Plano de Aula

Plano de aula: O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com as seguintes questões:
  • Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
    Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
    Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
    Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas?
    R: Cláp! Cláp!
  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP38 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS