Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.
Materiais necessários:
Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)
Dificuldades Antecipadas:
É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.
Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.
Novo curso gratuito
 
    Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO 
                       
                       
               
               
               
               
               
              