Material complementar - Sugestões de análise
Plano de Aula
Plano de aula: Parcialidade na notícia de esportes
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação análise linguística/semiótica. A aula faz parte do módulo de Estilo.
Materiais necessários: Pincel, lousa, apagador, computador com acesso à internet, retroprojetor, cópia xerografada da notícia a ser utilizada (material complementar). Professor, diante da impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print da notícia escolhida.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em identificar as marcas linguísticas que denotam parcialidade e transformá-las para que fiquem mais imparciais.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Divida a turma em equipes, pois o trabalho em grupo aproxima os estudantes, possibilitando descobertas coletivas.
- Pergunte: “Vocês já ouviram falar de Daniel Alves? Qual é a profissão dele? Em que grandes times ele jogou? Vocês sabem onde ele joga atualmente?”.
- Pergunte também: “Vocês sabem o que é racismo? Alguns de vocês já foram vítimas de racismo, ou conhecem alguém que foi?”
- Ouça-os com atenção.
- Em seguida, diga que hoje vamos ler um texto sobre o citado jogador para analisar de que modo as marcas linguísticas utilizadas pelo autor contribuem para a formação dos sentidos no texto lido (no material complementar a ser utilizado pelo professor).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares. Caso sua escola não tenha os recursos tecnológicos supracitados, faça uma cópia impressa da notícia para cada grupo.
- Solicite que os grupos leiam novamente a notícia e façam marcações que denotem a parcialidade expressa na notícia. Perceba que a notícia apresenta uma questão referente ao racismo. Estimule os alunos a observarem se há algumas marcas que nos levam a perceber a posição do jornalista acerca desta questão tratada na notícia. A notícia é construída com base na reação do jogador, usando várias expressões que reforçam a ideia de que o racismo é visto como algo errado pelo jornalista. Sugestões de análise podem ser acessadas no material complementar.
Materiais complementares:
Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google.
Clique aqui para a acessar a notícia de esporte a ser lida nesta aula.
Clique aqui para acessar as sugestões de análise para a notícia.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos o slide e explique o desafio aos alunos. Relembre com eles os aspectos analisados e a forma como o jornalista escreveu; que marcas eles perceberam. Explique que deverão reescrever a notícia buscando uma forma de neutralizar o conteúdo, isto é, tirando ou substituindo expressões que revelam discretamente a posição do jornalista em relação ao racismo.
- Solicite que cada grupo faça a atividade no mesmo documento compartilhado que receberam. Caso tenham recebido o texto impresso, poderão usar outra folha para fazer o registro. No material complementar você pode acessar uma sugestão de resposta para a atividade.
Materiais complementares:
Clique aqui para ver a sugestão de resposta.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Solicite que cada equipe socialize os textos criados analisando as soluções que cada grupo encontrou para tornar a notícia mais imparcial.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a se organizarem em duplas e ler a notícia sobre um caso de racismo ocorrido com Daniel Alves (disponível no Plano). Diga que as atenções deles devem se voltar para tentar perceber se a notícia revela, em algum momento, de que lado está o jornalista que a escreveu. Peça que eles sublinhem, na notícia, palavras e trechos que mostrem de que lado o jornalista que escreveu o texto está posicionado. Depois, devem justificar por que marcaram ou sublinharam essas palavras e trechos.
Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou WhatsApp depois de pronta. Como sugestão, os alunos podem responder em um Google Doc criado pela dupla e compartilhá-lo em uma pasta específica para esta atividade, criada por você no Google Drive.
Desenvolvimento
Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Após verificar as produções de sua turma e dar feedbacks por escrito nos Docs das duplas, peça, por áudio, que as mesmas duplas reescrevam a notícia, tentando eliminar, ao máximo, as expressões e trechos que indicam a parcialidade do jornalista. Lance esse desafio e avise que é impossível deixar a notícia neutra, mas é possível deixá-la menos marcadamente parcial, atenuando palavras e expressões.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Peça que as duplas visitem os trabalhos umas das outras para lê-los. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
A temática transversal deste plano é o racismo, e estamos vivendo um momento histórico em que diversos setores dos EUA vêm se mobilizando fortemente contra o racismo sob a insígnia “Black lives matter” (Vidas negras importam) por conta do assassinato de um homem negro, George Floyd, por um policial branco, Derek Chauvin. Sugira que as famílias pesquisem sobre esse acontecimento e façam um resumo do que entenderam para compartilhar por áudio, vídeo ou mesmo por escrito, no grupo de WhatsApp da turma.