Material Complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de narrativa com personagem mitológico
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero Mito bem como trabalhados o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de revisão, é necessário que os alunos já tenham feito previamente uma narrativa com o tema: “Saci: juro que vi” bem como produzida uma rubrica de qualidade para avaliar os textos produzidos.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Texto previamente produzido.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em revisar o texto em alguns aspectos (linguísticos, estilísticos, semânticos etc.) porque eles podem não ter os conhecimentos prévios necessários para perceber se a produção realizada está adequada.
Referências sobre o assunto:
- ABREU, Raquel de. O Pedrinho de Monteiro Lobato e o Pedrinho de Lourenço filho: dois intelectuais, dois brasis. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Florianópolis, 2014.
- BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1989.
- GUEDES, Leticia Figueiredo. Revisão de textos: conceituação, o papel do revisor textual e perspectivas do profissional do texto. [2013] 13 f. Trabalho de conclusão de curso 1928 (Bacharelado em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade. In: _______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
- ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
- ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
- SCHNEUWLY, B.& DOLZ. J (2004). Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
- SHIKAMA, Felipe. Pesquisa aponta para transformações do mito do saci. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 28 de out. 2017. Cultura. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/831704/pesquisa-aponta-para-transformacoes-do-mito-do-saci>. Acesso em: 2 dez. 2018.
- SACI - juro que vi. Direção: Humberto Avelar. Produção: Regina Assis. Rio de Janeiro: Multirio, 2004. DIsponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RB5PC2LSOp4>. Acesso em: 2 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: com base na produção de texto feita pelos alunos previamente e as orientações que serão dadas nesta aula pelo professor, os alunos farão a revisão das narrativas (produzidas pela turma) que retextualizam a lenda do Saci (colocando o personagem em um novo contexto). Será enfatizada nesta aula a revisão de alguns tópicos principais: a adjetivação dos personagens e do cenário e a personificação da malandragem por meio da figura do Saci e das suas ações na narrativa.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: Quando uma narrativa fica pronta para a publicação?
- Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto, colhendo informações sobre este questionamento.
Respostas esperadas/desejáveis.
- Os alunos podem dizer que o texto só fica pronto para a publicação após as etapas de revisão (para adequação à norma culta), edição (para garantir um texto bem escrito) e diagramação (para formatar o texto, deixando-o visível), considerando as condições de produção do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. A interação verbal é um recurso que pode potencializar os resultados das atividades propostas nesta aula, na medida em que os alunos poderão, a todo momento, colocar suas ideias em constante embate com o pensamento do outro colega; e, assim, juntos, ressignificar o conhecimento, pensando na revisão e otimização de um texto já produzido.
- Peça que os alunos dialoguem, juntos, sobre a questão: Por que escrevemos?
- Em seguida, peça que um aluno de cada dupla exponha as suas conclusões.
Respostas esperadas/desejáveis:
- Os alunos podem dizer que escrevemos para contar nossas histórias, desabafar, dar recados, usar a imaginação; escrevemos porque queremos que alguém leia o que temos a dizer. Destaque que os textos são escritos para ser lidos e circulados, pensando em um protagonismo cidadão (ROJO, 2009).
É importante ressaltar, neste momento, conforme as teorias do discurso, que todo enunciado tem um caráter responsivo, trazendo consequência com base no diálogo com textos já ditos e com as condições de produção do discurso. O texto/enunciado é um elo na cadeia textual e possui sua representatividade: a produção textual, concretizada na publicação e na circulação de textos, garante o direito à palavra e é imprescindível para um participação cidadã.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações:
- Projete este slide aos alunos e peça que os alunos, em duplas, leiam o fragmento. Em seguida, peça que eles discutam entre si sobre os problemas identificáveis no trecho.
- Dê tempo para que os alunos investiguem o texto e discutam produtivamente sobre o que eles conseguem observar.
- Durante a discussão, circule pelas duplas, tecendo explicações aos alunos que tiverem mais dificuldades, mas sem dar respostas prontas. Instigue-os!
- Quando eles acabarem de discutir, inicie o momento de exposição das respostas, justificando-as, de forma a legitimar suas ideias.
- Os alunos deverão chegar à conclusão que o texto possui vários problemas, mas que existem dois principais: a má adjetivação (dos personagens e do cenário) e a falta de coerência das ações realizadas pelo Saci, uma vez que ele é a personificação da esperteza e da malandragem.
Respostas esperadas/desejáveis: Os alunos poderão apontar vários problemas no fragmento apresentado, entre eles:
- Composicionais - não há uma descrição consistente - com base na adjetivação - dos personagens (João, professora e Saci) e do cenário (escola).
A escolha dos adjetivos (“legal”, “boa”, “brava” etc) é vaga e não permite uma boa caracterização dos elementos da narrativa. - Estilísticas - o Saci deve ser visto, em uma narrativa, como a personificação da malandragem e da esperteza. Neste caso, não há ações na narrativa que reforçam estas características do personagem; no trecho, o Saci foi ingênuo e distraído.
- Semânticas - o texto apresenta incoerência semântica na medida em que o Saci, sendo a personificação da malandragem, não percebe (ou ignora) o fato de João estar com acessórios nas mãos para prendê-lo em uma garrafa, sendo capturado.
- Outro problema identificável, relacionado à coesão: repetição de palavras (“João”, “Saci” etc.).
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete este slide aos alunos e mostre a eles uma possibilidade para a adequação do trecho de acordo com as características do gênero. A nova versão traz adjetivações consistentes para descrever o cenário e os personagens. Observe que agora os adjetivos de fato contribuem para a construção da narrativa: João é esforçado, por isso estava na escola querendo entregar seu trabalho, já que a professora era exigente e regrada nos prazos. Além disso, as ações do Saci foram alteradas, pois elas devem contribuir para construir a personificação da malandragem. No trecho, o Saci consegue perceber que ia ser pego em uma armadilha e acaba frustrando os planos de João.
- Enfatize, neste momento, como o texto ficou mais adequado, rico (em descrições, por exemplo) e coerente, considerando as regularidades do gênero.
- Mostre aos alunos como a postura do Saci, neste fragmento, é totalmente diferente: agora, ele é esperto, malandro e perspicaz.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos peguem seus textos produzidos e façam o seguinte: troquem os textos entre as duplas, de modo que uma dupla avalie o texto da outra e vice-versa.
- Com os textos trocados, peça que, com base nas informações vistas nos slides anteriores, os alunos apontem as inadequações presentes na narrativa em relação à adjetivação/descrição e sobre as ações do Saci (que devem configurar como personificação da malandragem e da esperteza).
- Peça que eles anotem, no próprio texto produzido pela outra dupla, os problemas encontrados.
- Diga para os alunos não se preocuparem, neste momento, com as correção ortográficas.
- Para revisar, utilize a rubrica de qualidade sugerida (ou construída coletivamente com os alunos de forma prévia) clicando aqui. Peça que os alunos olhem com mais atenção, na rubrica, os tópicos 2.2, 3.1 e 3.3, pois são itens de avaliação que os auxiliarão para examinar a adjetivação e a coerência das ações da figura mitológica (Saci).
- Instigue o diálogo entre as duplas e peça que eles debatam sobre a (in)adequação de algumas construções linguísticas realizadas nas narrativas. Para isso, é importante circular pela sala, tecendo alguns comentários em cada dupla para estimular e auxiliar os alunos a terem um olhar crítico sobre a produção de seus colegas.
- Peça que os alunos tenham um olhar atento sobre a pontuação. É comum que eles usem as reticências (indicando hesitações) e pausas comuns à oralidade. Além disso, o sinal de interrogação pode auxiliar na construção de perguntas retóricas na narração. Trata-se de recursos presentes na língua falada que causam maior proximidade entre autor e leitor, mas que são inadequadas ao propósito comunicativo da narrativa produzida pelos alunos .
- Para fazer a adjetivação, é importante orientar os alunos sobre a necessidade da concordância nominal. O adjetivo deve concordar em número e grau com o substantivo a que ele se refere.
- Assim que acabarem, peça que as duplas devolvam os textos e que todos vejam as anotações feitas.
Informações adicionais ao leitor:
- Não torne a aula de revisão um momento de correção gramatical, pois ela deve ser vista como prerrogativa do professor. Os alunos de 6º ano podem cometer muitos desvios (o que é comum), pois estão em processo de formação e não é esperado que eles escrevam sem que haja inadequação à norma-padrão. É importante reforçar, nesta etapa, que a revisão deve estar direcionada às regularidades do gênero pensando principalmente na dimensão social da escrita (para ser publicada). A correção gramatical já é um lugar-comum nas aulas de Língua Portuguesa.
- Considerando o tempo estimado para a realização desta aula, seria impossível analisar e revisar todos os elementos deste gênero, por isso foi feito um recorte de análise em apenas dois tópicos. Para que o texto seja revisto em todas as suas nuances, seria necessário disponibilizar mais aulas, utilizando uma rubrica de qualidade sugerida anteriormente.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, deem dicas aos seus colegas para a revisão das narrativas produzidas com o tema Saci: juro que vi.
- Inicie uma conversa, permitindo que, com base no dialogismo e na interação verbal, eles cheguem a conclusões coerentes.
- Registre as dicas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
- Relembre os alunos sobre a necessidade da revisão: o texto é um processo e, por isso, pode sempre estar em renovação. Além disso, relembre que as narrativas revisadas nesta aula serão publicadas em um livro da turma.
- Oriente os alunos sobre a atividade pós-aula: retomar as marcações da revisão para que, em casa, o texto seja reescrito.
- Seria interessante, em uma aula posterior, com o texto já reescrito de acordo com as orientações desta aula, fazer uma nova etapa de revisão e reescrita, aplicando ao texto os outros critérios de uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor ou construída coletivamente com a classe (veja a sugestão deixada no slide anterior). Depois disso, fazer a diagramação do texto para torná-lo publicável.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos retomem os seus textos com as devidas marcações feitas durante a revisão e que os reescrevam, observando os critérios desta aula. Ao encontrar novos problemas, oriente-os a fazer as possíveis mudanças, tecendo as alterações necessárias.
Respostas possíveis/desejáveis:
Os alunos podem apresentar várias dicas, entre elas:
- Evite o uso de adjetivos com sentido vago ou muito subjetivo.
- Descreva detalhadamente os personagens e o cenário.
- O Saci deve ter um jeito malandro e esperto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste plano, os alunos deverão apropriar-se de aspectos relevantes na reescrita de uma narrativa mitológica para consolidarem essa habilidade e revisarem seus próprios textos (que já devem ter uma primeira versão e já devem ter passado por uma Rubrica de Qualidade, tendo sido avaliados pelos pares). Envie um áudio dizendo que irá compartilhar um trecho de um texto com o personagem Saci (disponível no 1º slide de Desenvolvimento do Plano). Avise que o texto tem problemas e que eles devem identificá-los. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Envie para a pasta do Google Drive o texto a ser lido e peça, com orientações por escrito, que as duplas o revisem, apontando seus problemas. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Docs, na pasta (se possível). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções. Após todos entregarem, verifique se perceberam que os problemas eram a má adjetivação (dos personagens e do cenário) e a falta de coerência das ações realizadas pelo Saci, uma vez que ele é a personificação da esperteza e da malandragem. Caso não, envie um novo áudio sobre isso, explicando e apontando os problemas. Envie também a reescrita do trecho, disponível do 2º slide de Desenvolvimento do Plano, para que comparem as versões.
Fechamento
Solicite, então, que as duplas reescrevam suas primeiras versões do texto seguindo as orientações da Rubrica de Qualidade (já feita pelos colegas e por você), com atenção aos aspectos exercitados neste Plano. Oriente-os pelos canais de comunicação e auxilie-os sempre que necessário. Estabeleça um prazo e, após todas as entregas, publique os textos nos canais da escola próprios para isso. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a ler os textos produzidos pela turma e interagir nos canais da escola onde foram publicados, compartilhando-os entre familiares e amigos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Revisão de narrativa com personagem mitológico
Finalidade da aula: Revisar um texto produzido para prepará-lo conforme os códigos de circulação do gênero Mito.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mito
Objeto(s) do conhecimento: Construção das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/construção da textualidade. Relação entre textos/elementos notacionais da escrita/morfossintaxe.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP30/EF06LP11
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.