Plano de Aula

Plano de aula: O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data show, Fotocópias do texto, disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna. Acesso em 14/09/2018.

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldades de responder às questões colocadas sobre os sinais de pontuação e as orientações cênicas, por não terem o conhecimento prévio do conteúdo trabalhado.

Referências sobre o assunto: Links:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide à turma e pergunte aos alunos se já conhecem ou ouviram falar da obra. É provável que conheçam o filme, então, explique que o filme é uma adaptação para o cinema de um livro de Ariano Suassuna: um texto dramático escrito para ser encenado e que, inclusive, já foi encenado por muitas companhias teatrais brasileiras e estrangeiras.

A finalidade desta aula é que os alunos percebam a necessidade de haver rubricas em um texto dramático, pois é através delas que os atores serão orientados para o momento da encenação (finalidade do texto dramático). Também é importante que eles relacionem os sinais de pontuação com a entonação das falas de cada personagem, pois, dessa forma, conseguirão identificar, em textos escritos, as intenções e emoções dos falantes. Professor, para que haja uma aprendizagem significativa, é necessário que você proporcione oportunidades para que os alunos façam suas descobertas e, em seguida, oriente-os para que façam as sistematizações necessárias.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS