Plano de Aula

Plano de aula: Partes e organização da entrevista

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: diversas revistas e/ou jornais que contenham entrevistas; fotocópias da atividade.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permitida, ou também pode ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não perceber a bipartição da entrevista; se confundir com a variação de organização em turnos de fala; e ter dificuldade ao manusear jornais e revistas para encontrar a seção específica de entrevistas.

Referências sobre o assunto:

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos. In: Travessias, v. 11, pp. 244-269, 2017. Disponível em: <http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/16207/11316>. Acesso em: 8 de set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que farão uma atividade de exploração científica em que eles serão os pesquisadores.
  • Aqui pretende-se mostrar aos alunos que não só quem trabalha com as ciências biológicas é cientista, como prevê o senso comum. Nesta aula o objetivo é dar uma amostra de como é o trabalho de investigação científica em uma área de humanidades e as pesquisas com o texto na área de linguagens.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP16 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados