Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando a porcentagem de uma quantidade dada em relação ao inteiro.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”
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Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.
Conceito-chave
Cálculo de porcentagem de uma quantidade dada.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Folha quadriculadas, malhas de 10x10.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.
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Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem da aula aos alunos.
Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do cálculo da porcentagem.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Porcentagem
- Frações centesimais equivalentes
- Quantidade equivalente
Discuta com a turma:
- O que é fração centesimal equivalente?
- O que significa calcular a porcentagem?
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar a equivalência das frações.
- Caso não seja possível a impressão das atividades, pode-se passar no quadro para o estudante copiar.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão), pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidades, pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações com quantidades menores.
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