Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de textos didáticos
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero Discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos e alunas em torno do tema a ser debatido na aula: intertextualidade. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Tenha em mente que tema proposto é apenas uma sugestão. Caso julgue necessário, proponha outros temas que estejam de acordo com os interesses e as necessidades da turma.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Antes deste plano, divida a turma em grupos. Entregue a cada grupo ao menos uma cópia do verbete “Intertextualidade”, escrito por Maria Zilda Ferreira Cury. O verbete integra o Glossário Ceale e pode ser acessado aqui. Solicite a cada grupo que realize a leitura do material antes desta aula destacando as informações consideradas relevantes, interessantes ou de difícil compreensão. Instigue os alunos a expandir suas pesquisas com base no verbete. Peça para a turma que construa esquemas capazes de sintetizar o que foi aprendido durante as pesquisas. Informe a turma sobre a necessidade de trazer para esta aula os esquemas construídos.
- Após dividir os alunos de acordo com seus grupos, proponha para a turma a questão acima. Instigue os alunos a retomar suas anotações e esquemas de pesquisa. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
- Pergunte para a turma: Há evidências claras de intertextualidade no verbete de Maria Zilda Ferreira Cury? Se sim, que marcas linguísticas apontam a presença de outras vozes no texto da autora? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Espera-se que a turma perceba as citações diretas e indiretas realizadas pela autora. Espera-se também que a turma identifique marcas típicas da citação, tais como: referência aos nomes dos autores ou autoras citados (Marco Polo, Roland Barthes, Julia Kristeva etc.), uso de verbos que indicam a fala do outro (“dizer”), uso de aspas para indicar a fala do outro e lista de referência bibliográficas, que permitem aos leitores identificar as fontes das citações.
- Por fim, pergunte à turma: Por que a autora decidiu citar autores e autoras em seu texto? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba o quanto as citações empregadas pela autora aproximam seu verbete de um certo campo de estudo, o que atribui credibilidade ao texto.
Materiais complementares: O material para impressão pode ser encontrado aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Proponha aos grupos que, com base no verbete analisado e nas pesquisas realizadas em casa, planejem um breve texto didático a respeito do tópico intertextualidade. Informe aos grupos que o texto tem como público leitor crianças de 6º ano. Instigue os grupos a utilizar o verbete analisado ou as outras fontes de pesquisa enquanto possíveis referências para citações. Antes do início do planejamento, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, tais como: adequação linguística ao público leitor, presença de um texto principal e de textos secundários (boxes, rodapés, glossários, legendas etc.), destaques e definições de palavras-chave, uso de textos não verbais (imagens, gráficos, infográficos, charges etc.), atenção ao aspecto visual do texto (diagramação, cor, tipo e tamanho de fontes). Para a aplicação deste plano, é fundamental o estudo prévio do texto didático e de suas características. Incentive os grupos a construir esquemas que possam embasar a produção futura do texto. Incentive os grupos a detalhar o máximo possível os planejamentos. De modo a facilitar o planejamento visual dos textos, é recomendável distribuir à turma folhas em formato A4. Durante a produção dos planejamentos, permita que os alunos acessem tablets, celulares ou computadores de modo a incentivar a busca de informações. Caso os grupos apresentem dificuldades em iniciar os planejamentos, proponha questões que orientem o trabalho, tais como: Qual será o título do texto principal? Diante do tópico a ser desenvolvido, o que deve constar no texto principal? O que parece secundário? Que termos ou conceitos merecem destaque ou definição ao longo do texto? A que tipo de textos secundários seria bom recorrer para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? Quais seriam os títulos dos textos secundários? Do que eles tratariam? A que imagens é possível recorrer para para ampliar a compreensão dos leitores a respeito do tópico desenvolvido? A que citações valeria a pena recorrer? De que maneira os textos serão dispostos na página? Deixe clara a necessidade de retextualizar as informações do verbete em forma de texto didático.
- O tempo destinado a esta etapa do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos grupos que apresentem seus planejamentos. Durante as apresentações, instigue os alunos a justificar as escolhas tomadas em seus planejamentos. Incentive a troca de ideias e sugestões entre os grupos, de modo a qualificar os materiais produzidos.
- O tempo destinado a esta etapa do plano é de 10 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- De modo a sistematizar os conhecimentos desenvolvidos ao longo da aula, proponha à turma as questões acima. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, irão planejar, em duplas, a escrita de um Texto Didático com base em um verbete. Peça que leiam com atenção o verbete sobre Intertextualidade, disponível aqui, e retomem suas anotações sobre o gênero Texto Didático para pensarem em como fazer essa escrita e o que será necessário para que ela aconteça. Encerre seu áudio dizendo que as demais orientações para o Planejamento serão compartilhadas em uma pasta no Google Drive específica para isso.
Desenvolvimento
Envie para as duplas orientações por escrito para que façam seus Planejamentos pensando que terão como público leitor crianças do 6º ano, ou seja, da mesma idade deles. Instigue os grupos a utilizar o verbete analisado ou as outras fontes de pesquisa enquanto possíveis referências para citações. Antes do início do planejamento, retome com a turma as características temáticas, estilísticas e composicionais típicas do texto didático, que você encontra nas Orientações deste Plano e desta Sequência. Auxilie as duplas pelos canais combinados por vocês, estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Depois de todos terem enviado seus Planejamentos e de você ter feito a leitura, envie à turma, por escrito ou por áudio, uma compilação das aprendizagens e destaques que você achar necessários. Se possível, peça que as duplas visitem os Planejamentos dos colegas e façam observações e comentários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar no Planejamento contribuindo com a pesquisa e buscando simplificar o conceito de Intertextualidade para crianças do 6º ano. Você também pode enviar a imagem da obra Monalisa, de Leonardo da Vinci, uma das mais parodiadas de todos os tempos, e algumas versões feitas por artistas. Desafie as famílias a também criarem, usando programas de edição de imagem básicos do computador ou do celular, suas versões da Monalisa, explicando que a paródia é um tipo de Intertextualidade. Depois, você pode criar um mural no Padlet com as obras feitas pelas famílias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de textos didáticos
Finalidade da aula: Com base em pesquisas prévias, esquematizar um texto didático de modo a mobilizar características típicas ao gênero (formatação, citações, paráfrases, referências, multissemiose e progressão temática).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita/marcas linguísticas. Intertextualidade
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP43
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.