Plano de Aula

Plano de aula: Produção de texto dramático escrito: planejamento

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)

O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.

Referências sobre o assunto:

CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.

COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.

FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.

NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.

VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão retomar os conhecimentos que já possuem sobre as características do texto dramático, observando especificamente aspectos ligados à escrita. Pergunte a eles: Que característica eles já conhecem em relação ao texto dramático? (Espera-se que respondam:
    é um texto para ser encenado, possui personagens, cenários, figurino, etc.) Por onde começariam a produção de um texto dramático? (Com base em uma história conhecida, criando a história, pensando no cenário etc.) Que dificuldades eles acreditam que teriam? (Não saber por onde começar, ter dificuldade para escolher a história e desenvolver o texto completo etc.)
  • Estas perguntas servem de motivação para que os alunos apresentem suas dificuldades em relação à escrita, e é um momento propício para a professor introduzir a importância do planejamento no sentido de auxiliar a organização das ideias para posterior textualização.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos