Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores com acesso ao programa de bloco de notas digitais compartilhadas Padlet: www.padlet.com, para revisão de anotações sobre o tema, com acesso ao Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), para a realização do planejamento e elaboração de critérios de avaliação da exposição, e com acesso ao Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para produção e compartilhamento da exposição oral.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- sintetizar informações

- transpor informações sintetizadas para os slides.

- identificar recursos cinésicos e paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão organizar informações sobre conteúdo científico e o gênero exposição oral para preparar uma apresentação de exposição oral e elaborar critérios de avaliação (rubrica de qualidade) dessa exposição.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP24 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados