Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzana Kawai
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Ressignificação dos balões das histórias em quadrinhos
Finalidade da aula: Analisar os sentidos atribuídos aos balões das HQs em textos contemporâneos para a compreensão das possibilidades de uso desse recurso semiótico.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: História em quadrinhos
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.
Materiais necessários:
- Cópias das tiras que serão trabalhadas, uma para cada dupla de alunos.
- Projetor para exibir esta apresentação.
Informações sobre o gênero:
Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas:
Por ainda serem leitores iniciantes, os alunos podem encontrar alguma dificuldade na compreensão do diálogo intertextual que os textos contemporâneos costumam estabelecer com o gênero HQ ao ressignificar os balões.
Referências sobre o assunto:
Sobre a função dos balões nas HQs: https://www.youtube.com/watch?time_continue=559&v=nh8EMtpvsjc