Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula:Produção escrita de notícias de esportes
Finalidade da aula:Realizar a escrita das notícias esportivas sobre os jogos da escola (interclasse), em grupos, organizados pelos segmentos esportivos previamente definidos, observando as características próprias do gênero.
Ano:6º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Notícias de esporte
Objeto(s) do conhecimento:Textualização / Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento da coesão, adequação à norma-padrão e uso adequado de ferramentas de edição.
Prática de linguagem:Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC(EF69LP07), (EF67LP10)
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, cadernos com apontamentos e anotações sobre a estrutura composicional do gênero, computador com acesso à Internet.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em organizar e sistematizar as principais características do gênero; em organizar, compilar e sintetizar todos os fatos ocorridos no torneio interclasse, transformando-os em notícia de esportes; problemas em ajustar a linguagem aos interlocutores da mensagem e com a correção gramatical durante a escrita dos textos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.