Texto para impressão - Critérios de avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Produção e avaliação de exposições orais
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Data show, computadores, celulares e tablets.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Controle do tempo de apresentação. Dificuldade de topicalizar os assuntos, levando em conta o que é mais importante.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma que complete a sentença acima. O objetivo desta atividade é mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e alunas em relação ao planejamento de exposições orais. É fundamental que esse conhecimentos tenham sido desenvolvidos em aulas anteriores. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite à turma que complete a sentença acima. Neste momento, é importante que a turma relembre critérios para avaliar o sucesso ou não de exposições orais. É fundamental que esses critérios já tenham sido debatidos e coletivamente construídos pelos alunos e alunas em aulas anteriores. Para isso, antes deste plano, proponha à turma perguntas que auxiliem a construção de uma lista de critérios de avaliação, tais como: que elementos externos costumam determinar uma exposição oral? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de falar? Durante uma exposição oral, há formas adequadas e inadequadas de gesticular? A que recursos podemos recorrer durante uma exposição oral? Quando esses recursos são adequados ou inadequados? Espera-se que, ao fim do debate, os critérios avaliativos produzidos pela turma contemplem: a) a necessidade de respeitar limites de tempo previamente estabelecidos; b) a necessidade de adequar a exposição oral à possibilidade de compreensão da audiência; c) a necessidade de executar uma exposição oral com início, meio e fim; d) a atenção ao ritmo e ao tom da fala, de modo a se fazer entender pela audiência; e) a atenção à gestualidade durante a exposição oral; f) a possibilidade de auxiliar exposições orais por meio de painéis informativos ou apresentações em formato slideshow, g) a necessidade de planejar os painéis ou slides de modo a ilustrar o conteúdo apresentado e facilitar a compreensão da audiência; h) a necessidade de apresentar o conteúdo proposto de maneira clara e objetiva. É recomendável que a turma tenha cópias impressas contendo os critérios construídos. Caso isso não seja possível, no quadro, tome nota dos critérios construídos pela turma. Verifique se a turma está a par dos critérios construídos.
Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios avaliativos aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Antes desta aula, divida a turma em quatro grupos. Peça aos grupos que pesquisem sobre o tema “preconceito linguístico”. Em seguida, solicite a cada grupo que planeje uma exposição oral a respeito do tema pesquisado. Informe a turma sobre a necessidade de construir ao menos um slide para amparar cada apresentação. As exposições serão feita à turma e terão, no máximo, três minutos. Após cada apresentação, a turma terá dois minutos para apresentar questões. Certifique-se de que a turma tenha acesso a todas essas informações antes da execução deste plano. Certifique-se também de que os grupos tenham acesso a computadores e ao datashow, de modo a exporem seus slides. Caso o acesso a computadores seja inviável, antes da aula, solicite aos grupos que, ao invés de slides, construam painéis informativos.
- Solicite à turma que se divida de acordo com seus grupos. Retome as orientações apontadas acima.
- Permita que os grupos ensaiem as exposições.
- O tempo destinado a esta parte do plano é de 12 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos grupos que iniciem as exposições. Recomende aos alunos e alunas que tomem notas durante as falas dos colegas. Solicite também que cada aluno e aluna avalie as exposições orais de acordo com a lista de critérios construída anteriormente. Ao fim de cada exposição, permita que a turma apresente questões aos grupos, de modo a dinamizar o debate. Essa atividade permitirá à turma exercitar também a conversação espontânea em torno do conteúdo debatido. Caso a turma tenha dificuldades em formular questões, proponha aos grupos perguntas voltadas não só ao conteúdo, mas também às estratégias escolhidas para apresentá-lo. No quadro, tome nota das perguntas e respostas produzidas ao longo dos debates.
- Ao fim das apresentações e dos debates, permita que cada grupo receba e analise as avaliações da turma.
- O tempo destinado a esta parte do plano é de 20 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após a leitura e a análise das avaliações, solicite aos grupos que, a partir das avaliações recebidas, comentem sobre a experiência de planejar e executar exposições orais. Incentive os grupos a trocarem ideias sobre maneiras de melhorar os trabalhos apresentados. Chame a atenção dos alunos e alunas para a importância de críticas construtivas e respeitosas. O objetivo desta atividade é sistematizar os conhecimentos da turma em torno da exposição oral enquanto gênero do discurso, além de sintetizar os conhecimentos adquiridos a respeito do tema “preconceito linguístico”.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Esta aula é o momento para os alunos fazerem uma Exposição Oral sobre um tema relacionado à quarentena e/ou à pandemia que estamos vivendo. Esta Exposição já deve ter sido planejada. Envie aos alunos um áudio dizendo que devem ensaiar suas Exposições Orais em casa, com o apoio de familiares, utilizando os slides produzidos. Estabeleça um prazo para os ensaios. As duplas podem enviar um “making of” dos ensaios, compartilhando fotos e vídeos no grupo de WhatsApp.
Desenvolvimento
Depois de cada dupla ter ensaiado, envie um novo áudio e combine um dia para que postem suas Exposições Orais em um mural do Padlet preparado para tanto (se possível; do contrário, poderão compartilhar via WhatsApp), para serem assistidas e avaliadas pelos colegas. Elenque critérios de avaliação e, após todos terem postado seus vídeos, peça, por escrito, que cada dupla avalie o trabalho das demais utilizando os critérios disponíveis aqui. Estabeleça um prazo para a entrega das avaliações e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Depois de ver todos os vídeos e de ler todas as avaliações, faça um áudio ou um vídeo dando um retorno aos alunos, elogiando os trabalhos, destacando os aspectos positivos e fazendo os destaques que você achar necessários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os alunos a produzir o vídeo da Exposição Oral, participando ativamente como apoio na parte técnica, cenográfica, no figurino, avaliando se o áudio está bom, se a apresentação está clara, contando o tempo, enfim, como quiser e puder participar. Depois, proponha às famílias: que tal uma sessão para assistirem juntos a todos os vídeos da turma?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção e avaliação de exposições orais
Finalidade da aula: A partir de pesquisas prévias, produzir breves exposições orais, a fim de exercitar a capacidade de organizar dados e informações em contextos de oralidade.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento e produção de apresentação de textos orais / Conversação espontânea
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38 / EF67LP23
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.