Plano de Aula

Plano de aula: Oficina de Escrita

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita de gêneros distintos, a partir de temas comuns.

Campo de atuação priorizado nessa atividade: Todos os campos.

Justificativa: Promover a leitura e a escrita de uma grande diversidade de gêneros textuais é uma importante tarefa da escola. Neste sentido, o que se pretende, sobretudo, nas atividades de produção textual, é reconhecer as características do contexto de produção como orientadoras de todas as decisões que serão tomadas no processo de escrita, do planejamento do conteúdo temático à revisão. E, para isso, é necessário mobilizar recursos com intuito de atrair a atenção dos adolescentes para uma atmosfera de inventividade. Assim, participando ativamente das situações de ensino-aprendizagem propostas, os alunos terão possibilidade de desenvolver a competência leitora e escritora, apropriando-se de conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, interacional, comunicacional e avançar em diferentes sentidos, sobretudo, nos diferentes momentos em que é necessário usar estratégias de apreciação, elaboração dos textos e contextualização, apropriando-se dos objetos culturais juvenis disponíveis para a escrita dos gêneros capazes de atender às diferentes situações comunicativas.

Materiais necessários: caixa de papelão, fichas retangulares para registros de nomes dos gêneros textuais e temas que deverão ser produzidos pelos alunos.

Dificuldades antecipadas: No sexto ano, é comum os alunos revelarem, ainda, pouca familiaridade com a escrita dos gêneros mais desafiadores do ponto de vista da linguagem e/ou estrutura.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Maria Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

  • Explique aos alunos que a Oficina será desenvolvida em três etapas:
  • Primeira etapa: Será feito um sorteio para que cada grupo saiba o gênero que irá escrever.
  • Segunda etapa: A sala de aula será organizada em diferentes espaços denominados “estações de escrita” e cada grupo irá para um canto da classe, a fim de iniciar a atividade de produção do texto.
  • Terceira etapa: A partir do sorteio do gênero e da definição do espaço para produção, o grupo escolherá o tema para a escrita do texto.
  • Organize os grupos, considerando as habilidades dos alunos para escrita de gêneros diversos.
  • Escreva, em fichas, o nome dos gêneros textuais - poema, conto de suspense, história em quadrinhos, vlog, resenha, podcast, texto teatral, notícia, canção - e peça que um representante de cada grupo retire da caixa o texto que será produzido pelo grupo.

Orientações:

  • Após o sorteio do gênero e organização da classe em grupos, estimule a turma para a escrita do texto, apresentando aos alunos o desafio: levar palavras em todos os cantos da escola, espalhar informação pelos muros do espaço escolar, em painel, nos corredores. Questionar: mas o que dizer? Sobre o quê? Para quem dizer? Como dizer?
  • Explique aos alunos que, a partir daquele momento, todos da classe estarão envolvidos nesse desafio de “soltar” as palavras, colocá-las em movimento para “ganhar” o mundo, invadir diferentes espaços, divulgar informação e chegar até diferentes interlocutores.
  • Escreva na lousa as sugestões de temas e apresente aos alunos para a produção dos textos: respeito às diferenças, alegria, amor, diversão, medo, busca pela fama, solidariedade, união, amizade, paz no mundo, tempos de infância, preservação ambiental, mundo do consumo.
  • Abra, também, espaço para que os alunos apresentem outras sugestões de temas de interesse dos grupos.
  • Ressalte para a turma que, dentre as sugestões levantadas, deve escolher, em comum acordo no grupo, o tema para escrever.
  • Saliente para os alunos que esses temas devem estar relacionados, nas escritas, ao que eles observam e/ou vivenciam no ambiente escolar - e fora dele -, ao lerem um livro determinado, ao assistirem a um filme, vídeo-clipe, show, slam ou à ideia de compartilhar sentimentos, dizer algo, divulgar o que pensam.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP11 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS