Plano de Aula

Plano de aula: Produção de Mapas conceituais e critérios de avaliação

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Tablets ou computadores com acesso a programas de criação de mapas conceituais, como Cmap Tools https://cmap.ihmc.us/ ou CANVA www.canva.com.

- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos, para produção dos critérios de avaliação dos mapas.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir Mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Mobilização de recursos multimodais para organização esquemática coesa das informações sintetizadas.

- Identificação de aspectos avaliativos do mapa.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão produzir Mapas conceituais com base na pesquisa e no planejamento prévios e que eles irão elaborar critérios de avaliação destes mapas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP21 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS