Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia e explique para os alunos qual é o objetivo dessa aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.
Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
- O que separa a parte inteira da parte decimal?
- Quanto falta para completar três unidades?
- O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
- O que aconteceria se colocássemos um zero depois do número dois e antes da vírgula?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Resolução do aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: A partir do número 2,05 proponha a seus alunos outros questionamentos para que eles relembrem como posicionar adequadamente o zero e a vírgula, respeitando o sistema posicional.
Propósito: Retomar o conhecimento adquirido na aula anterior, verificando a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a parte inteira e qual é a parte decimal?
- O que separa a parte inteira da parte decimal?
- Quanto falta para completar três unidades?
- O que aconteceria se colocássemos um zero após o número cinco?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos, pedindo que reflitam sobre as possibilidades de resolução, sem trocar experiências por enquanto. Em seguida peça que tentem resolvê-lo sozinhos e expliquem a um colega seu raciocínio. Por fim peça que escolham uma estratégia e escrevam uma resolução do problema, apresentando todos os passos do raciocínio.
Propósito: Apresentar o conhecimento foco da aula, proporcionando novas aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Você consegue achar mais soluções? Por quê?
- Adriane pode ter dez moedas de cada tipo?
- Adriane pode ter trinta moedas de cada tipo?
- Quais as condições que o enunciado impõem à quantidade de moedas?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slide 6 e 7)
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.
Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.
Discuta com a turma:
- Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
- Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 6 e7)
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem suas respostas. Deixe-os ir ao quadro fazer e explicar seus pensamentos. A partir disso você pode ir adequando os pontos corretos do conteúdo e questionando seus alunos para que eles mesmos consigam perceber onde erraram, sem que você precise evidenciar o erro. Explique que a solução apresentada aqui nos slides não segue a única estratégia possível, mas ainda assim a solução final deve ser a mesma para todas as estratégias utilizadas.
Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.
Discuta com a turma:
- Você entendeu por que são mais que dez moedas de cada?
- Então, será que você consegue fazer uma estimativa de quanto será, tendo como base o valor conseguido, usando dez moedas de cada?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam. Depois, destaque o que foi aprendido com o auxílio deste e do próximo slide. Se você quiser, pode levar o material dourado para mostrar a troca de valores através da troca de peças correspondentes.
Propósito: ressaltar os pontos mais importantes da aula.
Discuta com a turma:
- Quais outras quantidades são necessárias para compor valores maiores ou menores?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula questionando os alunos sobre o que aprenderam, relacionando esse conhecimento com nosso sistema monetário.
Propósito: Concluir a aprendizagem aplicando o conhecimento em uma situação cotidiana.