Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Futebol Cartesiano
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano cartesiano
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Objetivos específicos
Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado
Recursos necessários
Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)
Vídeo sugerido
Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVOS DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Propósito: Apresentar os objetivos da aula e esclarecer alguns termos a serem estudados.
Orientação: Apresente os objetivos da aula para seus alunos.
MATEMÁTICA NO FUTEBOL
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.
Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições.
Materiais Complementares para impressão:
MATEMÁTICA NO FUTEBOL
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.
Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
- Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
- Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)
Materiais Complementares para impressão:
MATEMÁTICA NO FUTEBOL
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Contextualizar os alunos sobre o contexto abordado na atividade principal.
Orientação: Apresente o vídeo do YouTube para a turma, disponível aqui. Saliente que os esquemas táticos se relacionam com a posição do jogador no campo de futebol, antes do início da partida, por orientação do técnico de futebol. Os jogadores têm uma zona de domínio no campo e são orientados pelo técnico a se movimentarem nos limites dessa região. Durante o aquecimento poderão surgir inúmeras ideias relacionadas a matemática e futebol. Valorize a participação dos alunos! A apresentação do esquema tático da seleção brasileira de 1970 é opcional. Uma alternativa no caso da impossibilidade de utilização do vídeo. Neste caso temos a representação esquemática descrita e as possibilidades de representação das formas geométricas baseadas no esquema 4-2-4. 4-figura com até 4 vértices, no caso, um trapézio; 2-segmento de reta (um polígono é formado com 3 ou mais vértices); 4-um polígono com até 4 vértices, no caso um triângulo, pois temos três pontos alinhados. Queremos que os alunos descubram essas condições. Apenas destaque os polígonos deixando as demais descobertas para a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Qual é a matemática por trás desse tipo de sistema no futebol.
- Quais formas geométricas você consegue identificar no esquema tático da seleção brasileira de 1970?
- Compare o último slide do aquecimento com as respostas dos alunos. As formas são todas poligonais? (Temos um segmento de reta formado pela ligação entre apenas dois pontos!)
FUTEBOL CARTESIANO
Tempo sugerido: 20 MINUTOS
Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados
Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso, a figura formada pelo aluno, quando possível, será construída ligando três ou mais pontos do plano sobre o campo de futebol. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
- O que são figuras poligonais?
- O que é vértice? Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?
FUTEBOL CARTESIANO
Tempo sugerido: 20 MINUTOS
Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.
Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
- Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?
FUTEBOL CARTESIANO
Tempo sugerido: 20 MINUTOS
Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.
Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
- Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?
FUTEBOL CARTESIANO
Tempo sugerido: 20 MINUTOS
Propósito: Observar formações táticas de futebol no plano cartesiano formar figuras geométricas com vértices associados a pares ordenados.
Orientação: Apresente a atividade a turma dando ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Neste caso a figura formada pelo aluno, quando possível fazê-lo, será construída ligando três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais, de acordo com a numeração da tática. Exemplo: se o esquema tático é o 4-3-3, o aluno deverá construir. Um polígono de até 4 vértices e dois triângulos, desde que não existam três ou mais pontos alinhados. Os vértices dos polígonos deverão ser representados por uma letra maiúscula. O ponto correspondente deverá ser listado em uma tabela. Os alunos realizarão a atividade nos esquemas táticos dos três times europeus.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram nomear as figuras encontradas?
- Escolha um vértice! Você consegue representar o par ordenado associado a esse ponto?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Discussão sobre formas obtidas e possíveis dificuldades.
Orientação: Peça que alguns alunos apresentem as soluções encontradas e discuta a relação entre o esquema tático com o polígono a ser formado.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando temos três pontos alinhados?
- O que acontece quando temos apenas dois pontos designados para formar um ente geométrico?
- O que acontece quando temos apenas um ponto designado para formar um ente geométrico?
FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira
Tempo sugerido: 8 MINUTOS
Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados
Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.
FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira
Tempo sugerido: 8 MINUTOS
Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas associadas a pares ordenados
Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.
FUTEBOL CARTESIANO-Brincadeira
Tempo sugerido: 8 MINUTOS
Propósito: Manipular objetos no plano cartesiano de forma a obter figuras geométricas a partir de pares ordenados
Orientação: Apresente a atividade a turma. Para realizar a brincadeira é necessário que eles tenham acesso aos três esquemas apresentados na atividade principal. O resultado do jogo é aleatório. Porém, o aluno pode criar uma estratégia de observação. Outra estratégia e começar colocando sobre o tabuleiro peças menos evidentes.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Orientação: É importante perceber que a figura escolhida pelo aluno pode ser construída ligando quaisquer três ou mais pontos do plano construído sobre o campo de futebol através de linhas poligonais. Não necessariamente de acordo com os esquemas estudados. Nessa atividade o importante é perceber que o aluno consegue identificar tais figuras geométricas e associar seus vértices aos pares ordenados.
O esquema 4-2-3-1é um formação tática de posicionamento dos jogadores de futebol de um determinado time, onde eles são distribuídos no campo conforme a numeração citada: 4 jogadores de fundo, 2 meias defensivos e 2 adiantados fazendo linha com o segundo atacante formando 3 jogadores. Por fim um primeiro atacante a frente.
Discuta com a turma:
As diversas possibilidades de formação de figuras geométricas planas independentes da tática ou esquema estrutural.
Materiais Complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_13GEO04
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos os slides da “Atividade Principal” (2 a 7). Encaminhe a versão para impressão pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado com eles e peçam que resolvam.
Oriente-os a seguir sobre as orientações propostas nos slides. Peçam que façam em seu caderno e desenham cada etapa antes do encontro marcado entre vocês. Sugira que eles construam o “campo de futebol” na malha quadriculada. Eles podem imprimir se puder ou desenhar as linhas no caderno para que fique mais claro as marcações dos pontos. Em data marcada eles enviam por WhatsApp os desenhos feitos. Sua aula pode ser dividida em duas parte se achar necessário. É preciso dar ênfase aos esquemas táticos para a formação das figuras. Preciso ficar claro para os alunos a construção desses polígonos sobre o campo de futebol. Questione: Qual o esquema tático utilizado por esse time? Quais pontos podemos ligar? Esses pontos irão representar algum polígono? Podemos organizar esses pontos em uma tabela? Faça isso para cada time representado. Cada esquema tático representará uma figura geométrica com vértices associados a pares ordenados. Nesse momento você discute com eles as possíveis dúvidas e formas como eles pensaram.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito, pedir que os alunos registrem na própria atividade enviada. Caso eles tenham alguma dúvida, enviem pelo WhatsApp para que seja sanada pelo professor.
Você pode sugerir aos alunos com acesso à internet que assistam ao vídeo: http://bit.ly/2EXTOSp
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Sugira que os familiares assistam com o estudante ao vídeo http://bit.ly/2EXTOSp e quem gostar conversem sobre o futebol e as melhores táticas de vencer uma partida na visão de cada um. Fica a dica!
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA15 - ) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Objetivos específicos
Construir figuras poligonais como pontos do plano cartesiano e associar o vértice de um polígono à seu respectivo par ordenado localizado no plano cartesiano.
Conceito-chave
Plano Cartesiano; Coordenadas cartesianas; Par Ordenado
Recursos necessários
Folha de atividades impressa; Régua; Material Concreto: tabuleiro, botões de futebol; Datashow (opcional)
Vídeo sugerido
Táticas do Futebol. Disponível em: <http://bit.ly/2EXTOSp>