Plano de Aula

Plano de aula: Texto didático: selecionando informações confiáveis

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos debatidos em aula; dicionários (impressos ou virtuais); computador e data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer a importância de paratextos (legendas e citações); e diferenciar informações principais de informações auxiliares.

Referências sobre o assunto:

LEIBRUDER, A. P. “O discurso de divulgação científica”. In: BRANDÃO, Helena N. (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/419/502>. Acessos em 13 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta do slide. Permita que os alunos e as alunas se manifestem livremente. O objetivo dessa pergunta é aproximar a turma do tema a ser debatido nesta aula, as condições contextuais e formais que garantem confiabilidade a textos didáticos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos