Plano de Aula

Plano de aula: Uma experiência de produção de quadrinhos

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

  • Cópias da proposta de produção textual (uma para cada dois alunos).
  • Projetor para exibir esta apresentação.
  • Mural previamente organizado para exposição dos trabalhos.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico visual, com suas particularidades próprias, a partir do agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem essas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre esse temas nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Para a produção proposta nesta aula, é fundamental identificar a incoerência entre a fala e o comportamento dos personagens envolvidos. Essa situação deverá ser reproduzida na criação dos alunos e pressupõe uma operação mental complexa, por isso serão propostos primeiramente exercícios que exploram e caracterizam essa contradição.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém um site com diversas produções acadêmicas sobre o fenômeno dos memes. Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/referencias/.

O que são memes? Qual a origem do termo e do conceito? Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS