Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Estimando a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Estimar a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão
Conceito-chave
Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estimar a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes no início da aula oseu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre a ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome a leitura dos slides 3 e 4 junto com eles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.
Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.
Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo o questionamento sobre ordem de grandeza. Deixe os alunos à vontade por um instante, para que discutam e compartilhem o que sabem sobre a temática. Em seguida, retome com a leitura dos slides 3 e 4 junto deles. Proponha então que a turma responda os itens do slide 5, que podem ser projetados ou impressos.
Propósito: Retomar os principais conhecimentos dos alunos relacionados à ordem de grandeza de números naturais.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:
Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.
Unidades = 1
Dezenas = 2
Centenas = 3
Milhares = 4
Dezenas de milhar = 5
Centenas de milhar = 6
Milhões = 7
Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.
É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.
Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.
Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.
Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 e 7)
Orientações:
Inicie a atividade pedindo que os alunos formem grupos de três a quatro alunos e distribua em cada grupo as peças do dominó, já recortadas e prontas para jogar. Explique então as regras para os alunos:
Apesar de existirem diversas maneiras de se jogar dominó, estabeleceremos aqui um modo de jogo onde cada aluno recebe 7 peças e caso na sua vez de jogar não tenha a peça requisitada, ele deverá passar para o colega ao lado. Ganhará o aluno que acabar com todas as suas peças primeiro. Se, em algum momento, nenhum dos jogadores tiver a peça que deve ser colocada na mesa, todos os alunos devem verificar quem possui a peça cuja soma das numerações obtidas a partir de suas ordens de grandeza seja a menor.
Unidades = 1
Dezenas = 2
Centenas = 3
Milhares = 4
Dezenas de milhar = 5
Centenas de milhar = 6
Milhões = 7
Se houverem empates, os jogadores com mesma pontuação vencem.
É possível que os alunos conheçam diferentes maneiras de jogar dominó, mas proponha que seja utilizado o modo de jogo estabelecido, você pode encontrar um guia do jogo nos materiais complementares.
Durante a atividade, é fundamental que você deixe os alunos compartilharem seus conhecimentos com seus grupos, fazendo alguma intervenção apenas quando necessário. Para isso, avise-os que a colaboração na resolução das operações é possível e não favorecerá ou prejudicará seus “concorrentes”.
Caso algum aluno solicite ajuda para fazer alguma multiplicação ou divisão, verifique se ele compartilhou sua dúvida com o grupo. Caso nenhum dos membros do grupo saibam resolvê-la, tente auxiliá-los com questionamentos formulados a partir de seus cálculos que os levem a encontrar o possível equívoco ou tirar suas dúvidas.
Propósito: Ampliar de maneira lúdica os conhecimentos dos alunos sobre a ordem de grandeza do resultado de operações com números naturais.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Acesse aqui um guia do jogo de dominó tradicional.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.
Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.
Discuta com a turma:
- Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
- Qual estratégia você mais utilizou?
- Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientação: Neste momento da aula, peça aos alunos que compartilhem as contas mais difíceis que encontraram no jogo, escrevendo-as no quadro e explicando como fizeram pra resolver ou se ainda resta alguma dúvida. Peça que os alunos façam isto um de cada vez, para que todos possam participar, aprender novas estratégias e também ajudar a sanar as dúvidas dos colegas.
Caso os alunos não apresentem suas dúvidas, pegue algumas peças aleatórias do jogo e proponham que todos lhe ajudem a descobrir as ordens de grandeza do resultado das duas operações que as peças possuem.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas principais dúvidas e estratégias utilizadas para estimar a ordem de grandeza do resultado das multiplicações e divisões que se depararam ao jogar o “dominó das ordens de grandeza”.
Discuta com a turma:
- Você descobriu alguma nova estratégia para efetuar operações de multiplicação e divisão coms eus colegas?
- Qual estratégia você mais utilizou?
- Sentiu dificuldades ao fazer algum cálculo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a aula, retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão informado no slide.
Propósito: Retomar com os alunos as principais aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Encerre a aula propondo aos alunos que respondam a atividade individualmente. Você pode projetá-la ou entregar impressa aos alunos. Enquanto respondem, circule pela sala de aula observando as estratégias utilizadas pelos estudantes e se apresentam alguma dúvida ou dificuldade na resolução que possa ser esclarecida neste momento.
Propósito: Avaliar a aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo estudado.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de whatsapp, caderno, lápis.
- Opcionais: Meet, Hangouts, Teams. Jogo do dominó (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa Retomada.
Retomada
Se a aula for síncrona, sugerimos que você compartilhe os slide da retomada do 3 ao 5. Inicie a aula com o slide número 3. Dê um tempo para que os alunos pensem sobre o que está sendo apresentado. Se achar necessário, abra o áudio e deixe que eles compartilhem ideias sobre o que é estimar a ordem de grandeza no resultado de uma operação. É importante que percebam que o foco não é o cálculo da operação em si.
Em seguida, coloque o slide 4 e deixe que eles se manifestem. A troca e a interação nesse momento é importante. Peça para dizerem se o resultado será da ordem das
unidades, dezenas, centenas ou milhares:
- Como será que a menina pensou para resolver?
- Que estratégia ela poderia ter usado?
Deixe que verbalizem, troquem ideias e compartilhe o slide 5. Agora é a vez deles estimarem e escreverem no caderno a forma como pensaram para resolver. Ao final, discuta coletivamente e proponha que eles escrevam um pequeno texto sobre como pensaram, compartilhando através da ferramenta de interação que estiver usando (Meet, Hangouts ou Whatsapp).
Se a aula for assíncrona, você pode gravar um áudio, deixar os slides impressos na escola ou enviar pelo grupo de Whatsapp.
Raio X
O Raio X pode ser usado em outras momentos como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize as atividades complementares também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Sugira aos aluno que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando.
Uma sugestão é que os estudantes joguem o “jogo de dominó” com os familiares, conforme as regras da Atividade Principal. As peças podem ser impressas em casa ou feitas no papel. Que tal experimentar e jogar? Se não lembrarem das regras, acesse o link (disponível aqui). Bom jogo!
Oriente explicando que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometida.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Estimar a ordem de grandeza do resultado de operações de multiplicação e divisão
Conceito-chave
Estimativa da ordem de grandeza do resultado de operações
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;