Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVOS DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Propósito: Apresentar os objetivos da aula.
Orientação: Apresente o objetivo da aula aos alunos.
Discuta com a turma:
- Vocês saberiam definir vértice?
- O que vocês entendem por figura plana poligonal?
HISTÓRIA DA BATALHA DO MAR DO CORAL EM 1942 (2ª GUERRA MUNDIAL)
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.
Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
- Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?
HISTÓRIA DA BATALHA DO MAR DO CORAL EM 1942 (2ª GUERRA MUNDIAL)
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Contextualizar a atividade a ser desenvolvida.
Orientação: Apresente o vídeo A Batalha do Mar de Coral e o fim da guerra na Europa para a turma. A história é um componente enriquecedor para as aulas de matemática. Nessa atividade, além do jogo proposto o vídeo apresenta um tema onde conhecimentos matemáticos são fundamentais. Ao discutir com os alunos, destaque os aspectos quantitativos mencionados no vídeo e permita que eles percebam a relação entre o vídeo e a matemática. O fato da batalha ter ocorrido no mar e, principalmente, das frotas não serem vistas em combate e, ainda assim serem abatidas é o destaque do vídeo que, permite permear a discussão em torno de localização geográfica e plano cartesiano. O vídeo pode ser encerrado aos 3’15” onde se encerra o questão da batalha naval.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o tema do vídeo e a matemática?
- Vocês saberiam dizer como uma frota atacava a outra sem serem vistas?
BATALHA DOS VÉRTICES
Tempo sugerido: 23 MINUTOS
Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.
Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
- Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
BATALHA DOS VÉRTICES
Tempo sugerido: 23 MINUTOS
Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.
Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
- Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
BATALHA DOS VÉRTICES
Tempo sugerido: 23 MINUTOS
Propósito: Desenvolver habilidades de localização de objetos no plano cartesiano, utilizando a visualização mental e conhecimentos sobre propriedades de figuras poligonais.
Orientação: A atividade é similar ao conhecido jogo “batalha naval” e foi adaptado para que o aluno se concentre em posições que representam pontos no plano cartesiano. Enfatize este fato aos alunos, visto que alguns podem conhecer o jogo tradicional e encontrar dificuldade na organização do tabuleiro e das marcações dos tiros no plano. Esteja atento para orientá-los e ajudá-los a compreender que os números escolhidos por eles são pares ordenados e que são representados na intersecção da malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Como as figuras devem ser representadas? (Exatamente com as dimensões descritas para garantir o direito de criar estratégias do adversário)
- Se atingirmos o lado ou a parte interna do polígono que estratégias são possíveis utilizar para atingir o objetivo do jogo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Propósito: Analisar possíveis respostas e estratégias desenvolvidas pelos alunos.
Orientação: Peça aos alunos que exponham os procedimentos adotados quando um tiro atingia cada ponto do plano (dentro, fora, linha e vértice). Exemplo: se um tiro atingia a parte de dentro de uma figura, seria uma boa estratégia para o aluno se ele procurasse os pontos entorno do tiro para buscar atingir o vértice; se atingisse um vértice a estratégia no caso seria tentar imaginar a figura e buscar possíveis pontos que seriam os outros vértices e nunca um ponto ao lado, porque não tem nenhum vértice lado a lado. Ouça atentamente as estratégias que os os alunos pensaram que pode ser as mais diversas. Para cada um desses pontos é importante que o aluno analise as possibilidades de visualização da frota no mar (visualização da imagem que devem ser inseridas no plano).
Discuta algumas dessas possibilidades com a turma:
- Vocês conseguiriam distinguir os três jogadores?
- Qual a estratégia utilizada pelo jogador 1? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 2? Qual a estratégia utilizada pelo jogador 3?
- Quem tem mais chances de ganhar o jogo?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 MINUTOS
Propósito: Retomar conceitos de marcação de pontos no plano cartesiano e construção de polígonos regulares a partir desses pontos.
Orientação: Formalize as ideias apresentadas na aula. Enfatize que as observações feitas no triângulo valem para qualquer figura geométrica plana. Esclareça, também, que o nome de cada figura é dado de acordo com sua quantidade de vértices.
Discuta com a turma:
- Que nome pode ser dado para um quadrado desenhado no plano cartesiano?
ATIVIDADE
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Propósito:?
Orientação: Durante a atividade de aula a visualização mental foi bastante explorada. Nessa atividade é importante enfatizar para o aluno a importância de fazer uma visualização adequada da figura correta. Ou seja, o aluno precisa entender que se trata de um losango e, portanto, precisam avaliar se os pontos escolhidos pela Joana, atingirão os vértices de um losango seja qual for o losango. Possivelmente surgirão desenhos na atividade na tentativa de concretizar essa imagem mental. Essa estratégia precisa ser valorizada.
Incentive o aluno a sobrepujar o desafio de formar imagens mentais para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar