Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles fariam para dividir uma barra de chocolate entre duas pessoas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem suas respostas.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração.
Discuta com a turma:
- Como faríamos para dividir entre quatro pessoas?
- Como poderíamos representar através de frações o que cada pessoa recebeu?
- Na fração, o que o chocolate representa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.
Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
- Tente fazer um desenho da situação
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.
Peça aos estudantes para que leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
- Tente fazer um desenho da situação
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Verifique se todos estão seguros em relação ao aquecimento. Ressalte que, no caso do chocolate dividido entre duas pessoas, cada um receberia metade do chocolate, ou 4 pedaços, ou 100g. Se forem quatro pessoas, cada um receberá um quarto do chocolate, ou 2 pedaços, ou 50 g. Avise então que eles farão um desafio. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema e então testá-las.
Peça que os estudantes que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Você já descobriu quantos barris devem estar em cada contêiner?
- Tente fazer um desenho da situação
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
- A relação entre a quantidade de azeite e o espaço vazio nos barris é a mesma em todos os contêineres?
- Que fração do total de barris representa a quantidade de barris em um contêiner?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos e certifique-se de que todos entenderam o conceito de fração como uma relação entre parte e todo. Construa com a turma o resumo final.
Propósito: Sistematizar o conteúdo aprendido. Identificar a fração como parte de um todo.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam. É essencial que eles percebam que cada contêiner contém um terço do total de barris, ou seja, que a relação 8 em 24 pode ser representada pela fração um terço.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre frações.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)
Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.
Discuta com a turma:
- Como você fez para representar o problema?
- Você entendeu o que o problema propos?
- Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
- Como identificar o numerador?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 e 11)
Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala, para verificar como estão montando as representações. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.
Discuta com a turma:
- Como você fez para representar o problema?
- Você entendeu o que o problema propos?
- Qual seria o denominador desta fração? Como o identificou?
- Como identificar o numerador?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar