específico
- Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
- Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.
Conceito-chave
- Ordem de resolução da operações nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).